Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CAFETINA JACUTINGA

Juliana Paes entrega qual é o poder de Renascer: 'De uma bomba atômica'

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

A atriz Juliana Paes está caracterizada como a cafetina Jacutinga, sua personagem no remake da novela Renascer

Juliana Paes vai interpretar Jacutinga no remake de Renascer, que estreia em janeiro na Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 13/12/2023 - 10h00

Juliana Paes diz sentir uma força brutal ao ler os capítulos do remake de Renascer. Na nova versão da novela de 1993, ela vai incorporar a cafetina Jacutinga nas duas fases. Para a atriz, a trama é sobre redenção e traz no eixo central uma história de amor que é vivida a plenos pulmões. "Tem a capacidade de uma bomba atômica", conta. 

Aos 44 anos, ela lembra que tinha entre 12 e 13 quando assistiu ao folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa --o remake está sob responsabilidade do neto dele, o autor Bruno Luperi. "Não deixava de assistir nada, era uma emoção acompanhar aquela história. A novela me propôs reflexões muito especiais naquela época", ressalta.

O mais marcante, segundo a atriz, foi entender como o avesso do amor pode machucar. "O amor pode ferir, como as relações entre pais e filhos podem se perpetuar e podem trazer, como rastro de pólvora, tantas emoções e tantas experiências na vida das pessoas. Tem ainda o papel do tempo, como o tempo pode ser cruel às vezes, mas também tem a força de selar sentimentos."

Ela refere-se à saga de José Inocêncio, protagonista que agora será vivido por Humberto Carrão nos primeiros 13 capítulos --na segunda fase, Marcos Palmeira assume o papel. Na história, ele rejeita o filho caçula porque o grande amor de sua vida, Maria Santa (Duda Santos), morre no parto. 

"Renascer tem muito esse símbolo de amores redimidos, mexeu muito comigo na época. Tem a coisa do cramulhão, a culpa do José Inocêncio... Isso tudo tinha um paralelo com a minha família que é muito forte para mim", declara. 

A personagem foi originalmente interpretada por Fernanda Montenegro, ícone da dramaturgia brasileira. "Era um acontecimento, algo que não pode ser refeito. O que foi feito com perfeição não pode ser refeito", pontua. A atriz quer fazer uma grande homenagem à veterana, mas conta que dará vida a outra Jacutinga, uma mulher de novos tempos, que defende as mulheres. 

Juliana afirma que tem uma grande admiração por Bruno Luperi pela sua capacidade de atualizar a história e manter os personagens pulsando. Ela confidencia que as orientações no roteiro, as rubricas, têm tudo que o ator precisa para vivenciar as emoções que devem comover o público.

Ela também adianta que o remake de Renascer tem uma grande preocupação em conversar com as novas gerações. Coisas como o parto de Maria Santa foram ajustadas para o que acontece na vida real. Nesse caso, não será como a posição ginecológica que foi muito usada em diferentes tramas no audiovisual. Jacutinga será a parteira da mocinha.

Quem é Jacutinga em Renascer?

Jacutinga é apresentada como a dona da "casa das damas", além de ser uma mulher de grande força e sabedoria. Ela é acolhedora e se torna uma segunda mãe para Maria Santa quando a jovem é abandonada na sua porta pelos pais. 

A família da jovem acha que ela está desonrada por ter dado um beijo na boca em José Inocêncio. A cafetina acaba unindo o casal apaixonado, que se casa logo em seguida.

Ela, então, realiza os partos dos quatro filhos deles: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva). A garota morre ao dar à luz o caçula, o que fará o pai rejeitá-lo a vida toda.

O enterro de Maria Santa foi gravado terça (12) nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Na mesma data, a Globo realizou um bate-papo virtual entre jornalistas e alguns atores da trama, como Juliana Paes. Renascer tem estreia prevista para 22 de janeiro, no lugar de Terra e Paixão.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.