Irandhir Santos Pinto é um ator brasileiro conhecido pelos papéis em novelas da Globo como Meu Pedacinho de Chão (2014), Velho Chico (2016), Amor de Mãe (2019), Pantanal (2022) e Renascer (2024).
O artista também tem uma vasta carreira no cinema, com filmes como Quincas Berro d'Água (2010), Tropa de Elite 2 (2010), A Hora e a Vez de Augusto Matraga (2011), Febre do Rato (2011) e Aquarius (2016) no currículo.
O ator nasceu em Barreiros, no Pernambuco, em 22 de agosto de 1978. Filho de Helena Luz e Marcos Pinto, ele morou em várias cidades do Estado por conta das mudanças de emprego do pai, que era gerente de banco.
Em 2003, formou-se no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco. Começou a atuar em diversas peças de teatro, filmes e curta-metragens.
O intérprete viveu o ativista Diogo Fraga em Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro (2010). Na sequência do filme policial, o membro de uma ONG dedicada à defesa dos Direitos Humanos é chamado para ajudar na negociação do fim da rebelião em um presídio.
O ativista tenta conseguir a libertação de reféns, mas Mathias (André Ramiro) se precipita, descumpre uma ordem do capitão Nascimento (Wagner Moura) e ingressa na área controlada pelo líder do Comando Vermelho. Diogo Fraga é, então, feito refém. As consequências desse fato são o fio condutor da história.
O pernambucano acumula até o momento seis novelas e três minisséries em sua trajetória na televisão.
Ele estreou na Globo como dom Pedro Dinis Quaderna em A Pedra do Reino (2007), quando foi descoberto pelo diretor Luiz Fernando Carvalho. Trabalhou ainda nas novelas Meu Pedacinho de Chão (2014), Velho Chico (2016), Onde Nascem os Fortes (2018), Pantanal (2022) e Renascer (2024). Também esteve nas minisséries Amores Roubados (2014) e Dois Irmãos (2017).
O ator ganhou muito destaque ao viver o vilão Álvaro da Nóbrega em Amor de Mãe (2019), novela escrita por Manuela Dias. Na trama, ele era dono da empresa PWA, acusada de cometer vários crimes ambientais.
Por isso, o ricaço teve diversos embates com o ativista Davi (Vladimir Brichta) e ameaçou destruir a sua ONG. Álvaro era casado com Verena (Maria) e mantinha um caso extraconjugal com Estela (Letícia Lima).
Em 2022, Irandhir Santos chamou a atenção do público ao viver dois personagens na segunda versão de Pantanal. Na primeira fase do folhetim adaptado por Bruno Luperi, o ator interpretou Joventino Leôncio --pai de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira).
Ele afirmou que se moldou em um "ser encantado" para construir o boiadeiro, que se transforma no Velho do Rio (Osmar Prado) --entidade protetora do bioma na história.
"Fui construindo o Joventino como uma espécie de pedra fundamental, uma vez que em cima desse homem se constrói a casa, a família que vai contar a história central da novela. Também queria derramar nas mãos do Osmar tudo o que eu retive nessa primeira fase", destacou o artista em entrevista ao Gshow.
Na segunda fase de Pantanal, o pernambucano aparece como José Lucas de Nada, filho bastardo de José Leôncio.
O artista é casado com o escritor e professor Roberto Efrem Filho desde 2014. Ele faz questão de expressar o amor pelo marido em postagens nas redes sociais. Os dois moram em Recife e sempre aproveitam o carnaval juntinhos. Veja uma foto do casal compartilhada no Instagram:
O ator é bastante ativo nas redes sociais e compartilha sua vida pessoal e profissional. Veja os números dele, até março de 2022.
45 anos.
Leão.
1,81 metros.