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A PARTIR DE 2022

Sem exclusividade, Globo 'pede desconto' para dividir Paulistão com o YouTube

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cléber Machado usando um blazer azul marinho e uma camisa azul, com um fundo verde dos estúdios da Globo em São Paulo, durante uma transmissão

Cléber Machado, narrador da Globo em São Paulo: emissora ainda negocia renovação do Paulistão

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 29/6/2021 - 7h00

Mesmo com um acordo entre o YouTube e a FPF (Federação Paulista de Futebol) confirmado, a Globo não desistiu de transmitir o Campeonato Paulista a partir de 2022. Mas a emissora quer antes observar o "cardápio" que a entidade apresentará nas negociações. Se houver poucos jogos exclusivos e relevantes, a Globo vai pedir "um desconto" para ter o Estadual mais importante do Brasil.

O contrato antigo do Paulistão acabou em 2021. Para ter para todas as mídias com exclusividade (TV aberta, TV paga e pay-per-view), a emissora pagava R$ 225 milhões por ano. Nas conversas, já avisou que não desembolsará nada perto disto, por causa do fim dos direitos exclusivos. Mas a ideia da FPF é que a Globo siga com a maior faria dos jogos.

O Notícias da TV apurou que o "fico" da Globo no Paulistão depende de algumas questões. A primeira delas, primordial, é quantos jogos a Globo terá com exclusividade e de quais equipes. A emissora ainda quer os jogos mais importantes para si, como clássicos e confrontos de mata-mata relevantes.

Durante o período sem Campeonato Brasileiro, entre janeiro e maio, o Paulistão tem uma função importante. É ele quem mantém o número de assinantes do Premiere, o pay-per-view da Globo, em bom patamar de faturamento. As finais do torneio paulista também marcam boa audiência em TV aberta nas suas finais.

O segundo ponto relevante é que a Globo gostaria de um modelo de disputa mais atraente para o Campeonato Paulista. O estadual tem uma primeira fase longa e confusa, na avaliação de executivos da emissora. Uma mudança para algo mais apelativo ao público seria interessante.

Por fim, o terceiro ponto é saber se outras emissoras de TV aberta vão exibir o evento. Atualmente, as três principais concorrentes da Globo se mostraram interessadas no Estadual de São Paulo --Band, Record e SBT. Dividir com outra TV fará o evento custar menos ainda para a emissora.

Não exibir o evento, porém, só ocorrerá em último caso. A Federação e a Globo têm boas relações e entendem que o Paulistão ainda tem sua importância. Mas a FPF está com pressa. Quer definir até agosto quem vai exibir o Campeonato Paulista a partir de 2022 por questões estratégicas. Mas a negociação pode se estender.


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