MILITÂNCIA SELETIVA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Lucas Penteado e Gilberto Nogueira derão um beijão na madrugada deste domingo (7) no BBB21
O primeiro beijo de língua entre homens da história do Big Brother Brasil --em 21 anos da existência do reality show-- virou um show de bifobia após Lumena Aleluia, Karol Conká, Pocah e Nego Di acusarem Lucas Penteado de usar Gilberto Nogueira como parte de uma estratégia para ganhar destaque dentro do BBB21. O quarteto invalidou a bissexualidade do ator.
Durante a festa Holi Festival, o ex-Malhação e o economista protagonizaram um beijo quente no meio da pista, chocando a todos os presentes com a troca de carinho. Diferentemente da alegria que Fiuk e Thaís Braz causaram quando ficaram rapidamente, a reação de vários participantes foi questionar as "reais" intenções de Lucas.
"Espero que não acabe aqui", declarou Penteado após o beijo em Nogueira, que ficou eufórico. Arcrebiano Araújo e Pocah ficaram sem reação, e o modelo ainda recebeu um elogio do ator. "Tu achou que era zoeira, tu é um gostoso!", brincou o intérprete de Fio na novela Malhação - Viva a Diferença (2017).
Lucas se assumiu bissexual em conversa com Juliette Freire, e Lumena debochou dele, apesar de ser lésbica assumida. Revoltada com a cena, a psicóloga foi conversar com João Luiz Pedrosa na cozinha, procurando validação.
"Ele tá usando. Ele é falador e falador passa mal! Ele é palestrinha. João, eu tô errada?", questionou a DJ. Sem saber do que se tratava, o professor perguntou sobre o que ela estava falando. "O Lucas usando o Gil", completou ela.
"Acho que não cabe a gente julgar a sexualidade dele", rebateu João. "Eu não tô julgando a sexualidade dele, mas o jogo e a estratégia de jogo dele", justificou Lumena. "Mas se ele utilizar disso para estratégia de jogo aí talvez seja um problema mesmo", concordou o professor. Em seguida, a baiana avaliou que Lucas estaria usando o movimento LGBTQ+ de palco.
Pouco depois, o artista ameaçou sair do BBB21 e começou a ser atacado pelas colegas de confinamento. Karol e Pocah ficaram gritando que também eram bissexuais. "Tem várias formas de se assumir", quis ensinar a funkeira.
"Você não é especial, tem um monte de gente LGBT aqui. Você caiu na sua própria cilada, você não pegou a visão. Não adianta agenciar pauta aqui dentro, tem outras pessoas igual você, fica agenciando pauta, pautas sérias", esbravejou Lumena.
"Você tá agenciando uma pauta coletiva em prol de um B.O. que é seu, individual, um corre individual, você tá agenciando uma luta histórica, coletiva, em prol de uma demanda egoica, da sua demanda egoica. Falo mesmo!", insistiu a militante, acusando-o de estar se apropriando da causa LGBTQ+.
"Vai achar que eu tô brincando com um bagulho que sou eu, porque eu não sei ser outra pessoa. E eu não vou conviver com outras pessoas que não aceitam quem sou eu", respondeu Penteado.
Após a desistência do jovem, Nego Di falou para Gilberto que o brother estava sendo usado pelo rival, além de dar sua opinião sobre o assunto. "Lucas nunca falou nada sobre ser bissexual com ninguém, achei baixo ele fazer isso", decretou o comediante, como se um bissexual devesse nascer assumido.
A bissexualidade é uma orientação sexual em que o indivíduo se define como atraído por ambos os gêneros, tanto por homens quanto por mulheres, seja de forma física, emocional ou das duas maneiras e ao mesmo tempo.
O que poderia ser motivo de comemoração do público LGBTQ+ em ver o casal de homossexuais formado dentro de um Big Brother Brasil virou um show de horrores com a militância seletiva de Lumena em invalidadar e questionar a bissexualidade de Lucas, sendo que a orientação sexual é um aspecto completamente pessoal, em que não cabe julgamentos alheios.
A bifobia parte de pessoas heterossexuais e até do próprio movimento de lésbicas, gays e trans que desconsideram a bissexualidade como um orientação válida. Para muitos, só se pode ser gay, lésbica ou hétero, gostar dos dois gêneros não existe. Além disso, bissexuais são taxados de indecisos, promíscuos e confusos, com preconceito e apagamento.
Lumena, por ser lésbica e negra, deveria saber que não é o seu lugar de fala apontar dedos para a sexualidade alheia, ainda mais de um homem negro que está se assumindo publicamente pela primeira vez. Nego Di, um homem negro heterossexual também. Assim como as autodeclaradas bissexuais e negras Pocah e Karol Conká.
