Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA NO VENTRE

Barbara França revela truque para show de horror em Gênesis: 'Barriga mecânica'

REPRODUÇÃO/RECORD

Monica Carvalho (Elisa), Barbara França (Rebeca) e Debra (Kika Kalache) em Gênesis

Monica Carvalho (Elisa), Barbara França (Rebeca) e Debra (Kika Kalache) em Gênesis; parto complicado

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 29/6/2021 - 6h35

Intérprete de Rebeca em Gênesis, Barbara França entrega que o ventre deformado pela gestação de Esaú (Cirillo Luna) e Jacó (Miguel Coelho) não foi um efeito visual. Pelo contrário, o show de horror era verdadeiro. "Foi assustador esse truque porque, na verdade, era uma barriga mecânica. Aconteceu real", conta. 

No folhetim de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro, Rebeca sempre sonhou em ser mãe. Mas seu desejo se tornou um pesadelo quando ela passou a se contorcer com dores horríveis, que deformavam seu abdômen.

Gravar o momento em que os bebês brigavam como inimigos ainda dentro do ventre exigiu mais do que apenas a atuação de Barbara. O equipamento foi colocado no corpo da atriz de 28 anos, mas era controlado pela equipe de dublês da Record. Foi um trabalho em equipe.

"Eu colocava essa barriga mecânica, e dela saíam vários cabos e fios. Ela tinha algumas válvulas que enchiam de ar para dar esse efeito da barriga se mexendo e dos bebês lutando. Era muito louco", detalha para o Notícias da TV.

Barbara França caracterizada como Rebeca em Gênesis (Foto: Reprodução/Instagram)

"Eu falava: 'Gente, a Rebeca está grávida de alienígena' e 'é Alien vs Predador [filme de 2004] dentro da minha barriga (risos). Mas era para ser bizarro mesmo, para mostrar a luta e a dor que ela sentia. Então, esse efeito foi perfeito e não foi por computador", destaca.

O artifício criado pela Record para reproduzir o duelo de Esaú e Jacó ainda dentro da mãe era pesado e complicado de ser usado em cena. Por isso, os registros do parto foram os primeiros a serem gravados quando Barbara começou os trabalhos.

"Gravar essa sequência toda do parto foi muito difícil. Além de a cena ser complicada por si só, foi feita no meu primeiro dia de gravação. Cheguei me tremendo inteira dos pés à cabeça. Eu nunca tinha parido na ficção nem na vida real (risos)", entrega.

"Eu estava aterrorizada porque não era um parto normal, os gêmeos brigavam entre si pela primogenitura para ver quem ia sair primeiro. Foi difícil e, além de gravar toda ela normal, tive que fazer tudo de novo com a barriga mecânica. Levamos muito tempo para gravar essa cena e, no ar, ficou em dois minutos (risos). Foi, literalmente, um parto, mas deu certo (risos)", considera.

Com o nascimento dos herdeiros, uma nova fase na vida de Rebeca e Isaque (Guilherme Dellorto) se inicia em Gênesis. O casal verá o momento mais feliz se tornar uma batalha, com cada pai tendo um filho protegido para chamar de seu. Para Barbara, mostrar as desavenças conjugais no folhetim bíblico é algo válido, que aproxima os personagens do público.

"Agora, a gente entra numa fase da novela que vai ficar mais interessante porque a Rebeca acaba se aproximando do Jacó, e o Isaque do Esaú. Cada um tem seu preferido, e eles começam a ter conflitos. Até então, a relação deles era um mar de rosas. Mas é agora que as tretas, conflitos e desafios vão começar. Aí eu acho que é vida real", considera.

"Filho é uma bênção, uma coisa maravilhosa, uma luz na vida dos pais. Mas também existem as responsabilidades, os desafios e as birras, que a gente sabe que acontecem. Então, é exatamente isso que vai acontecer. Esta semana será bem agitada", adianta.

Morena pela primeira vez

Usar uma barriga mecânica e gravar uma cena de parto pela primeira vez não foram as únicas novidades para Barbara em Gênesis. A atriz também estreia seu visual totalmente morena na televisão --ela é naturalmente loira, mas era adepta das luzes para deixar os fios ainda mais claros.

Barbara França em cena como Fernanda em Amor Sem Igual  (Foto: Reprodução/Record)

Escurecer o cabelo foi uma exigência da Record, mas a artista admite que não havia como interpretar uma personagem bíblica com o mesmo look de Fernanda, sua personagem em Amor Sem Igual, finalizada em janeiro último.

"Foi uma mudança radical, porque pintei e coloquei cabelão [aplique]. A vida inteira fui loiríssima com ele curtinho. Eu sabia que esse dia [de mudar] ia chegar (risos)", diverte-se.

"Claro, foi a própria Record que pediu, porque temos pouquíssimas loiras no elenco. Loira não dava. Imagina eu lá tirando água para os camelos toda platinada com luzes retocadas no salão aqui do Rio de Janeiro? Não dava (risos)", entrega.

A transformação rendeu momentos inusitados para Barbara, que demorou para se acostumar com a própria imagem. "A primeira vez que dormi com o cabelo mais escuro... No dia seguinte, acordei, me olhei no espelho e tomei um baita susto (risos). Sabe quando você ainda está acordando meio sonolenta? Me olhei no espelho e pensei: 'Quem é essa mulher?' (risos)", relembra.

"Demorou muito tempo para eu me acostumar, mas hoje adoro e vou manter esse tom de cabelo antes de voltar para o loiro. Acho que só vou tirar o comprimento e voltar para o meu curtinho. Mas vou manter a cor ou, talvez, ir para um ruivo", planeja.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases e, atualmente, a Record exibe a quinta --Jornada de Abraão. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.

Veja cenas de Barbara França em Gênesis:


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.