Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

IGUAIS, MAS DIFERENTES

Anita não está sozinha: Fórmula da sósia se repete até em Além da Ilusão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Taís Araujo como Anita em Cara e Coragem e o ator Paulo Betti como Valentino em Além da Ilusão; eles estão olhando para frente com tom sério

Anita (Taís Araujo) em Cara e Coragem e Valentino (Paulo Betti) em Além da Ilusão: história se retepe

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 9/7/2022 - 6h20

Em Cara e Coragem, Anita (Taís Araujo) surpreendeu a todos os personagens que a conhecem pela semelhança com Clarice (Taís Araujo). A massoterapeuta da novela das sete da Globo, entretanto, não está sozinha. A fórmula de sósias já é comum nas novelas e se repete até mesmo em Além da Ilusão, com a dose extra de Paulo Betti como o empresário Constantino e o adivinho argentino Valentino.

No folhetim de Cláudia Souto, a figura de Anita traz consigo mistérios por sua aparição logo após a morte da empresária. Nos próximos capítulos, a jovem ficará na mira de Pat (Paolla Oliveira), que acreditará que ela pode ser a própria ricaça disfarçada.

Mas a novela já exibiu um flashback que mostrou a ligação que as "clones" tinham. Elas se conheceram por acaso e se tornaram grandes amigas. Só que a ex-presidente da Siderúrgica Gusmão também resolveu se aproveitar dessa relação para facilitar a própria vida.

Enquanto isso, na trama das seis o marido de Julinha (Alexandra Richter) chegou a ficar em choque quando conheceu o homem ao qual é idêntico, pois além da semelhança, o estrangeiro ganhou o coração de Santa (Arlete Salles), sua sogra, com quem vive em pé de guerra.

Resta, agora, aguardar os próximos capítulos para saber se o sósia é realmente apenas alguém muito parecido ou se Constantino teve um irmão separado na infância.

reprodução/tv globo

Paulo Betti como Constantino e Valentino em Além da Ilusão

Paulo Betti como Constantino e Valentino

Nada de gêmeos

Nas novelas, não é de hoje que surgem no decorrer dos capítulos personagens idênticos a outros, que, interpretados pelo mesmo ator ou atriz, não são irmãos gêmeos na trama, mas apenas alguém muito parecido, o chamado sósia. 

Na novela das sete Cheias de Charme (2012), Inácio (Ricardo Tozzi) era a cara de Fabian (Ricardo Tozzi). Ao longo da trama, personagens e o público pensaram que os dois fossem gêmeos separados na maternidade, mas na reta final a verdade veio à tona em uma participação do par romântico de Rosário (Leandra Leal) no programa do Gentil (Gustavo Gasparini).

No passado, ele se envolveu com Dália (Maria Helena Chira), uma fabianática desequilibrada que, no auge da loucura causou um acidente em que Inácio ficou com o rosto gravemente ferido. Inácio, então, precisou passar por uma cirurgia plástica e, na ocasião, a namorada deu ao médico uma foto com o rosto de Fabian como modelo.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Inácio (Ricardo Tozzi) em Cheias de Charme

Inácio (Ricardo Tozzi) em Cheias de Charme (2012)

No ano anterior e na mesma faixa, Flávia Alessandra também deu vida a sósias em Morde e Assopra (2011), de Walcyr Carrasco. Mas nesse caso, Naomi tinha uma segunda versão dela própria, em robô. A máquina foi criada por Ícaro (Mateus Solano) à imagem de sua mulher e programada com as mesmas lembranças dela.

Ao poucos, a outra Naomi adquiriu personalidade e sentimentos e chegou a se apaixonar por Leandro (Caio Blat), o jardineiro da mansão. Com personalidade maquiavélica, a robô chegou a cometer um crime ao assassinar o delegado Pimentel (Tarcísio Filho).

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Naomi verdadeira e Naomi robô (Flávia Alessandra)

Naomi verdadeira e Naomi robô (Flávia Alessandra) 

A tecnologia também foi utilizada para criar sósias em outra novela, mas de outra forma. Em Metamorphoses (2004), na Record, após sofrer um grave acidente durante uma fuga ao lado de Lia (Vanessa Lóes), Circe (Lígia Cortez) teve o rosto da irmã, que acabou sem vida, transplantado.

A ideia do cirurgião Lucas (Luciano Szafir) era protegê-la de uma perigosa máfia, fazendo com que todos pensassem que ela tivesse morrido no lugar de Lia. O pior é que ela acordou sem memória, e o médico fez com que ela acreditasse que era mesmo Lia.