Veja o momento do beijo entre Lucas e Gilberto e a repercussão dentro do BBB21:
lumena disse que lucas estava usando gilberto pic.twitter.com/STHSpFcgRX
— cris dias (@crisayonara) February 7, 2021
pocah e lucas conversaram pic.twitter.com/7vN39zNOVc
— cris dias (@crisayonara) February 7, 2021
lucas disse para juliette que era bissexual pic.twitter.com/fGZhijWtWf
— cris dias (@crisayonara) February 7, 2021
joão disse para lucas que não era inimigo dele pic.twitter.com/IaDrHbdpIO
— cris dias (@crisayonara) February 7, 2021
lucas disse para gilberto que via ele como uma pessoa incrível e que se ele não acreditasse, procurasse ele aqui fora pic.twitter.com/239YDNsG3P
— cris dias (@crisayonara) February 7, 2021
lumena disse para lucas que ele estava agenciando uma luta histórica coletiva em prol de uma demanda egoica pic.twitter.com/bek1fZnUm9
— cris dias (@crisayonara) February 7, 2021
rodolffo disse que tinha gente que queria ir embora e queria saber se iria mesmo e LUCAS DE FATO DESISTIU do programa pic.twitter.com/TuHXnmbjj5
— cris dias (@crisayonara) February 7, 2021
Confira algumas reações no Twitter:
Bifobia, falta de empatia, distorção.
— Leví Kaique Ferreira (@LeviKaique) February 7, 2021
Tudo que a Lumena falou aqui serve pra ele, mas não pro Lucas.
Infelizmente quem saiu foi ele, não ela
pic.twitter.com/7W87yVOkSr
Lumena acha que a sexualidade de Lucas é armação, mas não consegue perceber que a desconstrução de Fiuk é puro teatro.
— Ashley Malia (@ashleymlia) February 7, 2021
Sabe aquele momento em que o Lucas tenta explicar que é bi e a Lumena sai dando risada debochada?
— Leví Kaique Ferreira (@LeviKaique) February 7, 2021
Isso já aconteceu IGUALZINHO comigo e por conta disso eu escondi a minha sexualidade das pessoas por mais um ano e meio
Tem tanta coisa errada, violenta e humilhante em torno dessa saída do @koka_lucas que é indescritível em poucos caracteres. Vai de @boninho a Nego Di, de Karol a Lumena, passando por Projota e assim por diante. Todos devem ser responsabilizados. Todos!
— Ronilso Pacheco (@ronilso_pacheco) February 7, 2021
o gil tava feliz beijando, o lucas parecia ter tirado um peso das costas, a gente tava mega empolgado com o rolê inédito e a lumena imediatamente colocou uma pedra em cima disso sem a gente nem pedir, só porque ela simplesmente quis.
— bainha (@badgalmafe) February 7, 2021
Lucas saiu
— Leví Kaique Ferreira (@LeviKaique) February 7, 2021
Saiu por conta do peso da bifobia
Ele estava se assumindo e o show que Lumena fez pesou pra ele
Pesou porque fez ele se sentir mal e ele ficou imaginando o quão ruim as pessoas estavam pensando dele naquele momento vulnerável
Ele não queria isso
Imagina se tem um médico como participante do BBB e outro jogador passa mal e esse médico além de ignorar ainda dá um veneno... Perderia o CRM?
— Tico Santa Cruz Vacina Para Todos! (@Ticostacruz) February 7, 2021
Pois se a Lumena é psicóloga e viu o stress emocional ao qual Lucas estava sendo submetido e ainda botou 🔥- Pode continuar psicóloga?
Me admira Lumena, mulher negra lésbica que se diz ativista e certamente passou por situações de invisibilização da sua sexualidade questionar a do Lucas pura e simplesmente porque ele fez o que ela não conseguiu até agora: se divertir
— Alexandre (@Iexandre) February 7, 2021
Foi por isso aqui - e muitas outras coisas - que o Lucas saiu. O nome disso é VIOLÊNCIA!. Lumena, Pocah e Karol devem ser responsabilizadas.
— Ana Flor (@Tdetravesti) February 7, 2021
Todas elas se colocaram no lugar de QUESTIONAR a orientação sexual do Lucas. QUE ABSURDO!!!!!!https://t.co/lCDa6Y9hTp
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
BBB21
Big Brother Brasil
Gilberto Nogueira (Gil do Vigor)
Globo
Karol Conká
LGBTQIA+
Lucas Penteado
Lumena Aleluia
Nego Di
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.