Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FACÃO NO JEQUITIBÁ

Renascer: Com Humberto Carrão, Globo recria cena icônica de pacto com diabo

FABIO ROCHA/TV GLOBO

Montagem de fotos de Leonardo Vieira e Humberto Carrão fincando o facão aos pés do jequitibá em cena de Renascer

Leonardo Vieira e Humberto Carrão em cena icônica de Renascer: juramento aos pés do jequitibá

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 8/12/2023 - 11h24

A Globo recriou uma cena icônica de Renascer com Humberto Carrão, que fará o papel de José Inocêncio na fase inicial da história. No primeiro capítulo da próxima novela das nove da Globo, o coronelzinho -- que na versão original foi interpretado por Leonardo Vieira-- finca seu facão aos pés de um jequitibá-rei e faz seu pacto com o diabo: "Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você haveremos de morrer... Nem de morte matada... Nem de morte morrida!".

O momento estabelece o pacto que acompanhará o protagonista ao longo de toda sua trajetória numa das cenas mais emblemáticas de Renascer e da teledramaturgia brasileira.

Em 1993, Leonardo Vieira gravou a famosa cena de José Inocêncio aos pés do jequitibá-rei, que se encontra no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Essa era considerada a árvore mais velha do Brasil, com mais de três mil anos, e uma das maiores do país, com altura de aproximadamente 40 metros e diâmetro de 6,60 metros.

No entanto, a árvore ficou seriamente danificada após ser atingida por um raio, e a equipe do remake precisou arrumar uma nova opção para Zé Inocêncio fincar seu facão enquanto faz uma promessa ao cramulhão.

Humberto Carrão gravou a cena no Parque dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu (RJ). A equipe encontrou um imponente jequitibá-rosa de quase 40 metros de altura, seis de diâmetro e 19 de circunferência na base --e com mais de mil anos de idade.

Sozinho no mundo e sem posses, José Inocêncio quer se tornar alguém na vida, e isso acontece quando ele chega no interior de Ilhéus, no sul da Bahia, e inicia uma conexão imediata com aquela terra.

O encontro com a árvore conhecida como gigante da floresta o deixa tão encantado que surge o momento icônico em que José Inocêncio finca o facão e faz seu juramento, que dá o pontapé inicial à trama.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23/2 a 9/3

Sexta, 23/2 (Capítulo 29)
Tião Galinha e Joana comemoram a nova morada na fazenda do coronel Egídio, que se surpreende com a beleza da moça. Deocleciano alerta João Pedro sobre Damião. Chico repreende Ritinha. Buba fica preocupada com Teca, que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.