Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RAIZ CATÓLICA

Renascer: Chico Diaz se lapida para virar canal da religião como o padre Santo

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

Chico Diaz está caracterizado como seu novo personagem, padre Santo do remake de Renascer, e posa perto de uma imagem de Nossa Senhora

Chico Diaz está caracterizado como seu novo personagem, padre Santo do remake de Renascer

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 18/1/2024 - 10h00

Chico Diaz depura as palavras que fala na pele do padre Santo no remake de Renascer. O sacerdote não será o único líder religioso na história que estreia na próxima segunda (22) no horário nobre da Globo. Edvana Carvalho interpreta a ialorixá Inácia, e Breno da Matta faz o pastor Lívio. Para o veterano, esse universo com diferentes tipos de crenças é bem brasileiro e tem tudo a ver com a saga que se passa na Bahia.

"Na minha primeira infância, eu estudei em colégios católicos pela América Latina, [em países] como Costa Rica e Peru, que eram colégios nitidamente religiosos e católicos. Então, a minha formação até os 14 anos foi nessas raízes. Viver o padre Santo tem sido uma oportunidade ímpar de reviver esse universo místico, que muito me interessa", conta o ator.

Ele afirma que discutir o reino de Deus é muito importante, e colocar isso na novela é uma ferramenta a mais para toda a sociedade falar sobre a temática. "Ter esse universo místico, transcendente, que traz um pouco dessa procura coletiva... Eu acho que todos nós brasileiros estamos com a religião muito próxima", opina Diaz.

O padre Santo é interpretado nas duas fases por ele, e o personagem estará na trama com a função de lembrar o passado quando a trama chegar aos dias atuais. Ele será testemunha da trajetória de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e dos moradores da região durante a passagem de 30 anos na novela. A primeira fase acontece na década de 1990 e, depois de 13 capítulos, haverá o salto no tempo para 2024.

Além disso, Santo estabelece uma grande amizade com Lívio e caminhará ao lado dele na luta por melhores condições para os trabalhadores e assentados da região de Ilhéus.

Eu me preparei não só com essa minha natureza inicial [no catolicismo], mas também li alguns livros, li algumas referências. Eu tenho lido bastante o padre Júlio Lancellotti, que está em busca desse caminho coletivo, de consciência coletiva e mística, de compaixão e de misericórdia. E eu acho que o padre Santo tem essa consciência.

O ator de 64 anos afirma que vê o personagem como um canal de costura da religião, um ser em busca do rebanho, do povo de Deus. "Mas ele tem uma cultura de notícias, de fofoca, de entendimento e de compreensões mútuas dos vários segmentos daquela sociedade", adianta.

A experiência o remete a um momento de muita humildade, e ele completa que o padre é acima de tudo um aconselhador e grande observador do que se passa na história. "Tenho feito cenas muito bacanas, tenho me preocupado em decorar bem a palavra e lapidar bem a forma como a cena deve ser feita."

Com a estreia do folhetim na segunda (22), Chico Diaz passará a ser visto em dose dupla na Globo. Ele também está no ar como o cafetão Jader na novela Paraíso Tropical (2007), que é reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

Renascer foi criada por Benedito Ruy Barbosa, e a adaptação da saga rural é feita pelo neto do autor, Bruno Luperi


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 20 a 29/6

Quinta, 20/6 (Capítulo 130)
Buba não gosta da reação de José Inocêncio. Damião ameaça Du ao ver o rapaz prestes a ferir Pitoco. José Inocêncio exige que Du escolha se fugirá ou permanecerá na fazenda com Teca e a criança. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.