Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FRANQUIA FORTE

Dez anos após o fim de Criminal Intent, Law & Order se reinventa e ganha 'noite de gala'

REPRODUÇÃO/NBC

Os atores Vincent D'Onofrio e Kathryn Erbe em cena da série Law & Order: Criminal Intent, do canal norte-americano CBS

Vincent D'Onofrio e Kathryn Erbe em Law & Order: Criminal Intent, que acabou em 2011

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 26/6/2021 - 6h15

Neste sábado, 26 de junho, completam-se exatos dez anos do fim de Law & Order: Criminal Intent (2001-2011). Apesar do encerramento da trama originalmente protagonizada por Vincent D'Onofrio e Kathryn Erbe, a franquia de séries sobre crimes e julgamentos conseguiu se reinventar e ganhou até uma "noite de gala" na rede norte-americana NBC.

Lançada em 2001, Law & Order: Criminal Intent (traduzida no Brasil como Lei e Ordem: Crimes Premeditados), foi a segunda série derivada da original. O primeiro spin-off foi Special Victims Unit, que estreou em 1999 e faz sucesso até hoje, superando até a original em tempo de exibição. 

O drama criminal acompanhava os detetives do Esquadrão de Casos Especiais em investigações de altíssima prioridade. Os protagonistas eram Robert Goren (Vincent D'Onofrio) e Alexandra Eames (Kathryn Erbe), que foram cortados do oitavo ano e voltaram na décima (e última) temporada.

A série foi encerrada em 26 de junho de 2011, com apenas oito episódios em sua temporada final e uma média de 3,6 milhões de espectadores por episódio nos Estados Unidos. No sétimo e oitavo anos, antes do corte de Goren e Eames, o público médio era de 5 milhões por capítulo. 

Outros spin-offs de Law & Order também fracassaram ao longo do caminho, como Trial by Jury (2005) e True Crime (2017), que duraram só uma temporada cada. A versão Los Angeles (2010-2011) teve dois anos de vida.

Dias atuais

De longe, SVU é o maior sucesso de toda a franquia e deixa todos os outros derivados no chinelo. Com Mariska Hargitay no papel da detetive Olivia Benson desde sua estreia, a série cuida de casos especiais com vítimas de estupro, abuso de menores de idade e crimes de ódio.

A NBC separou uma noite de gala só para Law & Order Special Victims Unit: as quintas-feiras. Spin-off de SVU, Organized Crime estreou neste ano e é estrelada por Elliot Stabler (Chris Meloni), protagonista que deixou o original em 2011 e que retornou agora ao universo criado por Dick Wolf. A série é exibida na sequência da "mãe" e já foi renovada para uma segunda temporada. 

Em setembro, Law & Order ganhará mais uma derivada, chamada For The Defense, que pela primeira vez mostrará o lado dos advogados de defesa dos criminosos acusados pela polícia nos tribunais --até então, o lado tribunal dos dramas era sempre focado nos promotores. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.