Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RELAÇÃO DÚBIA

Renascer: José Inocêncio fica com Mariana? Veja como foi o final da primeira versão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

José Inocêncio (Marcos Palmeira) encara Mariana (Theresa Fonseca), que está de perfil na imagem, na novela Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca) em cena da novela Renascer

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 8/2/2024 - 21h20

José Inocêncio (Marcos Palmeira) não conseguirá resistir aos encantos de Mariana (Theresa Fonseca) durante muito tempo em Renascer. O fazendeiro até tentará fugir de seus sentimentos, mas acabará rendido pela vingativa e a levará para o altar. Se o remake seguir à risca a versão original da história, os dois enfrentarão altos e baixos na relação e não terminarão a novela juntos.

A forasteira aproveitará todas as chances de se aproximar do produtor de cacau. No capítulo desta quinta (8), ela o convencerá a deixá-la viajar com ele para Ilhéus.

A estadia na região será praticamente uma prova de resistência para o protagonista, já que a mocinha fará de tudo para seduzi-lo. José Inocêncio ainda se lembrará de Maria Santa (Duda Santos) ao observar Mariana dormir.

Avexado com seus sentimentos, o ricaço decidirá voltar para casa antes da hora. A neta de Belarmino (Antonio Calloni) o provocará no caminho de volta: "Eu acho que painho tem que enterrá Maria Santa d'uma vez por todas".

José Inocêncio tomará um susto e até parará o carro bruscamente. "Com que direito vem dizê uma coisa desta?", reclamará. "Com o direito de quem tá viva!", rebaterá a ousada.

" achando que Inácia [Edvana Carvalho] tava era certa: você é mais uma tocaia que teu avó armô pra mim... Mesmo depois de morto!", disparará ele.

Mariana se fará de ofendida e descerá do carro. "Nesse caso, lhe poupá a vida! Volte pra tua casa com tua Santinha, e o diabo que lhe carregue! E continue se lamentando por ela pelo resto de seus dias!", cuspirá.

O agricultor irá atrás da jovem: "Para de birra... Volte aqui, minina! Num posso te largá aqui, no meio do mato". "Só tem um jeito d'eu voltá pr'aquela casa! Se deite comigo, José Inocêncio... Aqui! Ou, então, esqueça que eu existo!", proporá a sedutora.

"Que conversa é essa?", estranhará ele. "É esse o preço pra eu num sumî da tua vida! amada por você, pelo menos uma veiz... Vai fugí dessa tocaia, coronel?", provocará ela.

O protagonista, então, entrará no carro e abandonará a vingativa sozinha na estrada. João Pedro (Juan Paiva) contrariará as ordens do pai, buscará Mariana e a levará de volta para a fazenda.

O que acontece com Mariana?

A personagem de Theresa Fonseca se desculpará com o "painho", mas não desistirá de conquistá-lo. Aos poucos, o fazendeiro se renderá e acabará admitindo seus sentimentos por ela.

Só que, após a primeira transa dos dois, José Inocêncio se arrependerá amargamente. "Com que cara que me acordá amanhã?", soltará ele. "A minha vai de felicidade", comemorará a moça.

"E a minha de vergonha!", retrucará o pai de Venâncio (Rodrigo Simas). Sem um pingo de noção, ele perguntará quanto de dinheiro a jovem precisa para ir embora da propriedade. "Num quenga!", se ofenderá Mariana.

"Seja como , num posso lhe dexá í s'embora desse jeito", argumentará o produtor. "Num fiz por dinhêro! E nem fiz sozinha...", reclamará a misteriosa. "E eu vô pagá o preço que for pelo meu erro!", afirmará o teimoso.

Apesar da resistência, José Inocêncio cairá na tentação novamente e decidirá oficializar a relação. Ele convocará os filhos para comunicar que irá se casar com Mariana. A cerimônia acontecerá no capítulo do próximo dia 16. João Pedro assistirá a tudo de longe e não esconderá a tristeza.

Jorge Baumann/TV Globo

Adriana Esteves e Antonio Fagundes vestidos de noivos

Mariana e José Inocêncio na Renascer de 1993

Final da primeira versão de Renascer

José Inocêncio (Antonio Fagundes) e Mariana (Adriana Esteves) também se casaram na novela originalmente exibida em 1993, deixando João Pedro (Marcos Palmeira) desolado.

A mocinha passou boa parte da novela dividida entre o amor e o ódio que sentia pelo produtor de cacau. Ela também manteve a obsessão de descobrir se Inocêncio realmente tinha sido o responsável pelo assassinato do avô, Belarmino (José Wilker). A dúvida gerou uma crise no casamento, e a jovem chegou a ir embora da fazenda.

Já a relação de José Inocêncio com João Pedro só teve um acerto no último capítulo do folhetim. Com a saúde bem debilitada, o ricaço sofreu um acidente e se recusou a receber qualquer tratamento.

Ao ver o pai agonizar, o mocinho foi até o jequitibá e arrancou o facão de Inocêncio --colocando fim ao trato feito na primeira fase da novela. João ainda pôs o próprio facão nos pés da árvore, repetindo a promessa do patriarca.

Depois, o rapaz entregou o objeto para José Inocêncio no leito da morte. Os dois se abraçaram, e o fazendeiro pediu perdão pelos anos que passou rejeitando o caçula. Em seguida, o protagonista morreu e foi buscado por Maria Santa (Patrícia França).

Após a morte do agricultor, Mariana decidiu ir embora de vez da região. Enquanto João Pedro conquistou seu final feliz com Sandra (Luciana Braga), com quem teve até uma filha.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23/2 a 9/3

Sexta, 23/2 (Capítulo 29)
Tião Galinha e Joana comemoram a nova morada na fazenda do coronel Egídio, que se surpreende com a beleza da moça. Deocleciano alerta João Pedro sobre Damião. Chico repreende Ritinha. Buba fica preocupada com Teca, que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.