Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERSONAGEM OGRO

Fabio Lago acessa sombras para fazer Venâncio em Renascer: 'Primitivo'

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

O ator Fabio Lago usa chapéu e camisa surrada e está com um facão nas mãos como o personagem Venâncio de Renascer

Fabio Lago está caracterizado como Venâncio, seu personagem na próxima novela das nove da Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 15/12/2023 - 10h00

Para incorporar um homem bruto em Renascer, Fabio Lago buscou aflorar um lado sombrio e conta que chegou a ser rude com colegas porque foi tomado pela composição de Venâncio. Ele interpreta um capataz que expulsa a filha de casa e a joga em um prostíbulo no começo do remake da Globo. "É primitivo, é aquele personagem que eu tenho na minha pele, mas é muito complicado", diz o artista.

Lago explica que nunca levou personagem para a casa, mas com esse, precisou fazer isso. "Eu tive que deixar que o Venâncio tomasse conta de mim. Eu tive que acessar as minhas sombras, as sombras da minha família. Tive que acessar pessoas do seu convívio. Eu, então, fui beber de todas essas informações das minhas memórias. Ele é muito polêmico."

A trama é ambientada em Ilhéus, na Bahia, e o ator é de lá. Ele conta que só não pôde fazer a novela original, há 30 anos, porque estava com uma peça em cartaz. Agora, está tendo a oportunidade que deixou passar em 1993.

O artista até revela que pediu um papel no elenco, mandando mensagens para o diretor artístico da trama, Gustavo Fernandez, assim que soube que a emissora iria fazer o remake do clássico.

"Estou entregando o máximo que eu posso, investindo no drama e na loucura do Venâncio. Estar fazendo [uma novela] na minha terra, com um elenco de gente humana, sem vaidade é encantador. Eu fico muito lisonjeado e agradecido", discursa.

A nova versão da novela que foi criada por Benedito Ruy Barbosa é dividida em duas fases. Venâncio está apenas na primeira; depois, ele desaparece no mundo com a mulher. "Eu estou aqui arrepiado, emocionado e reflexivo, porque é muito importante essa obra para mim", conta o artista.

À flor da pele, Lago chega a ficar com a voz embargada e ter lágrimas nos olhos durante a entrevista. "É um personagem que realmente é um desafio, ele é gigante. Eu não faço julgamentos. Eu não defendo ele e, ao mesmo tempo, eu me entreguei. E ele não pesa nas minhas costas", completa.

Venâncio trabalha para o coronel Belarmino (Antonio Calloni), é pai de Maria Santa (Duda Santos) e marido de Quitéria (Belize Pombal). Ele é conhecido na região por ser o "miolo" do boi nas festas do Bumba, uma tradição local.

No passado, o capataz expulsou a filha Marianinha grávida, história que se repete no início da saga rural com Maria Santa. Ele a larga na porta da "casa das quengas", quando ela acha que engravidou só porque beijou José Inocêncio (Humberto Carrão). A jovem será acolhida pela cafetina Jacutinga (Juliana Paes).

O remake de Renascer está previsto para estrear em 22 de janeiro no lugar de Terra e Paixão no horário nobre da Globo. A nova versão é escrita por Bruno Luperi, neto do criador da saga, Benedito Ruy Barbosa. A trama ficará no ar até setembro do ano que vem.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/5 a 15/6

Quarta, 29/5 (Capítulo 111)
Kika avisa a Augusto que depois da audiência ele estará livre para exercer a medicina. José Inocêncio não aprova a decisão de Augusto. Eliana provoca Damião. Lu critica Bento por culpar os outros por seu fracasso. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.