Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CREDO E CRUZ

Flor do Caribe: Samuel se choca ao dar de cara com mimo macabro de Hitler

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Sérgio Mamberti, de costas, sentado em uma cadeira de rodas como o Dionísio encara Juca de Oliveira, o Samuel, diante de uma reprodução do quadro A Arte da Pintura, de Vemeer

Dionísio (Sérgio Mamberti) diante da desconfiança de Samuel (Juca de Oliveira) em Flor do Caribe

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 1/10/2020 - 4h47

Em Flor do Caribe, Samuel (Juca de Oliveira) vai encontrar mais uma prova de que Dionísio (Sérgio Mamberti) colaborou com os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Durante um jantar na mansão dos Albuquerque na novela das seis, o ouvires dará de cara com uma obra de arte que pertenceu ao próprio Adolf Hitler (1889-1945) --o quadro A Arte da Pintura, do holandês Johannes Vermeer (1632-1675).

Anteriormente na novela de Walther Negrão, o pai de Ester (Grazi Massafera) passou a investigar o passado do milionário depois de encontrar uma Cruz de Ferro com Samuca (Vitor Figueiredo). O menino, aliás, revelou ao avô que encontrou o símbolo do Terceiro Reich em meio aos pertences do antagonista de Sérgio Mamberti.

Por isso, o personagem de Juca de Oliveira não perderá a oportunidade de entrar no "ninho de cobras" ao ser convidado para um jantar por Guiomar (Claudia Netto). A mãe de Alberto (Igor Rickli) terá voltado à Vila dos Ventos para recuperar o amor do herdeiro e, de quebra, transformar a vida do sogro em um verdadeiro inferno.

Dentro do "castelo nazista", o marido de Lindaura (Angela Vieira) travará diante da gravura. "É uma reprodução tão perfeita. O nome é A Arte da Pintura", estranhará o joalheiro. "De Vermeer. Um pintor extraordinário e holandês como você, Samuel. Eu sempre tive uma grande reverência pela sua arte, particularmente em relação a esse quadro", responderá o ancião.

A personagem de Claudia Netto não perderá a oportunidade de alfinetar o bisavô de Laurinha (Serena e Vitoria Lovatel). "Não só você, Dionísio, mas como o senhor deve saber, esse quadro também era o favorito de um certo Adolf Hitler", disparará a madame.

REPRODUÇÃO/MUSEU DE HISTÓRIA DA ARTE DE VIENA

Detalhe do quadro A Arte da Pintura, de Vermeer

Prova incontestável

Após o flagrante, o carrasco nazista afirmará que não tinha ideia sobre o passado macabro da pintura. "É tão perfeita essa reprodução. Ela foi feita aqui mesmo no Brasil?", questionará Samuel, certo de que se trata do original. "Dionísio trouxe da Europa há muitos anos, tanto tempo que se você perguntar, ele nem lembra mais", emendará Guiomar.

O mau-caráter, no entanto, escapará pelo gongo, já que Nicole (Cinara Leal) interromperá a conversa para chamar todos à mesa. "Está esfriando, vamos comer? Por favor, Samuel, faça as honras", comentará o malfeitor para afastar o rival da moldura.

O folhetim da Globo abre uma licença poética para denunciar os crimes de guerra de Dionísio, já que A Arte da Pintura realmente pertenceu a Hitler --que deu a obra como um "mimo" pelos serviços prestados pelo vilão aos nazistas. Contudo, na vida real o original está no Museu de História da Arte em Viena, na Áustria.

Com a estreia da novela Nos Tempos do Imperador adiada para 2021, a Globo definiu a reprise de Flor do Caribe como substituta da reapresentação de Novo Mundo. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica diariamente o resumo da novela das seis que a emissora reprisa devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) neste ano. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TVno YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Flor do Caribe e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Flor do Caribe: Capítulos de 26 a 27 de fevereiro

Sexta, 26/2 (Capítulo 155)
Hélio sai da prisão e é recepcionado com festa humilde pelos irmãos. Cassiano deixa Candinho e sua família milionários ao dar pedras de turmalina paraíba para eles. Amaralina e Rodrigo revelam que se casaram em Las ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.