Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONFISSÃO

Quem matou Belarmino em Renascer? Saiba como crime foi solucionado em 1993

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Antonio Calloni com expressão séria em cena da novela Renascer

Belarmino (Antonio Calloni) em cena de Renascer; morte do fazendeiro virará mistério na novela

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 29/1/2024 - 21h20

O destino trágico de Belarmino (Antonio Calloni) vai provocar um mistério em Renascer: afinal, quem matou o fazendeiro? José Inocêncio (Humberto Carrão) jurará de pé junto não ter sido o responsável pelo atentado, apesar de virar o principal suspeito do crime. Na versão de 1993, o carrasco do coronel só fez uma confissão após o capítulo 100.

O remake exibe a morte do vilão nesta segunda (29), depois de o coronelzinho enganá-lo com um falso velório e obrigá-lo a vender sua fazenda para ele. O todo-poderoso, porém, cairá numa emboscada no caminho de volta para casa e será baleado várias vezes.

Antes de sucumbir, ele encarará seu algoz nos olhos e repetirá o bordão: "É justo, muito justo... É justíssimo". O público, porém, não verá quem disparou os tiros. "Tudo sugere que tenha sido José Inocêncio. Mas será que foi?", provoca o autor Bruno Luperi no roteiro ao qual o Notícias da TV teve acesso.

Nena (Quitéria Kelly) entrará em choque ao ver o corpo do marido e também de Firmino (Enrique Diaz), que terá sido despachado para o Além por Belarmino pouco antes da própria morte.

José Inocêncio, então, oferecerá à viúva um acordo para ficar com as terras e dará uma quantia em dinheiro para ela ir embora com os filhos. Obviamente, o amado de Maria Santa (Duda Santos) será apontado como o assassino do inimigo --justamente visando pegar a propriedade de cacau para ele. Só que o protagonista assegurará aos funcionários não ter envolvimento no crime.

Após a transição para a segunda fase da história, em 5 de fevereiro, a morte de Belarmino voltará a assombrar o coronelzinho com a chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca).

Encantado, João Pedro (Juan Paiva) levará a forasteira para a fazenda depois de conhecê-la na casa de Jacutinga (Juliana Paes). José Inocêncio (Marcos Palmeira) também ficará desconcertado com a beleza de Mariana --iniciando, então, a disputa que deixará a relação com o filho caçula ainda pior.

O produtor de cacau, porém, será surpreendido com a confissão de parentesco da jovem com Belarmino. Apesar de desconfiar das intenções da mocinha, ele permitirá que ela continue na propriedade.

Inácia (Edvana Carvalho) alertará a todos sobre a vingativa e ainda dirá que Mariana foi a pior tocaia que Belarmino armou para o patrão.

José Wilker em cena da morte de Belarmino

Belarmino (José Wilker) após levar tiros

Morte de Belarmino na primeira versão

Se Bruno Luperi seguir mesmo à risca a novela original de Benedito Ruy Barbosa, a morte do vilão só será desvendada no meio do folhetim.

Na primeira versão, José Inocêncio (Antonio Fagundes) também alegou que não tinha nada a ver com o assassinato de Belarmino (José Wilker). Assim que descobriu que Mariana (Adriana Esteves) era neta do inimigo, o fazendeiro se defendeu das acusações de que teria matado o vilão.

"Foi o senhor que matou o meu vô ou mandou matar", disparou a jovem. "Se eu tivesse feito isso, não teria feito coisa melhor. Mas não matei, não mandei matar. Mas agora é palavra da sua avó com as histórias dela contra a minha palavra. Você escolhe", retrucou ele.

José Inocêncio também negou em conversa com Rachid (Luis Carlos Arutin) o envolvimento na morte, mas não teve coragem de mentir para o padre Lívio (Jackson Costa). A confissão aconteceu apenas no capítulo 136 --de um total de 213.

"Se eu matei? Então fui eu quem roubou o dinheiro que tinha dado a ele em pagamento das roças. E o padre acredita numa coisa dessas? Que eu seria capaz de fazer isso?", indagou o cínico. "Não, sinceramente não. Mas eu acredito que tenha partido de você o tiro que despachou o pobre", afirmou o religioso.

"Você não roubou o defunto, mas apenas entregou na mão da mulher dele, a vó de Mariana, o dinheiro que você já tinha dado a ele. Ou não?", completou o pároco. O silêncio de José Inocêncio na sequência deixou subentendido que o padre Lívio havia acertado em cheio.

Escrita por Bruno Luperi, Renascer é uma adaptação da obra de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1993. Assim como em Pantanal (2022), o autor pretende seguir a trama original do avô e fazer poucas alterações na história.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.