Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRABALHADOR INJUSTIÇADO

Renascer: Quem é Tião Galinha? Catador teve destino trágico na primeira versão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Irandhir Santos com expressão séria em cena como Tião Galinha na novela Renascer

Tião Galinha (Irandhir Santos) em cena de Renascer; catador de caranguejo sofrerá injustiça

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 21/2/2024 - 21h20

Personagem de Osmar Prado na primeira versão de Renascer, Tião Galinha (Irandhir Santos) aparece pela primeira vez no remake no capítulo desta quarta (21). O catador de caranguejo decidirá buscar uma vida melhor para a mulher, Joana (Alice Carvalho), e os filhos. Ele irá trabalhar na fazenda de Egídio (Vladimir Brichta) e ficará obcecado com o diabinho de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Na novela original, o sofredor foi preso injustamente e tirou a própria vida na cadeia.

A primeira cena do interiorano será no manguezal, deixando um caranguejo escapar. Ele voltará para casa de mãos abanando e se entristecerá ao escutar o filho reclamar de fome.

"Que vida é essa que tâmo dâno a esses minino", lamentará. "A mêma vida que Deus deu pra nóis", afirmará Joana. "Foi Deus quem deu essa vida ou fômo nóis que num tevêmo corage de pidî ôtra mió?", questionará ele.

Tião ficará bastante reflexivo e tomará a atitude de deixar o manguezal de vez. "Qué qu'ieu fiz pra merecê uma vida como essa, meu Pai do céu? Qué qui feiz meus minino pra que arrastá a mêma sina qui'eu? Diz pra eu, diz... Num quero mais vevê disso... Num quero, nunca qui'eu quis!", disparará.

Ele conseguirá convencer a mulher a juntar os poucos pertences e buscar oportunidades melhores em outro vilarejo. Na estrada, o caminho da família cruzará com o de padre Santo (Chico Diaz) e pastor Lívio (Breno da Matta).

Os religiosos levarão os forasteiros até a propriedade de José Inocêncio, que sugerirá que eles peçam emprego para o coronel Egídio. O filho de Firmino (Enrique Diaz) se encantará pela beleza de Joana e aceitará abrigar a família e dar um trabalho ao catador.

Cara de pau, o vilão tentará afastar Tião da mulher e passará a assediar Joaninha. Até mesmo o pastor Lívio terá um pressentimento de que a proposta do coronel é uma cilada.

O que acontece com Tião Galinha?

Só que o marido de dona Patroa (Camila Morgado) não esconderá o susto quando souber que o empregado já matou dois homens que se assanharam para cima de Joana. Tião acenderá o alerta quando a mulher desabafar sobre a forma brusca com que o coronel trata o funcionário.

Pouco depois, o trabalhador escutará a história sobre como José Inocêncio construiu um império do cacau e enriqueceu --supostamente com a ajuda do diabinho na garrafa.

Começará, então, a obsessão de Tião por conseguir um capetinha próprio. Ele passará a andar com uma galinha embaixo dos braços para proteger a ave que acredita que chocará o ovo que lhe dará um cramulhão. Já Joana se apavorará com as atitudes do marido.

Osmar Prado em Renascer (1993)

Osmar Prado em cena de Renascer (1993)

Tião Galinha na 1ª versão de Renascer

Osmar Prado foi o responsável por interpretar Tião Galinha na novela de 1993. O catador de caranguejos ganhou grande destaque na história e foi muito querido pelo público, já que servia como o olhar do povo e representava a denúncia das condições precárias de vida e trabalho no Brasil.

Na trama, ele se mudou com a família dos manguezais para a zona do cacau com a esperança de melhorar de vida. Ingênuo, o trabalhador tinha certeza que o sucesso de José Inocêncio (Antonio Fagundes) era obra do diabinho.

Tião Galinha morre em Renascer

A morte do personagem já estava prevista na sinopse do folhetim, mas acabou antecipada por causa de problemas do ator com um executivo.

"Ele ia morrer, mas não sabia quando. Lembro que a gente chegou num impasse e decidi que ia sair", explicou Prado ao programa Grandes Atores, do canal Viva. "Tive um embate com um executivo da Globo e pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge."

O catador de caranguejo passou por uma humilhação ao ser preso. Depois de levar um tapa na cara, ele decidiu tirar a própria vida e se enforcou. Mas deixou um bilhete na cela denunciando o sofrimento do pobre: "Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém".

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 16 a 27/4

Terça, 16/4 (Capítulo 74)
José Inocêncio diz a Mariana que quer conviver com a mulher do jeito como a conheceu. Joana ameaça Egídio e acaba contando ao coronel que Sandra está na casa que era de Jacutinga. José Inocêncio confidencia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.