RAIZ CATÓLICA
ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO
Chico Diaz está caracterizado como seu novo personagem, padre Santo do remake de Renascer
Chico Diaz depura as palavras que fala na pele do padre Santo no remake de Renascer. O sacerdote não será o único líder religioso na história que estreia na próxima segunda (22) no horário nobre da Globo. Edvana Carvalho interpreta a ialorixá Inácia, e Breno da Matta faz o pastor Lívio. Para o veterano, esse universo com diferentes tipos de crenças é bem brasileiro e tem tudo a ver com a saga que se passa na Bahia.
"Na minha primeira infância, eu estudei em colégios católicos pela América Latina, [em países] como Costa Rica e Peru, que eram colégios nitidamente religiosos e católicos. Então, a minha formação até os 14 anos foi nessas raízes. Viver o padre Santo tem sido uma oportunidade ímpar de reviver esse universo místico, que muito me interessa", conta o ator.
Ele afirma que discutir o reino de Deus é muito importante, e colocar isso na novela é uma ferramenta a mais para toda a sociedade falar sobre a temática. "Ter esse universo místico, transcendente, que traz um pouco dessa procura coletiva... Eu acho que todos nós brasileiros estamos com a religião muito próxima", opina Diaz.
O padre Santo é interpretado nas duas fases por ele, e o personagem estará na trama com a função de lembrar o passado quando a trama chegar aos dias atuais. Ele será testemunha da trajetória de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e dos moradores da região durante a passagem de 30 anos na novela. A primeira fase acontece na década de 1990 e, depois de 13 capítulos, haverá o salto no tempo para 2024.
Além disso, Santo estabelece uma grande amizade com Lívio e caminhará ao lado dele na luta por melhores condições para os trabalhadores e assentados da região de Ilhéus.
Eu me preparei não só com essa minha natureza inicial [no catolicismo], mas também li alguns livros, li algumas referências. Eu tenho lido bastante o padre Júlio Lancellotti, que está em busca desse caminho coletivo, de consciência coletiva e mística, de compaixão e de misericórdia. E eu acho que o padre Santo tem essa consciência.
O ator de 64 anos afirma que vê o personagem como um canal de costura da religião, um ser em busca do rebanho, do povo de Deus. "Mas ele tem uma cultura de notícias, de fofoca, de entendimento e de compreensões mútuas dos vários segmentos daquela sociedade", adianta.
A experiência o remete a um momento de muita humildade, e ele completa que o padre é acima de tudo um aconselhador e grande observador do que se passa na história. "Tenho feito cenas muito bacanas, tenho me preocupado em decorar bem a palavra e lapidar bem a forma como a cena deve ser feita."
Com a estreia do folhetim na segunda (22), Chico Diaz passará a ser visto em dose dupla na Globo. Ele também está no ar como o cafetão Jader na novela Paraíso Tropical (2007), que é reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.
Renascer foi criada por Benedito Ruy Barbosa, e a adaptação da saga rural é feita pelo neto do autor, Bruno Luperi.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.