A turma dos congelados

Morreu ou está em Segundo Sol? Personagens somem e nem têm falas

Fotos: Reprodução/TV Globo

Pai Didico (João Acaiabe) volta à novela das nove somente para se despedir antes de morrer - Fotos: Reprodução/TV Globo

Pai Didico (João Acaiabe) volta à novela das nove somente para se despedir antes de morrer

MÁRCIA PEREIRA - Publicado em 22/10/2018, às 04h12

Pai Didico (João Acaiabe) voltará a Segundo Sol para morrer nesta reta final. Ariadna (Robertha Portella) passou mais de cem capítulos fazendo figuração no bordel. Renatinha (Gabriela Moreyra) só deve ganhar espaço no encerramento porque Valentim (Danilo Mesquita) precisa de uma namorada para ser feliz. Esses são alguns dos personagens que sumiram da novela das nove ou mal tiveram falas ao longo da história. Foram relegados pelo autor da trama, João Emanuel Carneiro.

Após papéis importantes nas novelas da Record, Robertha Portella e Gabriela Moreyra não tiveram o espaço que seu público esperava. Viraram figurantes de luxo no bordel e no casarão, dois núcleos sempre tumultuados de gente, mas sempre dando destaque para os mesmos, como Laureta (Adriana Esteves), Rosa (Letícia Colin), Ícaro (Chay Suede) e Manuela (Luisa Arraes).

Teve personagem que o autor João Emanuel Carneiro abandonou pelo caminho, em especial os da família Garcia.

Narciso (Osmar Silveira) foi importante até Manuela largar as drogas. Foram quase 50 capítulos desenvolvendo o enredo do traficante que queria ser playboy e tinha coração bom. Do nada, ele desapareceu. Volta nesta semana só para poder ajudar Manuela a descobrir o paradeiro de Remy (Vladimir Brichta).

Ariadna (Robertha Portella) desaparecerá nos próximos capítulos após ser expulsa do bordel

O ex-namorado de Rochelle (Giovanna Lancellotti), que também se envolveu com Manu, surgirá em uma reunião dos Narcóticos Anônimos dizendo que sumiu porque se viciou em crack e foi ao fundo do poço. 

O pai e a irmã dele também surgirão em cenas curtas só para abrigar Laureta e seus comparsas em uma fuga bem doida. Juarez (Tuca Andrada), que foi preso com Viana (Carlos Betão) no último dia 16, receberá a cafetina em sua casa. Ele estará com a filha Berta (Raíssa Xavier).

Não está previsto qualquer tipo de explicação para a liberdade do traficante. Já Fátima, cuja intérprete, Ingra Lyberato, teve sua volta à Globo após 20 anos, estará no mesmo presídio que Luzia (Giovanna Antonelli). A traficante terá umas cenas mixurucas para indicar como a polícia poderá encontrar Remy e Laureta no final da penúltima semana da trama. 

Dos personagens que sumiram, um dos que mais intrigam foi o pai Didico. Ele está desaparecido desde que jogou búzios para a ex-marisqueira no final do mês de julho. Groa (André Dias) assumiu o terreiro de candomblé em algumas cenas, mas nem a filha do pai de santo, Doralice (Roberta Rodrigues), falou mais dele. 

Fátima (Ingra Lyberato), Juarez (Tuca Andrada) e Manuela (Luisa Arraes) em cena da novela

A justificativa é que ele estava doente. No próximo dia 30, o gringo chamará a ciumenta para se despedir do pai, à beira da morte. "Ô, Groa, eu vim o mais rápido que pude! Como é que ele tá?", perguntará a dona de casa.

"Que Oxalá te abençoe, minha filha. Meus dois filhos juntos. Doralice, que alegria ter tido você ao meu lado. Lembre com amor desse seu velho pai. Traga meus netos neste terreiro, não se afaste desta casa. Lhe deixo agora sob a proteção de sua mãe Iansã pra que acalme o seu coração de tantas tempestades", dirá pai Didico.

Doralice, aliás, disse a Didico que não queria ser mãe de santo por causa do sonho de ser nutricionista, mas a ex-mulher de Ionan (Armando Babaioff) não mostrou nada desse seu lado profissional ao longo do folhetim.

maurício fidalgo/tv globo

Gabriela Moreyra, Chay Suede, Ella Nascimento, Ariane Souza e Jean Amorim nos bastidores 

"Groa, meu filho do coração, você está pronto pra zelar por esta casa. Não se preocupe que os orixás vão te guiar! Seja ferramenta de amor e bondade, aqui na Terra, para os corações aflitos em busca de consolo! Que mãe Iemanjá adoce seus caminhos, meu filho", falará o pai de santo, antes de morrer. 

Os filhos de Doralice, Doni  (Ícaro Zulu) e Júnia (Tarsila Alves), foram outros dois que ficaram de lado. Badu (Davi Queiroz) até que apareceu. Nem Tupã (Ygor Marçal), papel que consta no material de divulgação da trama (ou seja, não era elenco de apoio), teve algum tipo de história desenvolvida. 

Em uma novela, é comum que em algum momento personagens secundários ganhem seus "cinco minutos de fama", e seus intérpretes, a chance de mostrar se são bons ou não. Segundo Sol, porém, se esqueceu deles.

Du Love (Ciro Sales) terá falas nesta semana e será morto por Laureta (Adriana Esteves) 

Na lista de quem sumiu ou mal abriu a boca estão Wander (Drayson Menezzes), Fabiana (Milla Araújo), Márcio Victor (Renan Motta), Carlinhos (Jean Amorim), Sueli (Lidi Lisboa), Artur (Aldri Anunciação), Neusa (Adriana Valdevina), Djalminha (Doddy Só), entre outros.  

Du Love (Ciro Sales) e Robinho (Hugo Moura) fizeram parte do começo da história e fecham a saga das nove com um pouquinho de espaço. Quitéria (Dja Martins) e Meire (Ariane Souza) também foram salvas de passar em branco na reta final.

No entanto, o personagem de Ciro Sales é quem terá mais espaço. Ele vai imitar Rosa ao chantagear Laureta e querer virar seu sócio. Mas terá um fim trágico: terminará assassinado no capítulo de sábado (27).   

Últimas de Segundo Sol

Resumos semanais

Resumo da novela Segundo Sol: Capítulo de 7 de novembro

A Globo não divulgou os resumos dos últimos cinco capítulos da novela das nove. O Notícias da TV publica com exclusividade o resumo do capítulo desta quarta (7). Quarta, 7/11 (Capítulo 153)
Laureta tenta negar ser a mãe de ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você está curtindo o programa Se Joga?
Sim, é divertido e leve.
22.27%
Não é horrível, mas também não é bom.
26.34%
Não, achei muito ruim, uma vergonha.
27.00%
Prefiro A Hora da Venenosa.
24.40%

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook