Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Descomplica

De tara sexual a gato místico: Dez dicas para entender O Sétimo Guardião

Fotos: Reprodução/TV Globo

Gabriel (Bruno Gagliasso) morreu e 'ressuscitou' no primeiro capítulo da novela das nove - Fotos: Reprodução/TV Globo

Gabriel (Bruno Gagliasso) morreu e 'ressuscitou' no primeiro capítulo da novela das nove

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 20/11/2018 - 18h53

Após estrear em uma semana com feriado prolongado, O Sétimo Guardião parece ainda mais confusa do que realmente é. Afinal, o realismo fantástico na TV é coisa do século passado, fez sucesso nos anos 1990. Por isso, o Notícias da TV desvenda em dez passos os segredos para entender a trama de Aguinaldo Silva.

Antes, é necessário lembrar que o gênero adotado pelo autor é o mesmo de Saramandaia (1976), cujo remake mostrou em 2013 uma mulher explodindo de tanto comer e um homem alado.

São histórias que têm magia, como a de Jorge Tadeu (Fábio Júnior), que aparecia depois de morto para mulheres que comiam uma flor que brotava em seu túmulo em Pedra Sobre Pedra (1992).

"Antes de ser um conceito literário ou plástico, é uma ideologia de vida. É a maneira como um autor enxerga o mundo. Cada um tem a sua própria magia interna para sobreviver e ultrapassar os obstáculos do dia a dia na história que conta", explica Mauro Alencar, doutor e mestre em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela USP (Universidade de São Paulo). 

Confira, então, os dez segredos do mundo fantasioso de O Sétimo Guardião:

Luz (Marina Ruy Barbosa) tem o dom da premonição porque foi banhada na fonte ainda bebê

Mocinha vidente
Luz (Marina Ruy Barbosa) tem o dom da premonição por meio de sonhos. Ela não sabe porque foi abandonada bebê na porta de Sóstenes (Marcos Caruso), mas será a revelação de sua origem que vai explicar porque a ruiva tem vidência.

Expulsa de casa grávida de nove meses, a mãe dela, Neide (Viviane Araújo), deu à luz no meio de uma tempestade. A menina recém-nascida foi abandonada e encontrada por Ondina (Ana Beatriz Nogueira) quase morta.

Luz foi banhada na água da fonte sagrada de Serro Azul pela cafetina. Com poder de cura, a água salvou a vida dela e a tornou parte do grande mistério da cidade.

León vai virar homem no próximo mês e acabar com mistério de seu passado na história

Gato homem
León é um gato místico. O oitavo e secreto guardão da fonte sagrada. Nenhum dos guardiões tem certeza, mas dizem que ele foi um guardião-mor que desobedeceu a regra de não se casar. Seu castigo foi virar gato e viver sem poder falar.

Ele voltará à forma humana, quando parte desse mistério poderá ser desvendado, a partir do capítulo de número 30, no ar em 15 de dezembro. Eduardo Moscovis interpretará León após a tranformação.

Entre os sete guardiões da água sagrada, tem cafetina, prefeito, médico, esotérica e delegado

Sete guardiões
A fonte, com água que cura e rejuvenesce, é guardada por uma espécie de irmandade há séculos. São sete habitantes de Serro Azul que parecem pessoas normais. Passaram por um processo secreto e são substituídos cada vez que um deles morre. Toda essa história foi criada por Silva para fugir da realidade.

Luz  e Gabriel estão ligados pelo amor e por água milagrosa na história de Aguinaldo Silva

O substituto
O grupo conta com um líder que é o responsável pela manutenção do segredo. Egídio (Antonio Calloni) é esse homem. Sem saber que teve um filho com Valentina  (Lilia Cabral) após abandoná-la no altar para cumprir sua missão como guardião, ele está predestinado a morrer. Gabriel (Bruno Gagliasso) herdou a tarefa de substituí-lo e ainda tenta entender como o chamado do gato León mudará sua vida para sempre.

