Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FACÃO NO JEQUITIBÁ

Renascer: Com Humberto Carrão, Globo recria cena icônica de pacto com diabo

FABIO ROCHA/TV GLOBO

Montagem de fotos de Leonardo Vieira e Humberto Carrão fincando o facão aos pés do jequitibá em cena de Renascer

Leonardo Vieira e Humberto Carrão em cena icônica de Renascer: juramento aos pés do jequitibá

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 8/12/2023 - 11h24

A Globo recriou uma cena icônica de Renascer com Humberto Carrão, que fará o papel de José Inocêncio na fase inicial da história. No primeiro capítulo da próxima novela das nove da Globo, o coronelzinho -- que na versão original foi interpretado por Leonardo Vieira-- finca seu facão aos pés de um jequitibá-rei e faz seu pacto com o diabo: "Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você haveremos de morrer... Nem de morte matada... Nem de morte morrida!".

O momento estabelece o pacto que acompanhará o protagonista ao longo de toda sua trajetória numa das cenas mais emblemáticas de Renascer e da teledramaturgia brasileira.

Em 1993, Leonardo Vieira gravou a famosa cena de José Inocêncio aos pés do jequitibá-rei, que se encontra no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Essa era considerada a árvore mais velha do Brasil, com mais de três mil anos, e uma das maiores do país, com altura de aproximadamente 40 metros e diâmetro de 6,60 metros.

No entanto, a árvore ficou seriamente danificada após ser atingida por um raio, e a equipe do remake precisou arrumar uma nova opção para Zé Inocêncio fincar seu facão enquanto faz uma promessa ao cramulhão.

Humberto Carrão gravou a cena no Parque dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu (RJ). A equipe encontrou um imponente jequitibá-rosa de quase 40 metros de altura, seis de diâmetro e 19 de circunferência na base --e com mais de mil anos de idade.

Sozinho no mundo e sem posses, José Inocêncio quer se tornar alguém na vida, e isso acontece quando ele chega no interior de Ilhéus, no sul da Bahia, e inicia uma conexão imediata com aquela terra.

O encontro com a árvore conhecida como gigante da floresta o deixa tão encantado que surge o momento icônico em que José Inocêncio finca o facão e faz seu juramento, que dá o pontapé inicial à trama.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 15 a 27/7

Segunda, 15/7 (Capítulo 151)
Egídio conta a Mariana o que aconteceu entre ele e João Pedro sentindo-se vitorioso. João Pedro chega ao hospital. A médica diz que batimentos estão fracos e que será preciso fazer uma cesariana de emergência. Sandra ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.