ESTÁ NA METADE
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Rebeca (Andrea Beltrão) em cena de Um Lugar ao Sol, novela que chega à metade neste sábado (8)
A decisão da Globo de estrear Um Lugar ao Sol sem investir na sua divulgação e em uma época em que o folhetim "sambou" na grade sem um horário certo tem um gosto amargo e um preço alto a ser pago. A falta de estratégia no lançamento virou um tiro no pé da própria emissora. O folhetim completa dois meses no ar com audiência até pouco tempo atrás inadmissível para a faixa nobre: 22,3 pontos de média até a última quarta-feira (5).
A opção de gravar a trama toda antes de entrar no ar também faz o elenco sofrer. Muitos atores andam se queixando de falhas que não têm como ser consertadas. Erros de continuidade também deixam produtores chateados nos bastidores. O quadro é considerado irreversível.
Mesmo os profissionais mais apaixonados pela história querem mais é que a saga chegue logo ao fim. Existe uma mágoa por a novela ter sofrido um "certo descaso", diferentemente do remake de Pantanal, alardeado com direito a reportagem no Fantástico desde que o projeto recebeu o aval da alta cúpula da emissora para ser realizado.
Fontes do Notícias da TV afirmam que os atores defendem o trabalho da autora Lícia Manzo e do diretor artístico do folhetim, Maurício Farias, com unhas e dentes. Em conversas em grupos do WhatsApp, as trocas de mensagens são sempre coroando os dois por lutarem para colocar uma novela sensível e com texto afiado no ar.
Crônica da vida real, Um Lugar ao Sol tem personagens complexos e bem defendidos também. Sem um grande vilão na história, pode-se dizer que a novela teve como adversário feroz a pandemia da Covid-19, apesar de ela estar fora de cena. Foi devido à crise sanitária que o elenco enfrentou paralisações nos trabalhos, cortes, inúmeros testes de PCR, roteiros reescritos e indefinições ao longo de 2020 e 2021.
Bárbara (Alinne Moraes) é a vilã da novela
Para completar, a novela foi condensada --encurtaram 48 capítulos, o que tirou o desenvolvimento de algumas tramas e, com isso, cortaram também o apego que os telespectadores criam por determinados personagens.
A história de que as novelas precisavam ser mais curtas já mudou de figura. Executivos da Globo apontam como superficiais os folhetins com menor duração e ainda aguardam a realização de pesquisas para voltarem ao debate dessa questão.
Nas próximas semanas, diretores estarão reunidos para bater o martelo em estratégias que visam evitar que os fatos ocorridos com Um Lugar ao Sol se repitam. Já encomendaram aumento de capítulos para Cara e Coragem, novela das sete que estreia em maio e começa a ser gravada em 7 de fevereiro.
A autora Claudia Souto tem a missão de escrever um pouco mais do que o previsto na sinopse para que a novela não termine em novembro deste ano --a ideia é que siga até janeiro de 2023 no ar.
O autor João Emanuel Carneiro também foi consultado sobre a pré-produção e o "esquenta" que a Globo poderia fazer para sua trama, Olho por Olho, que só estreia na faixa das 21h no segundo semestre, após a exibição de Pantanal.
Um Lugar ao Sol terá 107 capítulos ao todo. Praticamente metade dos episódios já foi ao ar, e a previsão é que o último seja exibido em 12 de março.
Confira os resumos dos capítulos da novela das nove que o Notícias da TV publica diariamente.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Audiências
Lícia Manzo
Mauricio Farias
Novela Pantanal | Globo
Novela Um Lugar ao Sol | Globo
Novela das Nove
Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3
Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo.
Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo.
Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo.
Sábado, 26/3 ...Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.