Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DANIEL ANDRADE

Ex-galã da Record e do SBT vira designer após ficar sem contrato na TV

REPRODUÇÃO/SBT E REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Daniel Andrade como Miguel em Chiquititas (esquerda) e em foto para seu Instagram (direita)

Daniel Andrade como Miguel em Chiquititas (à esq.) e em foto recente para seu Instagram

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 13/9/2021 - 6h30

No ar como Miguel na reprise de Chiquititas (2013), no SBT, Daniel Andrade virou designer de interiores após ficar sem contrato na televisão. O novo ofício surgiu quando ele deixou a Record, depois de atuar em Rei Davi (2012). "Falei: 'Cara, o que vou fazer da minha vida?'. Preciso fazer algo que eu goste e que me dê um sustento", relembra.

Aos 45 anos, Andrade tem hoje um escritório que leva seu nome, no Rio de Janeiro, e uma grande lista de clientes. Nos últimos meses, aliás, foi o trabalho como profissional especializado na composição de ambientes que o aliviou diante da crise do coronavírus. "Nesta pandemia, o lado ator deu uma parada. Se eu não tivesse esse lado de designer de interiores, estava frito", admite para o Notícias da TV.

"O trabalho como designer na pandemia continuou. Claro que no início teve o baque, e as pessoas estavam receosas, sem saber o que ia acontecer. Depois, normalizou. O que segurou as pontas na pandemia foi o lado designer de interiores. O ator deu uma sumida", revela.

Atualmente, Andrade se divide entre as obras e os estúdios de televisão. Ele foi escalado para interpretar Lúcio, um médico em Verdades Secretas 2, da Globo. Feliz com o retorno à TV, ele diz que dá seu jeito para equilibrar as duas funções.

"Trabalho com as duas frentes [ator e designer de interiores]. Aqui no Brasil tem uma mania péssima de as pessoas acharem que só se pode ser uma coisa. As pessoas nascem com dons e temos que explorar eles. Quanto mais conhecimento você adquire na vida, melhor para você. Não larguei o lado ator para ser outra coisa. Sempre fui levando os dois e levo até hoje", explica.

A ideia de virar designer de interiores surgiu quando ele finalizou o trabalho como Esbaal em Rei Davi (2012), na Record. Sem contrato na televisão, ele decidiu buscar uma segunda fonte de renda.

"Lembro que, quando saí da Record, quando meu contrato acabou --fiquei seis anos lá--, fiquei sem chão. Pensei: 'E agora? O que vai ser?'. Aí eu falei: 'Cara, o que vou fazer da minha vida?'. Preciso fazer algo que eu goste e que me dê um sustento. Fui fazer a faculdade de Design de Interiores e amei", relembra.

reprodução/instagram

Andrade (à esq.) em Verdades Secretas 2

Chiquititas não atrapalhou estudos

Formado pela Faculdade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, Daniel Andrade detalha que dividiu os estudos com os estúdios. Em 2013, quando ainda era universitário, foi escalado para Chiquititas, no SBT.

Ele não abandonou o curso. Mais do que isso, passou a trabalhar na área ao mesmo tempo em que fazia sucesso como o mascarado Miguel na novela infantil. "Comecei a trabalhar antes mesmo de me formar. Já estava fazendo as minhas obras na casa de amigos. E eu investi, fiz meu site e abri meu escritório", destaca.

Como profissional que projeta espaços de forma harmoniosa e funcional, ele diz que gosta mesmo é de trabalhar no lar das pessoas. "Como designer, faço muito mais residencial. É o que gosto mesmo de fazer. Gosto de conhecer a pessoa, conhecer os desejos e fazer a casa dela. Faço como se fosse para mim, com o que acho bacana. Mas sempre procurando me adaptar aos desejos e à realidade dos clientes, tanto financeira quanto de gosto", diz.

"Não sou aquele cara chato que tenta impor alguma coisa. Sugiro e, dentro disso, a gente vai brincando. O importante é atender ao desejo do cliente. Sigo a linha mais minimalista, com menos coisas, para optar por peças de destaque", finaliza.

Na televisão, Andrade também já atuou nas novelas Prova de Amor (2005), na Record, A Regra do Jogo (2006) e A Dona do Pedaço (2019), na Globo.

Veja trabalhos de Daniel Andrade na TV:

Confira projetos de Daniel Andrade como designer de interiores:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.