Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REVELAÇÃO

Quem é o pai do Tadeu em Pantanal? Filó escancara segredo no final da novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator José Loreto e a atriz Dira Paes como Tadeu e Filó em Pantanal; na montagem, eles estão olhando para o mesmo lado, ele com cara de surpresa, e ela com cara de sofrimento

Tadeu (José Loreto) e Filó (Dira Paes) em Pantanal; peão descobrirá que não tem sangue do pai

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 10/8/2022 - 13h13
Atualizado em 6/10/2022 - 10h59

Tadeu (José Loreto) já sabe que José Leôncio (Marcos Palmeira) pode não ser seu pai de sangue em Pantanal. Mesmo assim, o peão, que foi criado pelo fazendeiro da novela das nove da Globo, continuará na dúvida e se vendo diferente dos irmãos até a reta final da trama. Filó (Dira Paes) vai escancarar o segredo sobre sua paternidade.

A dona de casa já foi colocada contra a parede pelo filho e chegou a confessar ao herdeiro que existia, sim, a possibilidade de ele não ser filho biológico do rei do gado. No entanto, ao ver a agonia do rapaz, Filó conseguiu contornar a situação ao repetir que ele "é filho de José Leôncio". "Se eu tiver mentindo, eu quero que um raio caia na minha cabeça e me parta em duas", disse ao filho.

Caso o remake de Bruno Luperi siga a versão original do folhetim, Tadeu confirmará, apenas nos últimos momentos, que realmente não tem o sangue dos Leôncio. 

Nesta semana, Filó confessou a José Leôncio que de fato mentiu quando disse que o menino era filho dele, e a reação do rei do gado foi surpreendente. Ele deixou claro que sempre soube disso e que ama Filó e Tadeu do mesmo jeito.

Mas afinal quem é o pai?

Durante a conversa que teve com José Leôncio, Filó explicou um pouco do que se passou em sua cabeça. Ela contou que sempre o amou, mas, quando ele foi embora em comitiva, ela continuou sendo prostituta, pois não tinha escolha. Então, quando engravidou, nunca soube ao certo quem de fato era o pai de Tadeu. Esse mistério nunca foi e nunca será solucionado.

Na versão de 1990 da novela, Filó (Jussara Freire) disse que José Leôncio era o único pai que o peão teve, mas que se preocupava com o jeito que ele o tratava. "Morro de medo que meu Tadeuzinho [Marcos Palmeira, à época] descubra que você não é o pai dele", disse a dona de casa.

Apesar de escancarar a verdade para o marido, Filó não mencionou até a última cena da trama quem era o pai de Tadeu. Mesmo assim, Tadeu deixou a fazenda só por saber que não tinha o sangue do milionário e fugiu para a mata, onde se encontrou com o Velho do Rio (Cláudio Marzo, à época).

Na conversa com o guardião do bioma, ele recebeu conselhos do encantado e finalmente aceitou ser herdeiro de José Leôncio de criação. O rapaz, inclusive, foi incluído no testamento do fazendeiro antes de morrer.

DIVULGAÇÃO/ACERVO/TV MANCHETE

Marcos Palmeira como Tadeu em Pantanal

Zefa e Tadeu na primeira versão de Pantanal

Filho de criação

Após José Leôncio (Renato Góes) ser abandonado por Madeleine (Bruna Linzmeyer), ainda na primeira fase da novela, Filó (Letícia Salles) decidiu contar para o amado que Tadeu era seu filho. 

A mentira já foi admitida pela personagem de Dira Paes, na atual fase, enquanto ela rezava na fazenda. Irma (Camila Morgado), que estava passando pelo local ouviu o momento.

"Agora é Joventino [Jesuita Barbosa] pra lá, Joventino pra cá... E o Tadeu em comitiva mais o Zé Lucas. Os dois burros lá, tangêno a boiada... E ele aqui, babâno o ovo do filho estudado", soltou a dona de casa, revoltada com o tratamento diferenciado que o companheiro dá aos três herdeiros.

Filó deixou claro que só mentiu sobre a paternidade do filho para animar o amado depois que Madeleine o abandonou: "No fundo ele tá certo. O Joventino que é o filho dele. Ocêinventô que o Tadeu era dele quâno a dona Madalena levô o filho dele embora daqui e dexô ele aqui naquela amargura".

"Era pr'ocê tê ficado quéta, mas ocê tinha que abrí a sua boca! Pra quê? Me diz? Mas isso é coisa que vai morrê comigo... Deus e a senhora que me perdoe, minha santa, mais eu é que num vô desmintí isso nunca", jurou a devota.

Marcos Palmeira como José Leôncio

José Leôncio (Marcos Palmeira) na novela

Em seguida, Irma entrou no quarto e assustou a antiga rival. "Não vai desmentir o quê, Filó?", indagou a ruiva. A cozinheira se desesperou ao perceber que foi pega no pulo pela carioca, mas conseguiu despistá-la.

Desde então, a governanta tem vivido em agonia por guardar o segredo sobre a paternidade do peão. Ela também fica chateada ao perceber a diferença com que o pecuarista trata Jove, José Lucas [Irandhir Santos] e Tadeu.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do criador da história, e ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#113 - Matias confessa assassinato em Além da Ilusão!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.