Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA DE FAMÍLIA

No final de Gênesis, Judá acerta as contas com José: 'Primogenitura pertence a você'

FOTOS: REPRODUÇÃO/RECORD

Montagem com o ator Juliano Laham como José à esquerda e o ator Thiago Rodrigues como Judá à direita em cena de Gênesis

José (Juliano Laham) e Judá (Thiago Rodrigues) em Gênesis; mágoa do passado será superada

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 12/11/2021 - 21h00

Judá (Thiago Rodrigues) se livrará da culpa de ter vendido José (Juliano Laham) como escravo nos últimos capítulos de Gênesis. O pastor de ovelhas abrirá mão da liderança do clã e entregará o selo, o cordão e o cajado de Israel (Petrônio Gontijo) para o irmão mais novo. "O direito da primogenitura pertence a você", explicará o hebreu na novela bíblica da Record.

O mocinho foi alvo da inveja dos familiares justamente ao ser escolhido para assumir o lugar do pai no assentamento. Ele foi entregue para sofrer nas mãos de um mercador ismaelita, e Rúben (Filipe Cunha) inventou ao patriarca que o filho favorito foi devorado por uma fera.

Não à toa, o protagonista interpretado por Juliano Laham desconfiou ao ver os irmãos circularem pelas ruas da capital do Egito. Ele os acusou de serem espiões e exigiu que voltassem com Benjamin (Marcus Bessa) para provarem que estavam falando a verdade --e só assim tirariam Simeão (Igor Cotrim) da prisão.

Judá vai suar para convencer Israel, traumatizado pela última perda, a deixar o caçula acompanhá-los até o reino de Sheshi (Fernando Pavão). O rapaz, aliás, será acusado de roubo assim que os soldados encontrarem a taça de prata do governador-geral no meio de seus pertences.

José testará o caráter dos parentes ao exigir que Benjamin se torne seu servo para pagar pelo crime. "Deixa eu ficar no lugar dele como seu escravo. Mas não me obriga a voltar para ver meu pai morrer de tristeza", surpreenderá o marido de Tamar (Juliana Xavier), ao finalmente provar que se tornou uma pessoa melhor.

O ator Petrônio Gontijo caracterizado como Israel em cena de Gênesis

Israel (Petrônio Gontijo) na novela das seis

Qual o final de Judá em Gênesis?

Satisfeito, José revelará a verdadeira identidade aos irmãos e ordenará que voltem para Canaã para buscar Israel e Diná (Giovanna Coimbra). Com a anuência de Sheshi, ele preparará a terra de Gósen para ser ocupada pelos descendentes de Abraão (Zécarlos Machado).

"Estão todos acomodados? Falta alguma coisa?", perguntará o mocinho do folhetim de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro. "Fica tranquilo. A gente tem tudo. Estamos bem", dirá Judá, ao entregar o selo que fica pendurado em seu pescoço.

"O que é isso?", questionará José. "É seu. Já falei com o pai, e ele concordou. O direito da primogenitura pertence a você", revelará o personagem de Thiago Rodrigues.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sétima: José. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#80 - Tragédias abalam Verdades Secretas 2" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.