Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANOTE A LIÇÃO!

Racismo, fair play e até mandioca: As aulas do professor Tiago Leifert no BBB21

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Imagem de Tiago Leifert sério no estúdio do BBB21

Tiago Leifert no estúdio do BBB21; apresentador assumiu papel de professor na atual temporada

Além de apresentador do Big Brother Brasil 21, Tiago Leifert assumiu um novo papel na atual temporada do reality da Globo. Agora, ele também é um professor que orienta telespectadores e confinados sobre temas que vão desde o racismo e a importância de um jogo limpo até o lembrete de que embalagens produzidas com fécula de mandioca não são comestíveis.

As aulas do jornalista são ministradas conforme o andamento do próprio jogo e a repercussão que as atitudes dos participantes provocam fora da casa. Quando Lucas Penteado desistiu do reality, Leifert relembrou um dos principais conceitos do mundo esportivo, o fair play, para questionar o tratamento que o ator recebeu de Karol Conká, Lumena Aleluia, Projota e Nego Di.

Tiago também ensinou a importância de ter um posicionamento dentro da casa. Não importa a atividade, ele puxa a orelha dos brothers que "pipocam" ou que criticam os rivais pelas costas, mas não têm coragem de falar a verdade na cara. Quando Sarah Andrade passou a debochar da pandemia da Covid-19, o titular alertou sobre o período crítico que a população mundial vive.

Na última semana, após o comentário de Rodolffo Matthaus sobre o cabelo de João Luiz Pedrosa, Leifert "interrompeu o jogo" para debater o racismo e a gravidade da fala do sertanejo. E, com o público de casa, o contratado da Globo caiu no riso ao reforçar o descarte correto das embalagens produzidas com insumos extraídos da planta.

Confira cinco lições de Tiago Leifert no Big Brother Brasil 21:

Fair play

Após protagonizar o primeiro beijo entre dois homens na história do BBB, Lucas se desentendeu com outros confinados e desistiu da competição. Famosos como Neymar Jr., Tatá Werneck e Deborah Secco mandaram mensagens de apoio para o ator, assim como o apresentador, que conversou com o ex-brother sobre o caso.

No programa ao vivo de 7 de fevereiro, Tiago reforçou a importância de manter um jogo limpo dentro do reality, o que ocasionou uma crise de choro em Lumena. "Em alguns momentos, alguns de vocês faltaram com fair play, aquele momento em que o adversário se machuca e você chuta a bola pra fora para ajudar o adversário a levantar. Em alguns momentos, faltou estender a mão", alertou Leifert.

Proibido pipocar

Assim como o público, Tiago observa o que os confinados fazem durante a vigilância das câmeras. E, para promover o fogo no parquinho, o titular pede um posicionamento dos participantes. Quando Sarah Andrade deixou o reality, o apresentador cobrou cinco vezes o palpite de Fiuk sobre quem seria eliminado, mas o ator fugiu da resposta em todas as tentativas.

No Jogo da Discórdia exibido em 5 de março, Leifert foi direto ao ponto quando percebeu que Thaís Braz tentou pipocar: "Gente, que dificuldade vocês têm. Quem é o pior jogador, quem joga sujo e quem é o melhor jogador? Não é difícil, na boa. Vocês falam nas costas, tem que falar na frente!".

Gravidade da pandemia

Um dos fatores que contribuiu para a queda na popularidade de Sarah no BBB21 foi o debocha da sister com relação à pandemia da Covid-19. No confinamento, ela chegou a dizer que não foi infectada pelo vírus porque "Deus a ama".

Com a nova onda da doença e a repercussão negativa das falas, Tiago alertou os confinados sobre a gravidade da situação no país, o que também serviu como uma indireta para a aliada de Gilberto Nogueira.

"A segunda onda veio muito pesada. Então, se vocês acham que melhorou, vão sair e está tudo bem, não é o caso! A gente ainda está no meio da pandemia! Sei que vocês olham as festas e falam: 'Nossa, deve estar tudo bem!'. Não está!", disse Leifert.

Debate sobre racismo

Quando João Luiz desabafou no Jogo da Discórdia sobre o comentário de Rodolffo, o debate sobre preconceito repercutiu nas redes sociais e nos programas da Globo. Após encerrar a votação que eliminou o cantor, Tiago promoveu ao vivo uma conversa de homem branco para outro homem branco sobre o problema presente na fala do goiano.

"Um cabelo black power, que é o cabelo do João, não é um penteado, é mais do que um penteado, é um símbolo de resistência. Até pouquíssimo tempo, [esse cabelo] foi associado a uma coisa suja, a uma coisa feia, não existia cosmético. É por isso que quando a gente faz um comentário sobre o penteado do João, do que o João sente. O black é a coroa", pontuou.

'Não é para comer'

Viih Tube, Thaís e João Luiz participaram do almoço do líder, dinâmica patrocinada por um aplicativo de delivery. Quando descobriram que as embalagens do pedido eram biodegradáveis e feitas com insumos extraídos da mandioca, sem nenhum motivo específico, os confinados decidiram experimentar o "produto".

Após o VT da atividade, Tiago riu da situação e reforçou o recado: "Só um detalhe: a embalagem de mandioca, amiga da natureza, é uma excelente ideia, sustentável. Mas, obviamente, não é comestível, não é para comer a embalagem. A ideia da Thaís não é boa, não tentem comer a embalagem, não é comida", ensinou o mestre.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários sobre BBB21


Saiba tudo que está rolando no BBB21 com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#34 - Escala de ranço: Quem são os favoritos e os cancelados do top 10 do BBB21?" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.