A fórmula de sósias também já era usada na telinha no século passado. Em O Semideus (1973), novela de Janete Clair, Tarcísio Meira viveu o empresário Hugo, que ao longo da história acabou vítima de um golpe armado por seus inimigos. Após um acidente, ele foi sequestrado e substituído por Raul, um desconhecido que aceitou se passar pelo ricaço em troca de dinheiro.

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Tarcísio Meira em O Semideus (1973)

Tarcísio Meira em O Semideus (1973)

A troca de personagens por outros fisicamente iguais também esteve presente em O Outro (1987), novela de Aguinaldo Silva. Na trama, Francisco Cuoco interpretou o milionário Paulo Della Santa e o simplório Denizard de Matos, dono de um ferro-velho. 

Após se encontrarem, os dois foram vítimas de uma explosão, incidente em que o corpo de Paulo desapareceu e Denizard perdeu a memória. O pobretão acabou sendo levado pela família do ricaço, assumindo, assim, sua identidade.

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Francisco Cuoco em O Outro (1987)

Francisco Cuoco em O Outro (1987)

Em Cara e Coroa (1995), a novela começou com a fórmula das sósias. Na trama de Antônio Calmon, Fernanda (Christiane Torloni) conheceu Vivi (Christiane Torloni) na cadeia, e as duas trocaram de lugar em um plano de Mauro (Miguel Falabella).

Ao ser vítima de um derrame, Fernanda foi substituída pela sósia e saiu da prisão em seu lugar. No entanto, no final da novela, o público descobriu que as duas eram irmãs gêmeas separadas na infância.

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Christiane Torloni como Fernanda e Vivi em Cara e Coroa

Christiane Torloni como Fernanda e Vivi

Falsa identidade

Outro recurso para "aproveitar" o mesmo ator em dois personagens em uma novela, é o o da falsa identidade. Em Suave Veneno (1999), novela de Aguinaldo Silva, a enigmática Maria Inês (Gloria Pires) entrou na vida de Waldomiro (José Wilker) e depois desapareceu junto a diamantes do ricaço. Posteriormente, ela reapareceu na vida do empresário, mas fingindo ser outra pessoa, com uma personalidade completamente diferente e nome de Lavínia. 

O mesmo caso aconteceu em A Lei do Amor (2006), trama das nove de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Após desaparecer no mar em uma briga com Tiago (Humberto Carrão), Isabela (Alice Wegmann) voltou para a vida do rapaz como Marina e durante muito tempo negou que fosse a mesma pessoa.

No final da novela, ela revelou ao amado que tudo não passava de um plano dela para se vingar, pois acreditava que o namorado era o responsável por arremessá-la fora do barco.

A trama principal de Selva de Pedra (1972/1986) também seguiu esse molde. Depois de escapar com vida de um grave acidente, Simone (Regina Duarte/Fernanda Torres), foi embora do Brasil e deixou Cristiano (Francisco Cuoco/Tony Ramos) viúvo. Um ano depois, ela retornou ao país sob a identidade de Rosana Reis, uma suposta irmã gêmea.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Regina Duarte e Fernanda Torres em Selva de Pedra

Atrizes das duas versões de Selva de Pedra

E afinal, quem é Anita?

Ao longo de Cara e Coragem, será revelado que a poderosa sugeriu à amiga de Dalva (Carol Portes) que ela assumisse sua identidade em algumas ocasiões. Dessa forma, a pobretona aproveitava uma vida de luxo enquanto ia a eventos mais chatos no lugar da milionária.

De certa forma, Clarice virava duas pessoas diferentes graças ao arranjo. Tudo desandou quando, na volta de uma dessa festas, Anita conheceu Samuel (Alejandro Claveaux) e se apaixonou por ele. Entretanto, ela estava disfarçada como a sósia e nunca contou ao amado sua verdadeira identidade. Ou seja, o pescador morreu sem saber que foi enganado.

Cara e Coragem é uma novela escrita por Claudia Souto, a mesma autora de Pega Pega (2017). Com direção artística de Natalia Grimberg, o folhetim aborda o universo dos dublês e será substituído por Vai na Fé, trama de autoria de Rosane Svartman. 


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros Ouça "#108 - Pantanal: José Lucas passa dos limites e enfrenta fúria de Maria Marruá!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Cara e Coragem e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.