(Theresa Fonseca)
Mariana (Theresa Fonseca) aporta em Ilhéus, na Bahia, com um plano bem claro: vingar-se de José Inocêncio (Marcos Palmeira). A raiva que sente é resultado da derrocada da família, que desmoronou após o assassinato do avô, o coronel Belarmino (Antonio Calloni).
Criada em Salvador pela avó, Nena (Quitéria Quelly), Mariana cresceu com ódio de José Inocêncio. A chegada da misteriosa mexe com a família do "coronelzinho". João Pedro (Juan Paiva), filho do fazendeiro, se apaixona à primeira vista pela jovem. O pai dele, também.
José Inocêncio se encanta pela recém-chegada, a primeira pessoa capaz de abrir seu coração desde a morte da mulher, Maria Santa (Duda Santos). Santinha, como era conhecida, sofreu complicações justamente no parto de João Pedro. O produtor rural nunca conseguiu perdoar o caçula por isso, e a relação deles é complicada. Tudo fica ainda pior com a "disputa" por Mariana, que acaba se apaixonando pelos dois.
Com seu ar inocente e jeito frágil, a moça esconde bem suas verdadeiras intenções de vingança. Aparentemente carente, buscando aprovação, Mariana se revela uma pessoa dissimulada, disposta a tudo para conseguir o que deseja.
A vingativa foi interpretada por Adriana Esteves na versão original do folhetim. Na época, a atriz sofreu com severas críticas e entrou em depressão.
POR INOCÊNCIO
Mariana confessa que matou Egídio e lava alma no final de Renascer: 'Justo pelo justo'