Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novo rosto em SP

Globo contrata repórter após negar vaga para apresentadora doente

Reprodução/TV Globo

A repórter Luzia Vaz em entrada ao vivo no Bom Dia São Paulo: ficou com a vaga de Izabella Camargo - Reprodução/TV Globo

A repórter Luzia Vaz em entrada ao vivo no Bom Dia São Paulo: ficou com a vaga de Izabella Camargo

DANIEL CASTRO

Publicado em 19/11/2018 - 6h12

Menos de dez dias após negar vaga na reportagem para Izabella Camargo, demitida ao voltar de licença médica, a Globo contratou uma jornalista para reforçar a equipe de São Paulo. Desde a última quarta (14), os telejornais gerados na capital paulista contam definitivamente com os serviços de Luiza Vaz, ex-RPC de Curitiba. Izabella foi dispensada no dia 5.

Foi a própria Luiza quem vazou a informação, em uma rede social. "Eu estava com o coração acelerado e com um baita frio na barriga quando cheguei ao número 750 da rua Mamoré [em Curitiba], no dia 2 de abril de 2012. Eu tinha 21 anos, recém terminado a faculdade e [tinha] um monte de sonhos. [...] Essa estrada que comecei a pavimentar hoje leva meu caminho um pouco mais longe. Começo um novo desafio, numa cidade maior, com pessoas novas e com a dedicação de sempre. A Globo São Paulo vai ser minha nova casa", anunciou em um "textão".

Luiza estava em São Paulo desde meados de agosto. Estava emprestada pela afiliada da Globo no Paraná, que pagava seu salários. Para tentar a sorte "numa cidade maior", onde tem mais chances de virar repórter de rede, ela se hospedou na casa de parentes. Luiza chegou a se despedir de São Paulo em 18 de setembro, também via Instagram.

A demissão de Izabella Camargo, no entanto, abriu uma vaga na reportagem em São Paulo e mudou a sorte da paranaense.

Izabella era apresentadora do mapa-tempo nos telejornais matinais, e um repórter deverá ser deslocado para cobrir seu lugar. Por enquanto, Jacqueline Brazil, que até adiou as férias para cobrir a licença de Izabella, está em sua função, interinamente, e o repórter local Marcelo Poli tem sido testado para ser substituto no mapa-tempo.

Izabella Camargo estava afastada desde 14 de agosto, quando teve um apagão no ar enquanto apresentava a previsão do tempo no jornal Em Ponto, da GloboNews. "Estava falando do tempo nas capitais e não conseguia lembrar de Curitiba. Só falava 'no Paraná, no Paraná, no Paraná', até que o [José Roberto] Burnier falou Curitiba. Não lembrava a capital do meu Estado", lembra a paranaense de Apucarana.

reproduçÃO/TV GLOBO

Izabella Camargo no Hora 1 de 14 de agosto, quando foi afastada por problemas de saúde

A jornalista foi diagnosticada com síndrome de burnout. Resumidamente, é o desgaste emocional que danifica aspectos físicos e psíquicos da pessoa, reduzindo a naturalidade e a velocidade com que ela realiza suas tarefas.

Izabella chegou à conclusão de que a doença estava diretamente relacionada ao fato de ter trabalhado de madrugada na maior parte dos seis anos em que atuou na Globo. Desde 2014, ela chegava na emissora às 3h _às vezes, à 1h; outras, às 2h. "O turno da madrugada vai te dando um déficit celular. Trabalhar em horário especial descompensa os órgãos."

Aconselhada por médicos, Izabella pediu a seus chefes para que pudesse fazer "trocas intertemporais", ou seja, mudar de turno durante alguns meses, como forma de amenizar os efeitos da síndrome. Não foi atendida.

Ao voltar ao trabalho, no dia 29 de outubro, foi chamada por Cristina Piasentini, diretora regional de Jornalismo. Ela lhe disse que não poderia correr o risco de devolvê-la aos telejornais (Hora 1, Em Ponto e Bom Dia Brasil) depois dos apagões. Izabella pediu para voltar à reportagem. "Não tem mais vaga", ouviu.

O Notícias da TV apurou que Izabella foi demitida porque seus chefes suspeitaram, a partir de suas postagens em redes sociais, que ela supervalorizou seus problemas e se afastou mais tempo do que precisava como uma forma de pressionar a mudança de turno.

"Estou sendo punida por ter ficado doente, com uma doença funcional, e os laudos provam isso. Foi um susto. Esperava qualquer coisa, menos ser demitida", disse Izabella com exclusividade ao Notícias da TV no último dia 8. Procurada no início da tarde da última sexta-feira, a Globo não se manifestou sobre o assunto.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.