EMPODERADAS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Eliana (Sophie Charlotte) em Renascer: personagem provoca debate sobre sororidade na novela
A mulherada de Renascer debate o machismo presente no ponto de vista feminino em uma cena que está prevista para ir ao ar nesta sexta (26). Ritinha (Mell Muzzillo) e Eliana (Sophie Charlotte) discutem a rivalidade entre elas e se acertam, principalmente por causa da defesa que a ex-modelo faz de si própria. Afinal, ela não pode ser a culpada pela traição do marido da empregada, Damião (Xamã).
"Me dê um motivo que eu te dei pra você me odiar tanto que não seja culpa do teu marido?", fala a carioca em um trecho da sequência. "Aqui não tem santa nem diaba. Até porque eu fui traída, enganada, vilipendiada e humilhada. E eu não presto por quê? Só por que decidi revidar?", questiona Eliana.
O diálogo é uma atualização importante feita por Bruno Luperi, responsável pelo remake da Globo. Em 1993, quando a primeira versão da novela foi exibida, as mulheres não tinham feito tantas conquistas como aconteceu nas décadas seguintes. Empoderamento ainda é um termo relativamente recente.
O Notícias da TV conversou com Vivian Rio Stella, doutora em Linguística pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e professora da Casa do Saber, em São Paulo, para entender o que o diálogo de Ritinha culpando Eliana pela traição do seu marido significa.
"Traz à tona a questão da sororidade, das mulheres se fortalecerem entre si, e a gente perceber que uma traição é fruto de muitos fatores e não devemos simbolizá-la na mulher", aponta Vivian.
Especialista em oratória, ela afirma que diálogo é muito simbólico em três aspectos. Primeiramente pela importância das novelas para o debate público; o segundo ponto é a prática do machismo naturalizada; e, em terceiro lugar, serve para perceber como mulheres repetem comportamentos machistas.
"Sem dúvida que, ao longo da história das telenovelas brasileiras, a gente viu muitos assuntos que estavam na sociedade sendo encenados, criando identificação ou abrindo espaço para aprofundamento de conhecimentos e debates públicos. Nessa cena, a gente vê a lógica do machismo presente em uma conversa entre mulheres, trazendo aí uma discussão sobre relações e traições."
Como isso é interpretado pelas outras mulheres? Como isso é avaliado pelas outras pessoas? As perguntas ganham respostas graças a Eliana, que dispara na cena: "Já reparou que é sempre diferente quando é um homem que toma pulso da situação? Quando eles fazem, eles são valentes, heroicos, machos! Quando nós fazemos, nós somos o quê? Loucas? Histéricas? Quengas?".
Vivian explica que o diálogo de Renascer expõe preconceitos existentes. Nesse caso, atribuir culpa de uma traição à mulher, e não ao homem, que é o comprometido da história. Idealizadora da VRS Academy, a professora completa:
É o que ela diz, não tem esse rótulo de santa ou diaba. Ela foi traída e agora está vivendo a vida dela, mas tem um julgamento muito negativo em relação ao que ela vem fazendo. Isso tudo é sobre as mulheres entenderem de onde vem essa rivalidade feminina que não contribui nada para a gente conseguir mais direitos e uma convivência harmônica.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.
A adaptação da saga rural ficará no ar até 7 de setembro. Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.