Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM ATORES FIXOS

Globo corre contra o tempo para ter Juliana Paes e fechar elenco de Renascer

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Juliana Paes posa para a foto com a cabeça apoiada na mão esquerda; ela está com o cabelo cacheado

Juliana Paes foi convidada para fazer Renascer, mas tem poucas datas disponíveis para gravar

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 20/9/2023 - 6h40

A Globo está correndo contra o tempo para conseguir fechar o elenco de Renascer antes de as gravações começarem. Depois de dispensar vários atores que tinham contrato de exclusividade, a emissora enfrenta dificuldades para conseguir bons nomes com disponibilidade para a próxima novela das nove. Os trabalhos se iniciam já em outubro, e a situação nos bastidores é de muita correria.

Juliana Paes é um exemplo. Convidada para dar vida a Jacutinga, personagem que foi interpretada por Fernanda Montenegro em 1993, a atriz tem poucas datas disponíveis para gravar os primeiros capítulos da novela. O diretor Gustavo Fernandez quer a atriz de qualquer jeito, e a emissora está fazendo de tudo para adequar o cronograma à agenda de Juliana, que já tem alguns trabalhos fechados desde que deixou a Globo no ano passado. Se tudo der certo, ela assinará o contrato assim que voltar de Milão, na Itália.

Como boa parte dos atores está sem vínculo de exclusividade, muitos chegam para negociar com datas já comprometidas com outros trabalhos e exigências que antes eram impensáveis. Antes, a Globo era a prioridade. Atualmente, não é mais assim, o que tem dado uma baita dor de cabeça aos produtores de elenco e à direção artística. Há quem reclame também do cachê mais baixo que a emissora quer pagar e do tempo de duração do contrato.

Os artistas que farão apenas a primeira fase estão sendo contratados por um período muito curto, e muitos tentam negociar um vínculo que dure a novela toda. Em alguns casos, porém, a própria Globo propõe um contrato mais longo para atores que estarão apenas no comecinho da novela. É uma maneira de "prendê-los" para ajudar na divulgação nos programas da casa. Mas também há quem prefira não ter um compromisso longo e ficar no ar por poucos dias.

A Globo não quer correr com outros atores o risco que enfrenta agora com Camila Queiroz. Assim que foi liberada de seu contrato para fazer Amor Perfeito, ela assinou com a HBO Max para fazer Beleza Fatal, a primeira novela da plataforma de streaming.

Só que a reta final da novela das seis começou a bombar, e a protagonista já estava comprometida com a concorrência --e, portanto, sem data para participar da divulgação dos últimos capítulos. A atriz até topou aparecer no Mais Você por vídeo na manhã desta terça-feira (19), mas quase fez propaganda da HBO de graça no programa de Ana Maria Braga.

Aliás, por causa desse imbróglio envolvendo a escalação do elenco, somente os atores que estarão nos primeiros capítulos viajarão para Ilhéus, na Bahia. Antes, a ideia era que os personagens da segunda fase também gravassem por lá neste início --como havia ocorrido na época de Pantanal (2022).

Mas a demora para fechar os contratos fez a Globo mudar o cronograma e, a princípio, a emissora só vai levar quem estará na primeira fase mesmo.

Mesma locação de 1993

O remake de Renascer vai ser gravado na mesma fazenda que foi usada como cenário da trama original, escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993. A nova versão é adaptada por Bruno Luperi, neto do autor. Antes de Renascer, ele também atualizou Pantanal, que foi gravada no Mato Grosso do Sul.

Marcos Palmeira vai interpretar José Inocêncio, um poderoso produtor de cacau do sul da Bahia. O ator havia participado da primeira versão, na qual viveu João Pedro, o filho caçula do protagonista.

Ilhéus foi escolhida justamente por causa de sua história: na década de 1990, a região era responsável por mais de 60% da produção nacional do fruto.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.