DANIEL ANDRADE
REPRODUÇÃO/SBT E REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Daniel Andrade como Miguel em Chiquititas (à esq.) e em foto para seu Instagram; ator estará na Globo
Sucesso entre o público infantil como o mascarado Miguel em Chiquititas (2013), atualmente em reprise no SBT, Daniel Andrade entrou para o elenco de Verdades Secretas 2. O ator interpretará Lúcio, um médico na história de Walcyr Carrasco. Fora da televisão desde A Dona do Pedaço (2019) por causa da pandemia, o artista comemora a oportunidade na Globo. "Veio do céu. É uma luz", celebra.
"Lúcio é bem diferente de tudo que já fiz. Digo que são vários personagens em um só, porque ele tem personalidade múltipla. Ele tem o bem e o mal, tem coisas muito dúbias", adianta o artista de 45 anos para o Notícias da TV.
Em abril, os protagonistas de Verdades Secretas 2 entraram em estúdio para dar início às gravações da trama. Camila Queiroz, Agatha Moreira e Romulo Estrela participaram de testes de luz e de cenários dirigidos pela equipe de Amora Mautner. Andrade também está a pleno vapor e entrega que contou com a ajuda da diretora em suas primeiras sequências.
Já comecei a gravar e está sendo bem bacana. Acho que estão tendo um capricho maravilhoso com a novela. A Amora está com uma direção artística e uma visão muito bacana. O que ela está fazendo é praticamente cinema. Muitas vezes, a gente acaba gravando com uma câmera só ou, no máximo, duas, como se fosse um filme.
"A minha primeira cena com a Amora foi surpreendente porque ela me dirigiu de uma maneira que me fez fazer coisas que nem eu imaginava que conseguiria", detalha.
A parceria com a profissional não é de hoje. Andrade trabalhou com a diretora em A Regra do Jogo (2016). "Era uma participação de uma ceninha e fiz com a direção dela. Esse foi um dos meus primeiros contatos com ela, foi quando eu a conheci e foi bacana", relembra.
Em 2019, ele teve sua experiência com Carrasco quando fez uma participação em A Dona do Pedaço -- interpretou Bill, investidor que deu golpe em Josiane (Agatha Moreira). A boa relação com a dupla e com a produção de elenco lhe rendeu a convocação para a nova Verdades.
"Eu não estava nem esperando, mas queria muito fazer. Tinha esse desejo de fazer, obviamente. Eu estava lendo algumas coisas na imprensa, de que o elenco estava fechado. Eis que um dia me ligam fazendo o convite, falando que Walcyr tinha sugerido meu nome, e que a Amora também tinha falado. Eles chegaram num consenso de que poderia ser eu para esse personagem. Foi positivo e inesperado", admite.
Gravar em plena pandemia e sob o rígido protocolo de segurança sanitária da Globo tem sido a única questão para o ator. Ele está agradecido em voltar a trabalhar após o longo período de quarentena, mas confessa que os testes de Covid-19 são seu martírio. "Tenho pavor desse teste [do cotonete no nariz]. Sou muito alérgico, qualquer coisa que entra no meu nariz é um drama (risos). Mas são os ossos do ofício agora (risos)", conta.
"Todo mundo do elenco e da produção faz exames regularmente. Quando estamos no Projac, fazemos o exame rápido para coronavírus. Quando vamos para uma externa, passamos no laboratório. Ninguém chega no set sem testar negativo", ressalta.
Além de ator, Andrade é designer de interiores. Com a paralisação do setor artístico por causa do vírus, ele se viu sem trabalho na dramaturgia, mas focou na outra atribuição. "Foi o que segurou as pontas na pandemia. O lado ator deu uma sumida", observa.
Por isso, a escalação para uma atração na Globo "caiu do céu" para o talento. "É esse sufoco que a gente está vivendo. A classe está parada, o setor da cultura está em uma crise. Conseguir um trabalho dentro desse cenário é mais positivo e tenho que valorizar mais ainda", agradece.
O período de isolamento social também trouxe as reprises de duas novelas de Andrade. Ele está no ar como Chicão em Prova de Amor (2005), na Record, e Miguel em Chiquititas (2013), no SBT. A trama infantil em que ele viveu o pai de Mili (Giovanna Grigio) é sucesso, sendo um dos programas mais vistos da grade de Silvio Santos.
Disponível também no catálogo da Netflix, a novelinha está desde novembro do ano passado no top 10 da plataforma. "Impressionante, né? Acho que os pais colocam os filhos para assistir. Deve ser um sossega-leão (risos)", opina.
No enredo infantil, Miguel passou o folhetim com uma máscara para esconder o rosto desfigurado após um acidente de carro. O desfecho dramático com a filha Mili, que passou a infância acreditando ser órfã, faz o galã ser reconhecido como o "mascarado de Chiquititas" até hoje.
Quando ele está em uma reforma como designer, por exemplo, é comum ser identificado por seu êxito na televisão. "Sempre tem um filho ou uma sobrinha que assiste à novela e gosta. E lá vou eu fazer um vídeo para mandar [para a criança] (risos)", diverte-se.
Veja vídeos e fotos de Daniel Andrade em Chiquititas:
Ver essa foto no Instagram
A continuação do folhetim --exclusiva do Globoplay -- se passará seis anos depois do fim da primeira parte da novela e contará a história de Angel (Camila Queiroz) logo após a morte de Guilherme (Gabriel Leone).
Falida e mãe de um filho doente, a filha de Carolina (Drica Moraes) voltará às passarelas como modelo e apelará novamente ao book rosa (prostituição de modelos) para custear o tratamento do herdeiro e se sustentar sem o marido.
Além de ter que lidar com os perrengues financeiros, Angel será atormentada por um "fantasma" do passado. Giovanna (Agatha Moreira) usará todas as suas armas para comprovar o envolvimento da protagonista no assassinato de Alex (Rodrigo Lombardi). A mimada contratará o detetive Cristiano (Romulo Estrela) para investigar o crime, mas ele acabará se envolvendo com Angel.
Veja teaser de Verdades Secretas 2:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.