Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ISMAEL X ISAQUE

Gênesis derrapa feio e reduz conflitos do Oriente Médio à briga de família

FOTOS: REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Ricardo Dantas com expressão de desprezo como o mercador Issad em cena de Gênesis

Issad (Ricardo Dantas) em Gênesis; ismaelistas são violentos e vingativos na novela bíblica

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 13/9/2021 - 6h35

Gênesis voltará a bancar o "manual do mundo" para dar uma explicação no mínimo curiosa sobre a origem de conflitos entre árabes e judeus no Oriente Médio. A novela bíblica vai derrapar mais uma vez por desconsiderar circunstâncias políticas e econômicas para transformar o imbróglio todo em mera briga de família pela herança de Abraão (Zécarlos Machado).

O folhetim vai pintar os israelitas como as principais vítimas da situação assim que José (Juliano Laham) contar à Issad (Ricardo Dantas) que é neto de Isaque (Henri Pagnoncelli) nas cenas que serão exibidas a partir desta segunda (13).

O mercador de escravos, responsável por transformar a vida do hebreu em um inferno, chamará o pastor de ovelhas de "usurpador" ao revelar que carrega o sangue de Ismael (Anselmo Vasconcellos) nas veias. Ele ainda exibirá com orgulho uma lua crescente, símbolo do filho de Abraão com Agar (Hylka Maria), tatuada no braço direito.

Em linhas gerais, a trama vai culpar as diferentes visões sobre a vida do profeta pelo desentendimento que existe até hoje e é centrado, mas não unicamente, na Questão Palestina. 

Ao contrário dos judeus, os muçulmanos acreditam que Ismael, e não Isaque, é o primogênito do patriarca. O emissário do faraó, inclusive, teria sido oferecido em sacrifício a Deus no lugar do meio-irmão, numa interpretação também bastante distinta ao Velho Testamento.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Neferíades (Dandara Albuquerque): outra ismaelita

A Record obviamente tem um interesse religioso em difundir uma explicação tão simplista sobre as desavenças entre israelenses e palestinos. A emissora é intimamente ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, que não só assimila alguns ritos e a própria imagética do judaísmo, como tem óbvio interesse no acesso à Terra Santa.

Há ainda o aspecto político da rede de Edir Macedo em explorar o fetiche de parte da extrema-direita, em especial de apoiadores de Jair Bolsonaro, com o Estado de Israel, sobretudo como baluartes da civilização ocidental em oposição à "selvageria" do mundo islâmico.

Não à toa, os ismaelitas são retratados como vingativos, violentos e com poucas virtudes dentro da história. Além de Issad, José ainda vai comer o pão que o diabo amassou nas mãos de Neferíades (Dandara Albuquerque) --ninfomaníaca, voluntariosa e pouco fiel ao marido Potifar (Val Perré).

Manual do mundo?

A Record sempre deixou claro o aspecto educativo, se for possível o uso do termo, de Gênesis antes mesmo da estreia, ao alardear que "para entender o presente, temos que voltar ao início". O primeiro livro da Bíblia foi vendido ao público como a resposta para as grandes questões humanas, ainda que boa parte das explicações não encontrem respaldo científico.

A expulsão de Lúcifer (Igor Rickli) do Paraíso selou o destino dos dinossauros, já que o diabo se converteu no asteroide que mudou o clima da Terra no Cretáceo. O feminismo, por sua vez, surgiu graças a um mal-entendido entre Adão (Carlo Porto) e as filhas, que chegaram a montar a primeira comunidade hippie da história logo nos capítulos iniciais.

A emissora, apesar de já ter perdido o fôlego e não dar mais o mesmo tratamento para o seu principal produto, até hoje se esforça para oferecer ao telespectador alguns textos "paradidáticos" no site oficial da novela. 

Renato Cardoso, marido de Cristiane Cardoso e genro de Macedo, também chegou a comentar algumas das principais passagens da novela nas redes sociais. Ao ver Eva (Juliana Boller) morder um fruto proibido azul, ele disse aos seguidores que aquela era razão para não haver alimentos daquela cor na natureza --para a tristeza dos mirtilos, é claro.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#73 - José Alfredo descobre que Maurílio está morto em Império!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.