Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EMPODERADAS

Diálogo de Renascer detona lógica do machismo: 'Não tem santa nem diaba'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Sophie Charlotte está em cena como Eliana na novela Renascer

Eliana (Sophie Charlotte) em Renascer: personagem provoca debate sobre sororidade na novela

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 26/7/2024 - 22h00

A mulherada de Renascer debate o machismo presente no ponto de vista feminino em uma cena que está prevista para ir ao ar nesta sexta (26). Ritinha (Mell Muzzillo) e Eliana (Sophie Charlotte) discutem a rivalidade entre elas e se acertam, principalmente por causa da defesa que a ex-modelo faz de si própria. Afinal, ela não pode ser a culpada pela traição do marido da empregada, Damião (Xamã).

"Me dê um motivo que eu te dei pra você me odiar tanto que não seja culpa do teu marido?", fala a carioca em um trecho da sequência. "Aqui não tem santa nem diaba. Até porque eu fui traída, enganada, vilipendiada e humilhada. E eu não presto por quê? Só por que decidi revidar?", questiona Eliana.

O diálogo é uma atualização importante feita por Bruno Luperi, responsável pelo remake da Globo. Em 1993, quando a primeira versão da novela foi exibida, as mulheres não tinham feito tantas conquistas como aconteceu nas décadas seguintes. Empoderamento ainda é um termo relativamente recente.

O Notícias da TV conversou com Vivian Rio Stella, doutora em Linguística pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e professora da Casa do Saber, em São Paulo, para entender o que o diálogo de Ritinha culpando Eliana pela traição do seu marido significa.

"Traz à tona a questão da sororidade, das mulheres se fortalecerem entre si, e a gente perceber que uma traição é fruto de muitos fatores e não devemos simbolizá-la na mulher", aponta Vivian.

Especialista em oratória, ela afirma que diálogo é muito simbólico em três aspectos. Primeiramente pela importância das novelas para o debate público; o segundo ponto é a prática do machismo naturalizada; e, em terceiro lugar, serve para perceber como mulheres repetem comportamentos machistas.

"Sem dúvida que, ao longo da história das telenovelas brasileiras, a gente viu muitos assuntos que estavam na sociedade sendo encenados, criando identificação ou abrindo espaço para aprofundamento de conhecimentos e debates públicos. Nessa cena, a gente vê a lógica do machismo presente em uma conversa entre mulheres, trazendo aí uma discussão sobre relações e traições."

Como isso é interpretado pelas outras mulheres? Como isso é avaliado pelas outras pessoas? As perguntas ganham respostas graças a Eliana, que dispara na cena: "Já reparou que é sempre diferente quando é um homem que toma pulso da situação? Quando eles fazem, eles são valentes, heroicos, machos! Quando nós fazemos, nós somos o quê? Loucas? Histéricas? Quengas?".

Vivian explica que o diálogo de Renascer expõe preconceitos existentes. Nesse caso, atribuir culpa de uma traição à mulher, e não ao homem, que é o comprometido da história. Idealizadora da VRS Academy, a professora completa:

É o que ela diz, não tem esse rótulo de santa ou diaba. Ela foi traída e agora está vivendo a vida dela, mas tem um julgamento muito negativo em relação ao que ela vem fazendo. Isso tudo é sobre as mulheres entenderem de onde vem essa rivalidade feminina que não contribui nada para a gente conseguir mais direitos e uma convivência harmônica.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

A adaptação da saga rural ficará no ar até 7 de setembro. Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 27/7 a 10/8

Sábado, 27/7 (Capítulo 162)
Sandra se propõe a cuidar da fazenda do pai. Pastor Lívio conversa com Dona Patroa. Mariana chora a perda do amor de João Pedro. Aurora cobra de José Inocêncio explicação por ter desaparecido. Mariana pede ajuda ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.