Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONFUSÃO

Renascer: José Inocêncio briga com padre e faz Maria Santa chorar em casamento

FOTOS: ELLEN SOARES/GSHOW

Humberto Carrão e Duda Santos estão parados no altar e sorriem para Chico Diaz, intérprete do padre Santo --fora do quadro-- em cena de Renascer

José inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos) vão se casar em Renascer

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 31/1/2024 - 7h42

Maria Santa (Duda Santos) distribuirá sorrisos durante seu casamento em Renascer, mas a verdade é que ela estará desesperada antes e depois da cerimônia. A jovem cairá no choro várias vezes: por saudade de seus pais, por se separar de Jacutinga (Juliana Paes) e até pelos barracos causados por José Inocêncio (Humberto Carrão) na novela das nove da Globo.

O protagonista aumentará a ansiedade da mocinha ao adiar o casamento por um conflito com o padre. Santo (Chico Diaz) aceitará celebrar a cerimônia no bordel sob a condição de não haver convidados --apenas as moças da casa e os padrinhos. Mas Inocêncio arrastará a vila inteira para o casório.

O religioso, então, se recusará a dar sua bênção num primeiro momento. O fazendeiro entrará numa baita discussão com ele, enquanto Santinha sofrerá de saudades de Quitéria (Belize Pombal) e Venâncio (Fabio Lago) no quarto. Ela chegará a chorar enquanto desabafa com Jacutinga. 

"Quiria eles aqui... Quiria mainha, painho e Marianinha aqui mais eu", confessará ela. "Isso eu não posso te dar, minha filha... Mas uma coisa eu posso te garantir: eu vou estar do seu lado... Pra sempre! Pra tudo!", vai se declarar a cafetina.

O gesto de carinho alegrará a moça, que caminhará até o altar improvisado. "Comé que pode... ficado ‘inda mais linda", dirá o noivo, enquanto encara a amada. O padre também superará as desavenças e fará um discurso emocionante para o casal. 

Maria Santa (Duda Santos) caminha até o a altar em Renascer

Maria Santa caminha até o altar em Renascer

"Pode parecer estranho aos menos atentos que com tantas capelas na região esta cerimônia se dê justo aqui. Mas isso se deve à insistência do noivo, e à exigência da dona desta casa, Jacutinga, que foi quem acolheu Maria Santa debaixo de suas asas quando ela mais precisou", começará ele.

Como eu já disse e está escrito: Deus tem muitas moradas, e imenso é o seu rebanho... Maria Santa e José Inocêncio são, portanto, Seus filhos... como Seus filhos e filhas são todos os que estão aqui presentes. E Ele por isso os abençoa.

O pároco, então, seguirá os trâmites da cerimônia. Primeiramente, perguntará se José Inocêncio aceita a jovem como mulher. "É tudo que eu mais quis nessa vida, padre", confessará o produtor de cacau, apaixonado. Quando chega a vez de Santinha, o padre pergunta se ela sabe os deveres de marido e mulher. 

"Dona Jacutinga disse", explicará ela. O padre será irônico: "Ah, sim... Dona Jacutinga lhe disse", soltará ele, se recompondo logo em seguida: "Eu vos declaro: marido e mulher. E oro para que Deus os abençoe e abençoe também os frutos deste amor."

Padre Santo (Chico Diaz) abençoa casamento de José Inocêncio e Santinha

Padre Santo abençoa união dos protagonistas

O casal se beijará e seguirá para a festa, que dominará o quintal do bordel. O clima será de alegria, a ponto que Deocleciano (Adanilo Reis) e Jupará (Evaldo Macarrão) decidirão celebrar seus próprios casamentos. Eles pedirão as mãos de Morena (Uiliana Lima) e Flor (Julia Lemos), respectivamente, no meio de todo o mundo.

Mas, do nada, José Inocêncio anunciará que pretende partir. Ele desejará curtir a vida de casado a sós com a amada, que, por sua vez, voltará a ficar chorosa. "Quiria ficá na festa", soltará a jovem, contrariada.

O rapaz fará pouco caso, mas, ao perceber que a moça realmente está abalada, abrirá seus ouvidos e se mostrará pronto para escutá-la. "Num é pela festa... É por dona Jacutinga", confessará a "filha do boi".

"Esquece a dona Jacutinga, Maria Santa... Só o que importa agora somos nós", arrematará o bonitão. A protagonista dirá ser grata, e ele concordará que ela deve, sim, ter esse sentimento.

"Ela feiz por mim o que nem mainha soube fazê", soltará ela, com peso nas palavras. "E eu lhe prometo que estarei do seu lado... E que nada nessa mundo haverá de lhe faltá!", arrematará ele. "Ocê tâno mais eu, num priciso de nada", encerrará a recém-casada.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre no último dia 22. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 20 a 29/6

Quinta, 20/6 (Capítulo 130)
Buba não gosta da reação de José Inocêncio. Damião ameaça Du ao ver o rapaz prestes a ferir Pitoco. José Inocêncio exige que Du escolha se fugirá ou permanecerá na fazenda com Teca e a criança. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.