Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DANIEL ORTIZ

Autor da Globo lamenta novela 'fechada': 'Perde qualidade mais importante'

VICTOR POLLAK/TV GLOBO

Daniel Ortiz posa para foto em frente a uma parede com o logotipo da novela Salve-se Quem Puder

Daniel Ortiz na estreia de Salve-se Quem Puder; autor teve que escrever roteiro com antecedência

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 29/6/2021 - 6h45

Autor de Haja Coração (2016) e Alto Astral (2014) na Globo, Daniel Ortiz enfrentou uma situação completamente diferente --e inesperada-- com Salve-se Quem Puder. A história precisou ser interrompida em março do ano passado por conta da Covid-19, e o novelista se virou nos 30 para dar um fim intrigante para a "primeira temporada" e planejar a continuação da trama. No entanto, ele lamenta ter trabalhado em uma novela "fechada", ou seja, completamente escrita antes de ser exibida.

"Pelo lado artístico, a gente perde uma das qualidades, um dos diferenciais mais importantes da novela brasileira, que é escrever ao mesmo tempo em que está no ar. Você consegue ajustar a novela de acordo com o gosto do público. Isso é que fez a novela brasileira ser tão dinâmica, tão ágil. Você sente o público e consegue já botar essa sensação dentro da história", explica o escritor em entrevista ao Notícias da TV.

Ainda por conta da situação da pandemia no Brasil, as próximas tramas inéditas da Globo só serão colocadas no ar quando estiverem totalmente gravadas ou com os trabalhos muito avançados --para evitar que a história precise ser parada no meio, como aconteceu com Salve-se Quem Puder e Amor de Mãe (2019).

São os casos de Nos Tempos do Imperador (na faixa das 18h), Quanto Mais Vida, Melhor (das 19h) e Um Lugar ao Sol (das 21h). Daniel Ortiz ainda aponta um dos problemas que essas narrativas "fechadas" podem enfrentar:

Imagina se uma novela 'X' está todinha gravada. E o personagem 'A', que não foi muito desenvolvido na história, tem uma grande repercussão com o público. Não vai ter jeito. Ele não vai crescer, porque não foi desenvolvido assim no texto. Agora, uma novela que vai sendo gravada enquanto está no ar... Você consegue mexer, valorizar a repercussão da novela em relação ao público.

Apesar da impossibilidade de alterar os rumos do folhetim durante a exibição, Ortiz acredita que esse novo modelo de produção veio para ficar --mesmo depois da pandemia. "Eu acho que é uma tendência, sim, de escrever um produto já fechado. Por uma questão financeira. Em termos de produção, fica muito mais econômico", ressalta ele.

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Deborah Secco, Vitória Strada e Juliana Paiva

Reta final de Salve-se Quem Puder

Com a novela toda gravada, Daniel Ortiz agora só tem que definir os desfechos das protagonistas. Enquanto pensa sobre os destinos de Kyra/Cleyde (Vitória Strada), Luna/Fiona (Juliana Paiva) e Alexia/Josimara (Deborah Secco), ele aproveita para acompanhar a exibição da novela e a repercussão nas redes sociais --coisa que ele não conseguiria se ainda estivesse escrevendo a trama.

Pela primeira vez, eu tô assistindo uma novela minha sem estar trabalhando nela. Eu mesmo já não lembro mais o que acontece em cada capítulo, então até eu me surpreendo. E tenho mais tempo para interagir com o público nas redes sociais. Durante a novela, você não tem esse tempo. Tá sendo supergostoso, tô me divertindo bastante. É uma experiência única poder estar assistindo como público também.

"Durante a novela, você acaba assistindo muito como trabalho, analisando tudo que está dando certo, tudo que tem que ser ajustado. E agora, não", completa o autor.

A pandemia da Covid-19 também obrigou o funcionário da Globo a alterar os planos que tinha para alguns personagens de Salve-se Quem Puder. Com um número menor de capítulos para encerrar o folhetim, ele precisou cortar os enredos.

"Não deu tempo de desenvolver Zezinho [João Baldasserini] e Bel [Dandara Mariana], tinha até uma trama já escrita. Eu tinha só 50 capítulos pra terminar uma novela. Também toda a trama da Bia [Valentina Bulc] e do Tarantino [Daniel Rangel] não deu tempo, infelizmente", lamenta o novelista, que não descarta a ideia de reaproveitar as narrativas em uma próxima história.


Resumos Semanais

Resumo da novela Salve-se Quem Puder: Capítulos de 14 a 17 de julho

Quarta, 14/7 (Capítulo 99)
Kyra fica dividida entre o amor que sente por Rafael e Alan. Luna explica a Mário que Helena foi vítima de Hugo e que ela ama o pai. Ermelinda pede desculpas a Alexia. Helena apoia a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.