Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

TRABALHO INTENSO

Psicólogos e conversa: Como Dom gravou cenas em que criança cheira cocaína?

Fotos: Reprodução/Prime Video

Flavio Tolezani parece agressivo, enquanto Guilherme Garcia está cabisbaixo e acuado. A cena é da série Dom, do Prime Video

Victor (Flavio Tolezani) discute com Pedro (Guilherme Garcia) após descobrir que filho usa drogas

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 29/6/2021 - 6h30

Lançada no início do mês no Prime Video, a série Dom retrata a história real de um jovem de classe média que começa a usar cocaína e, para sustentar os vícios no pó e na adrenalina, passa a assaltar mansões no Rio de Janeiro. Como a adicção começa cedo na vida do protagonista, a produção exibe cenas em que Pedro, ainda criança, aspira várias carreiras.

Guilherme Garcia, atualmente com 14 anos, é quem dá vida ao personagem, que na vida adulta é interpretado por Gabriel Leone. Para rodar as sequências tão intensas --algumas são tão longas que chegam a causar desconforto no telespectador--, o jovem ator foi cercado de cuidados pela equipe da série.

"A gente tinha psicólogos envolvidos, foi tudo muito conversado para que o ator entendesse tudo. Quem foi Pedro Dom [1981-2005], o mal daquele gesto simples [cheirar o pó], o que aquilo poderia desencadear", explica Breno Silveira, showrunner, roteirista e diretor de Dom.

"Tivemos longas conversas com os pais do Guilherme também, com todos os envolvidos, para entender exatamente que a droga foi o mal da vida do Pedro, que se ele não fosse um viciado talvez estivesse entre a gente ainda hoje. Você entende as consequências daqueles atos, que parecem tão ingênuos", continua o diretor, conhecido pelo trabalho em 2 Filhos de Francisco (2005).

Silveira, no entanto, admite ao Notícias da TV que até ele pensou duas vezes se essas sequências precisavam mesmo ser gravadas.

"Eu tinha dúvidas se elas iam entrar ou não. E, de certa forma, eu tive muita dificuldade em rodá-las também, eu tomava até um susto quando via a cena no visor [onde o diretor confere as imagens captadas]. Mas depois eu comecei a entender a importância daquilo para quem está assistindo à série. Você percebe que aquilo pode acontecer em qualquer casa, e a maneira como lida com o problema é essencial", filosofa.

Guilherme aspira cocaína cenográfica em Dom

Com as gravações encerradas e a série disponível para mais de uma centena de países no mundo todo, Silveira avalia de maneira positiva a presença das sequências de consumo de drogas. "A gente não mostra nada de maneira gratuita, nada que não tenha uma consequência muito séria", justifica.

Ele ressalta, inclusive, que seria um desserviço ao público e à história de Pedro caso essas cenas tivessem sido cortadas na edição:

Seria mesquinho da gente fingir que isso não existe ou fechar os olhos para o problema. Aí eu acho que seria extremamente leviano. É importante mostrar que isso acontece e entender as consequências que isso pode trazer.

O criminoso da vida real, acrescenta o diretor, sofreu ainda mais com as drogas do que a série apresenta. "No quinto episódio, a gente mostra as internações do Dom em uma clínica de reabilitação. Eu coloquei dez vezes, mas foram 15. A primeira delas aos 13 anos, já com muita cocaína na cabeça."

A primeira temporada de Dom está disponível no Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, desde 4 de junho. A série já foi renovada para um segundo ano. Confira o trailer da produção:


Leia também

Web Stories

+
Quem é Alanis Guillen? Conheça a Juma Marruá do remake de PantanalHarmonização facial e lente nos dentes: Veja antes e depois dos peões de A Fazenda 13Ex de Anitta e rei da pegação: Gui Araujo é o primeiro fazendeiro de A Fazenda 13Elenco, estreia e bastidores: Saiba tudo sobre o reboot de Um Maluco no PedaçoAgressão e barraco em festa clandestina: Veja histórico dos peões de A Fazenda 13

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você gostou do elenco de A Fazenda 13?