Irandhir Santos Pinto é um ator brasileiro conhecido pelos papéis em novelas da Globo como Meu Pedacinho de Chão (2014), Velho Chico (2016), Amor de Mãe (2019) e Pantanal (2022).
O artista também tem uma vasta carreira no cinema, com filmes como Quincas Berro d'Água (2010), Tropa de Elite 2 (2010), A Hora e a Vez de Augusto Matraga (2011), Febre do Rato (2011) e Aquarius (2016) no currículo.
O ator nasceu em Barreiros, no Pernambuco, em 22 de agosto de 1978. Filho de Helena Luz e Marcos Pinto, ele morou em várias cidades do Estado por conta das mudanças de emprego do pai, que era gerente de banco.
Em 2003, formou-se no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco. Começou a atuar em diversas peças de teatro, filmes e curta-metragens.
O intérprete viveu o ativista Diogo Fraga em Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro (2010). Na sequência do filme policial, o membro de uma ONG dedicada à defesa dos Direitos Humanos é chamado para ajudar na negociação do fim da rebelião em um presídio.
O ativista tenta conseguir a libertação de reféns, mas Mathias (André Ramiro) se precipita, descumpre uma ordem do capitão Nascimento (Wagner Moura) e ingressa na área controlada pelo líder do Comando Vermelho. Diogo Fraga é, então, feito refém. As consequências desse fato são o fio condutor da história.
O pernambucano acumula até o momento cinco novelas e três minisséries em sua trajetória na televisão.
Ele estreou na Globo como dom Pedro Dinis Quaderna em A Pedra do Reino (2007), quando foi descoberto pelo diretor Luiz Fernando Carvalho. Trabalhou ainda nas novelas Meu Pedacinho de Chão (2014), Velho Chico (2016) e Onde Nascem os Fortes (2018). Também esteve nas minisséries Amores Roubados (2014) e Dois Irmãos (2017).
O ator ganhou muito destaque ao viver o vilão Álvaro da Nóbrega em Amor de Mãe (2019), novela escrita por Manuela Dias. Na trama, ele era dono da empresa PWA, acusada de cometer vários crimes ambientais.
Por isso, o ricaço teve diversos embates com o ativista Davi (Vladimir Brichta) e ameaçou destruir a sua ONG. Álvaro era casado com Verena (Maria) e mantinha um caso extraconjugal com Estela (Letícia Lima).
Em 2022, Irandhir Santos chamou a atenção do público ao viver dois personagens na segunda versão de Pantanal. Na primeira fase do folhetim adaptado por Bruno Luperi, o ator interpretou Joventino Leôncio --pai de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira).
Ele afirmou que se moldou em um "ser encantado" para construir o boiadeiro, que se transforma no Velho do Rio (Osmar Prado) --entidade protetora do bioma na história.
"Fui construindo o Joventino como uma espécie de pedra fundamental, uma vez que em cima desse homem se constrói a casa, a família que vai contar a história central da novela. Também queria derramar nas mãos do Osmar tudo o que eu retive nessa primeira fase", destacou o artista em entrevista ao Gshow.
Na segunda fase de Pantanal, o pernambucano aparece como José Lucas de Nada, filho bastardo de José Leôncio.
O artista é casado com o escritor e professor Roberto Efrem Filho desde 2014. Ele faz questão de expressar o amor pelo marido em postagens nas redes sociais. Os dois moram em Recife e sempre aproveitam o carnaval juntinhos. Veja uma foto do casal compartilhada no Instagram:
O ator é bastante ativo nas redes sociais e compartilha sua vida pessoal e profissional. Veja os números dele, até março de 2022.
43 anos.
Leão.
1,81 metros.
Pantanal perde audiência: novela está chata?