Marilda (Letícia Spiller) se mantém bela e jovem graças à água milagrosa da fonte da novela

Beleza mágica 
A prova do poder de rejuvenescimento da fonte é Marilda (Letícia Spiller). A mulher do prefeito descobriu sozinha a fonte, após bisbilhotar as saídas secretas do marido para se encontrar com os outros guardiões. Se banha nas águas e também "engarrafa" a sua beleza para as manutenções que faz casa, alegando usar o "soro da juventude" da empresa da irmã, a Marsalla Cosméticos.

Mãe de Geandro (Caio Blat) e Júnior (José Loreto), ela também inventa mil desculpas para justificar uma aparência de 40 anos aos curiosos da cidade. "Ela é mais velha, dois ou três anos, que a personagem da Lilia [Cabral], mas se mantém jovem por causa da água da fonte", conta Letícia Spiller.

Machado (Milhem Cortaz) tem tara em usar calcinha e esconde uma coleção no porão de casa

Tara por calcinha
Dois personagens viris já estão dando o que falar. Um deles tem uma estranha tara por calcinhas. Apesar de ser o delegado de Serro Azul, Machado (Milhem Cortaz) furta calçolas para vestir escondido.

Com o apoio de sua mulher, que descobriu o seu segredo, ele não precisará mais roubar para manter seu fetiche. Rita de Cássia (Flávia Alessandra) vai se encarregar de manter o estoque de calcinhas do marido vasto e com as novidades do mercado.

Afrodite (Carolina Dieckmann) não tem sossego no período fértil porque marido quer filho

Furor por filho craque
O outro personagem cheio de apetite sexual é Nicolau (Marcelo Serrado). Pai de quatro filhos, ele não dá sossego à mulher, Afrodite (Carolina Dieckmann), porque sonha em ter um filho jogador de futebol.

Porém, o chapeiro vai se revelar cada vez mais machista quando descobrir que além do filho dançarino, tem uma menina que, em vez de se casar, vai querer sair Brasil afora lutando karatê.

Beata Mirtes (Elizabeth Savalla) atormenta a nora alcoólatra, Stella (Vanessa Giácomo)

Guerra santa
Parte dos conflitos também virão de grupos rivais que defenderão crenças ou apenas a liberdade de fezerem o que querem com suas vidas. A turma da igreja vai brigar pela moral e bons costumes.

A líder dos cristãos é a beata Mirtes (Elizabeth Savalla), uma mulher que não sai da missa, mas que adora maltratar a nora e o viúvo de sua filha. Ela também vai pregar a expulsão da cafetina da cidade, Ondina, e da bruxa Milu (Zezé Polessa), dona da casa de produtos esotéricos da cidade.

joão Cotta/tv globo

Núcleo do cabaré tem cafetina guardiã da fonte, gaga, gay enrustido e até sadomasoquista 

Profanas e enrustido
Ondina ainda mostrará poderes mágicos mais para a frente. É dona do canto da sereia: quando canta nenhum homem resiste. Seu bordel é um lugar onde terão shows muito animados de pole dance, sadomasoquismo e tango.

O único personagem gay previsto por enquanto na novela está nesse núcleo, é Adamastor (Theodoro Cochrane). "Mas ele jura que não é", diverte-se Silva.

João cotta/TV Globo

Louise Marie (Fernanda de Freitas), Valentina (Lilia Cabral) e Sampaio (Marcello Novaes)

Vilões de desenho animado
A chegada de Valentina a Serro Azul vai gerar uma espécie de corrida pelo ouro. A vilã falida vai investir pesado para lucrar com a água da fonte, enquanto Olavo (Tony Ramos) e Laura (Yanna Lavigne) vão traçar planos de vingança contra Gabriel e sua mãe por causa do abandono do casamento no primeiro capítulo.

Mais para a frente, os vilões viverão armando planos infalíveis para passarem a perna uns nos outros e novos aliados vão entrar nessa. Até o prefeito guardião, Eurico (Dan Stulbach) vai mudar de lado. 

Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.