Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REPRISE

Debandada da Globo: Por que elenco de Paraíso Tropical deixou a emissora?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com os atores Bruno Gagliasso, Wagner Moura e Alessandra Negrini caracterizados como seus personagens em Paraíso Tropical

Bruno Gagliasso, Wagner Moura e Alessandra Negrini em Paraíso Tropical; os três deixaram as novelas

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 6/7/2021 - 6h35

Desde esta segunda (5), a novela Paraíso Tropical (2007) passou a ser reprisada pela primeira vez. Exibido originalmente em 2007 na Globo, o folhetim agora é reexibido no Viva. Vários atores do núcleo principal ganharam fama com seus trabalhos na teledramaturgia, mas hoje não fazem mais parte do elenco da emissora. O que aconteceu com eles?

A Globo e a indústria audiovisual vivem hoje um momento muito diferente daquele de 2007. Os contratos fixos não abrangem mais tantos atores na emissora --houve uma série de demissões de grandes nomes nos últimos anos, e outros atores se mantêm contratados por obra. Ou seja, quando termina uma novela ou série, estão livres para atuarem na concorrência.

Ao mesmo tempo, o mercado expandiu muito com o streaming. Hoje, os atores não dependem apenas da Globo se quiserem ter relevância e repercussão em trabalhos televisivos. Além de Record e SBT, também há oportunidades na Netflix, no Prime Video, na HBO Max e em diversos canais por assinatura.

Assim, houve quem optasse por deixar carreira consolidada na Globo para buscar papéis e trabalhos em outros lugares. É o caso de Bruno Gagliasso. O Ivan de Paraíso Tropical deixou a emissora após o fiasco de O Sétimo Guardião (2018), em busca de oportunidades diferentes daquilo que já havia feito na Globo.

Ele foi contratado pela Netflix, e em maio deste ano começou a gravar a série Santo, uma coprodução entre Brasil e Espanha. Gagliasso interpreta um policial federal que procura um narcotraficante perigoso.

"A Netflix me traz a possibilidade do novo. Eu sou um ator que fez de tudo em novelas, e elas sempre terão um lugar especial no meu coração. Só que, nesse momento, meus olhos brilham por outras coisas", disse Gagliasso à Revista 29Horas em março deste ano.

Alessandra Negrini, que interpretou as gêmeas Paula e Taís, mocinha e vilã de Paraíso Tropical, também se juntou ao bonde da Netflix. Após atuar em Orgulho e Paixão (2018), sua última novela na Globo, ela fez parte do elenco de duas séries da plataforma. Atuou em Samantha! (2018) e é a Cuca de Cidade Invisível (2021), atração que teve segunda temporada confirmada.

Wagner Moura também migrou para a gigante do streaming e fez carreira internacional. Paraíso Tropical foi sua última novela --e ele teve muito sucesso como o vilão Olavo. O ator ainda atuou em mais algumas séries na Globo, mas se destacou mesmo em Narcos, série da Netflix em que interpretou o traficante Pablo Escobar e pela qual foi indicado ao Globo de Ouro em 2016.

Ele também investiu no cinema, com mais de um filme por ano. Tropa de Elite 1 e 2 (2007 e 2010) e Elysium (2013) são alguns dos títulos que tiveram mais repercussão. Está escalado para o elenco de The Grey Man, longa da Netflix.

Na quinta-feira passada (1º), Paulo Vilhena, que também fez parte do elenco de Paraíso Tropical, anunciou sua saída da Globo após 23 anos. A equipe do artista destacou que ele está em um "novo ciclo" na área musical. Desde o início da pandemia da Covid-19, ele integra o coletivo Velotrollers ao lado dos amigos Aramis Buratto e Nana Rizzini.

divulgação/TV Globo

Gustavo Leão e Marcello Antony em cena

Fora do Brasil

Nos últimos anos, tem havido um movimento de muitas pessoas buscando uma vida nova em outros países, e atores também entraram nessa onda. Marcello Antony, o Cássio de Paraíso Tropical, partiu em 2018 para Portugal e chegou a fazer uma novela lá: Valor da Vida, na TVI. Seu último trabalho na Globo foi Malhação, em 2017.

Fernanda Machado estava em ascensão na Globo quando atuou como a Joana de Paraíso Tropical. Ela fez parte do elenco da emissora até 2013, quando atuou em Amor à Vida. A atriz se casou com um empresário norte-americano em 2014 e se mudou para a Califórnia, nos Estados Unidos, para viver com ele e os filhos. Volta ao Brasil só para trabalhos pontuais.

Gustavo Leão não só mudou de país como também de carreira. O Mateus de Paraíso Tropical trocou a Globo pela Record em 2013 e, depois, a Record pelo Canadá em 2017. Lá, fez um curso de Gastronomia e se formou como chef de cozinha. Leão se mudou novamente, para Orlando, nos Estados Unidos. Nas redes sociais, costuma postar fotos de pizzas e bolos que faz profissionalmente.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.