Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) planta as sementes de seu destino ao fincar um facão aos pés do "rei" dos jequitibás, árvore estrondosa que se agiganta na Costa do Cacau, região próxima a Ilhéus, na Bahia, onde constrói uma nova vida para si.

É lá que o protagonista renasce, após ter o couro arrancado por um grupo de jagunços, tragédia que o aproxima de Cândida (Maria Fernanda Cândido). A viúva lhe deixa a própria fazenda, com a promessa de ele tornar as terras produtivas e pagá-la no cacau de sua primeira colheita.

A desgraça também confere ao protagonista a fama de "homem com o corpo fechado para a morte", e o fato de ele sobreviver às várias enrascadas criadas pelos coronéis Belarmino (Antonio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz) só aumentam essa ideia.

Inácia (Edvana Carvalho), cozinheira e ialorixá com a sensibilidade aflorada, também pressente que o protagonista tem algo especial. Ao menos, enquanto fazendeiro, ele triunfa rapidamente.

Com a ajuda de Deocleciano (Adanilo Reis/Jackson Antunes) e Jupará (Evaldo Macarrão), o agricultor faz de sua fazenda a maior da região. Tamanho sucesso causa revolta nos coronéis da região. Eles até tentam destruir Zé Inocêncio, mas tanto Belarmino quanto Firmino acabam mortos. Sobra para seus descendentes continuarem seu projeto de vingança.

Neste meio-tempo, o fazendeiro conhece Maria Santa (Duda Santos) e se apaixona perdidamente. Com ela, têm quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), que acaba virando médico; José Bento (Marcello Melo Jr.), advogado; José Venâncio (Rodrigo Simas), publicitário; e João Pedro (Juan Paiva), que herda a paixão do pai pelo cacau.

Apesar disso, o filho caçula é o mais rejeitado pelo protagonista. Maria Santa morre no parto dele, e Inocêncio não supera tamanha tragédia nem depois de 35 anos --tempo que marca a mudança da primeira para a segunda fase da novela. O fazendeiro vive estagnado e taciturno, sem se importar com mais nada além de seu cacau.

Mas tudo muda com a chegada de Mariana (Theresa Fonseca), uma jovem aparentemente doce que conquista tanto José Inocêncio quanto João Pedro. A paixão piora a relação entre os dois, que já não é lá muito positiva. Mal saberão eles que a moça é neta de Belarmino e terá ido até ali apenas para se vingar de Inocêncio. A jovem, no entanto, acaba se apaixonando pelo pai e pelo filho --o que colocará todo o seu plano à prova.

Mas a forasteira não é a única a incomodar o clã de Inocêncio. Egídio (Vladimir Brichta), filho de Firmino, também busca vingança contra o fazendeiro. Invejoso e mau-caráter, ele faz de tudo para sabotar os negócios da família. Ao mesmo tempo, enfrenta uma rebelião em sua própria casa: Iolanda, a dona Patroa (Camila Morgado), percebe os abusos do marido e decide recomeçar sua vida. Assim como a filha dele, Sandra (Giullia Buscacio), moça rebelde que se apaixona por João Pedro. 

Os demais filhos de José Inocêncio também sofrem com suas próprias questões. Eles acabam retornando para Ilhéus, preocupados com a aproximação repentina entre o pai e Mariana.

José Augusto revela ter perdido o licença para exercer a Medicina, além de enfrentar um divórcio complicado. José Bento sofre com dívidas de sua vida luxuosa em Salvador. E José Venâncio enfrenta uma crise no casamento com Eliana (Sophie Charlotte), que se recusa a lhe dar filhos. Ao mesmo tempo, o rapaz se apaixona por Buba (Gabriela Medeiros), mulher trans que, assim como ele, sonha em ter uma família.

Sobre a novela Renascer 

Ficha técnica 

  • Emissora: Globo
  • Estreia: 22 de janeiro de 2024
  • Gênero: Drama
  • Autor: Bruno Luperi
  • Direção Artística: Gustavo Fernandez

Últimas notícias


Galeria de fotos de Renascer

Egídio (Vladimir Brichta) em cena de Renascer: vilão leva tiro no peito na novela das nove
João Pedro (Juan Paiva) em Renascer; ator mais uma vez enfrenta alta carga dramática em novela
Sandra (Giullia Buscacio) e João Pedro (Juan Paiva) em Renascer: moça terminará casamento
João (Juan Paiva) jogará cinzas da filha na cachoeira em que ficou com Sandra (Giullia Buscacio)
Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer; personagem vai ganhar novo final no remake
José Bento (Marcello Melo Jr) em Renascer: bacharel em Direito vai virar conselheiro amoroso
Damião (Xamã) em Renascer: ele vai assinar rescisão, receber pagamento e pegar arma de volta
Marçal (Osvaldo Mil) vai dar pista de que atirará em Egídio (Vladimir Brichta) em Renascer
Eliana (Sophie Charlotte) em Renascer: noite das mulheres vai mudar relação dela com rivais
Lucy Alves em foto publicada nas redes sociais; ela viverá a sanfoneira Lilith em Renascer
Egídio (Vladimir Brichta) em cena de Renascer: ele exigirá que jagunço mate seu genro na novela
Sandra (Giullia Buscacio) e João Pedro (Juan Paiva): ela coloca ponto-final no casamento na novela
João Pedro (Juan Paiva) entra em desespero após morte de filho em cena da novela Renascer
Sandra (Giullia Buscacio) em Renascer; mocinha terminará o casamento com João (Juan Paiva)
Egídio (Vladimir Brichta) dirá que sangue dos Coutinho não se mistura com o dos Inocêncio

Elenco e Personagens

Maria Santa
Maria Santa

Duda Santos

João Pedro
João Pedro

Juan Paiva

José Venâncio
José Venâncio

Rodrigo Simas

José Bento
José Bento

Marcello Melo Jr.

José Augusto
José Augusto

Renan Monteiro

Sobre a novela - Notícias, bastidores e resumos da novela das nove da Globo

FICHA TÉCNICA
Emissora
Globo
Estreia
22 de Janeiro de 2024
Gênero
Drama
Classificação
14 anos
Autor
Bruno Luperi
Direção
Gustavo Fernandez

Outras Novelas