Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela sem lei

O crime compensa em Segundo Sol: Na vida real, Laureta mofaria 150 anos

Fotos: Reprodução/TV Globo

Laureta (Adriana Esteves) em cena da novela; assassina deveria terminar trancada em presídio - Fotos: Reprodução/TV Globo

Laureta (Adriana Esteves) em cena da novela; assassina deveria terminar trancada em presídio

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 26/10/2018 - 6h04

Com uma ficha criminal extensa, Laureta (Adriana Esteves) não deveria sair da cadeia depois de ser presa em Segundo Sol. Com três assassinatos, tráfico de drogas, exploração da prostituição, sequestro e chantagem na "capivara", a vilã pegaria pena superior a 150 anos se fosse julgada de acordo com a lei.

"Ela tem vários crimes e teríamos de tipificar cada crime. Posso falar que alguém como Laureta pegaria no mínimo 30 anos de cadeia, nem mais nem menos, porque mais do que isso ninguém pode cumprir no Brasil", diz Ademar Gomes, presidente da Acrimesp (Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo).

O especialista explica que a novela não está tão longe da realidade da lei brasileira como muitos imaginam. Ele conta que uma ré primaria como Karola (Deborah Secco) não iria presa se fosse julgada pelo rapto de Valentim (Danilo Mesquita).

O advogado diz que um crime como o roubo do filho de Luzia (Giovanna Antonelli) pode resultar em uma punição de dois a oitos anos de detenção. "Pela minha experiência, uma ré primária, nesse caso, seria condenada a quatro anos em regime aberto", declara.

Noveleiro, o presidente da Acrimesp revela que desistiu de assistir Segundo Sol após as primeiras semanas de exibição. "É muita gritaria, isso me enoja. Machucava meus ouvidos. Só grito e agressão", comenta.

Roubo de bebê cometido por Karola (Deborah Secco) tem pena de dois a oito anos de prisão

Questionado se a impunidade que rola solta na novela das nove é coisa só da ficção, ele diz que não. O profissional evita a palavra impunidade, mas ao analisar, por cima, informações sobre Severo (Odilon Wagner) e Beto Falcão (Emilio Dantas), diz que nenhum desses dois personagens iria parar na cadeia pelos crimes que cometeram.

O patriarca da família Athayde teve seu nome envolvido em um escândalo de corrupção e foi preso por sonegação fiscal, além de ter sido acusado de matar indiretamente um homem com o desabamento do teto de um apartamento do prédio que construiu com areia da praia.

Sem um processo nas mãos e as provas dos crimes, Gomes se limita a dizer que "ele não iria preso, assim como acontece na vida real". Já o mocinho da história, que nunca mais falou sobre o processo que responde por falsidade ideológica por ter forjado a própria morte, deveria ser punido com pagamento de cestas básicas e prestação de serviços comunitários, como o texto de João Emanuel Carneiro já sinalizou.

Como se trata de ficção, o folhetim chegará até o seu penúltimo capítulo com todos esses personagens livres. Até Juarez (Tuca Andrada), que foi preso no último dia 16, surgirá na próxima semana em casa e traficando drogas como sempre. Ele será preso outra vez no capítulo do próximo dia 5. 

Enquanto isso, Luzia ficará fora de circulação até o dia 6. Presa após a denúncia de Laureta, a mocinha será condenada pela falsa morte de Remy (Vladimir Brichta) e continuará vendo o sol nascer quadrado.

Por conicidências que rolam mais nas novelas, a ex-marisqueira ficará detida no mesmo presídio que Jurema (Marília Coelho), a Fera da Bahia, criminosa que a ajudou a escapar da prisão em uma rebelião antes do salto de 18 anos na trama.

Jurema também apareceu em cena detida na atual fase e ajudou Luzia a conseguir drogas para se oferecer como fornecedora à família Garcia quando Manuela (Luisa Arraes) também estava na bandidagem por conta de seu vício. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos sobre sua novela preferida!

Resumos Semanais

Resumo da novela Segundo Sol: Capítulo de 7 de novembro

A Globo não divulgou os resumos dos últimos cinco capítulos da novela das nove. O Notícias da TV publica com exclusividade o resumo do capítulo desta quarta (7). Quarta, 7/11 (Capítulo 153)
Laureta tenta negar ser a mãe de Karola. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.