Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONFRONTO

Fim do mundo? Veja cinco filmes sobre guerra entre humanos e extraterrestres

DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO

Dan (Chris Pratt) no lado direito de camiseta azul segurando uma arma com as duas mãos e de olho na mira e uma mulher no lado esquerdo com a mesma arma olhando para frente em cena de A Guerra do Amanhã

Dan (Chris Pratt) em cena de A Guerra do Amanhã; filme de ação acaba de entrar no Prime Video

LUÍS FELIPE SOARES

luis@noticiasdatv.com

Publicado em 3/7/2021 - 10h30

O destino da Terra já foi colocado em risco diversas vezes no cinema quando raças alienígenas aparecem em clima nada amistoso. O fim do mundo é tema frequente em ficções científicas com histórias de diferentes tipos. As opções têm em comum o fato de que a guerra entre humanos e extraterrestres com tecnologia mais avançada é a única maneira de decidir o futuro do planeta.

O Prime Video acrescentou mais um título em atrações do gênero com A Guerra do Amanhã, que estreou no streaming na sexta-feira (2). O ator Chris Pratt (Guardiões da Galáxia) vive o herói do momento, que terá que viajar para o futuro para tentar salvar o mundo em uma realidade que não é a sua.

Muita ação é envolvida nesse tipo de produção, com efeitos visuais aos montes sendo essenciais para a criação das batalhas e para dar forma aos inimigos vindos do espaço. Há histórias mais sérias, aventuras amenas e até mesmo comédias que fazem piada com o gênero.

O Notícias da TV lista cinco filmes que mostram combates interplanetários entre seres humanos e extraterrestres pela sobrevivência da humanidade e a existência da Terra.

  • A Guerra do Amanhã: A chegada de viajantes do tempo com a convocação de homens e mulheres para ajudar a humanidade na luta contra seres extraterrestres marca a história de A Guerra do Amanhã. O mais novo exemplar desse tipo de filme é uma mistura de ação e ficção científica.

    Na trama, Dan (Chris Pratt) é um professor do Ensino Médio e pai de família que passa tempo com a filha quando um acontecimento inesperado muda os rumos da Terra. Um grupo de pessoas vindo de 2051 explica que os humanos estão em guerra contra uma espécie alienígena mortal, mais inteligente, mais ágil e mais forte.

    A esperança de vitória está em ter um número maior de indivíduos para ajudar no combate, então soldados e civis do presente serão levados para o campo de batalha futurista. Dan precisa fazer o possível para salvar o mundo e voltar para casa.

    A direção é de Chris McKay (Lego Batman: O Filme) e o roteiro é assinado por Zach Dean (Um Dia para Viver). A Guerra do Amanhã está disponível para assinantes do Prime Video.

DIVULGAÇÃO/FOX

Explosão da Casa Branca é ponto alto

  • Independence Day: Uma das batalhas mais lembradas entre humanos e alienígenas é mostrada no longa-metragem Independence Day (1996). Com o Dia da Independência dos Estados Unidos como pano de fundo, a história marcou época na disputa pelo controle da Terra.

    O filme apresenta uma invasão extraterrestre que se desenvolve aos poucos. Os sistemas de comunicação acabam invadidos, os satélites em órbita são hackeados, e o ataque mundial ocorre em diferentes partes do mundo sem que qualquer contra-ataque surta efeito.

    Após o primeiro caos, o presidente norte-americano Thomas J. Whitmore (Bill Pullman) convoca todos os sobreviventes que consigam pilotar um avião para uma última tentativa. O piloto Steven Hiller (Will Smith) e o pesquisador David Levinson (Jeff Goldblum) apostam ainda em um plano no qual é necessário se infiltrar na nave-mãe dos ETs.

    Conhecidos por grandes filmes de destruição, o cineasta Roland Emmerich (O Dia Depois de Amanhã) comanda a produção. Ele ainda dirigiu Independence Day: O Ressurgimento (2016), continuação sem grande sucesso. O longa-metragem original pode ser encontrado em plataformas on demand.

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS.

Bill Cage (Tom Cruise) em batalha futurista

  • No Limite do Amanhã: O confronto com estranhos seres de outro planeta que invadiram a Terra fica ainda mais bizarro quando uma conexão com essas criaturas faz com que o protagonista reviva o mesmo dia quase que eternamente. Essa é a trama de No Limite do Amanhã (2014), com reviravoltas um tanto quanto engenhosas que chamam a atenção.

    O foco da história é em Bill Cage (Tom Cruise). Ele trabalha como relações-públicas das Forças Armadas dos Estados Unidos e é obrigado a ajudar na linha de frente da batalha naquele que é considerado o confronto final. Mesmo com armadura especial que lhe dá mais velocidade e força, o personagem principal morre no primeiro encontro com o inimigo.

    De maneira inexplicável, ele acorda no momento em que chega ao quartel-general ao qual tinha sido enviado. Cage percebe que revive o mesmo dia sempre que é morto. O contato com Rita Vrataski (Emily Blunt), que lidera o esquadrão, faz com que ele comece a entender o que lhe aconteceu e como isso é fundamental para a vitória dos humanos.

    A direção é de Doug Liman (Sr. & Sra. Smith), e a trama é baseada no mangá All You Need Is Kill, de Hiroshi Sakurazaka. O filme está disponível no catálogo da Netflix.

DIVULGAÇÃO/TRISTAR PICTURES

Povo Na'vi está na mira dos humanos

  • Avatar: Misturando gêneros na mesma história, Avatar (2009) é um conto épico sobre a aproximação dos humanos e seres de outro planeta. Empatia pelo desconhecido, conflitos culturais e confrontos de grandes proporções movimentam a trama.

    Jake (Sam Worthington) é soldado que ficou paraplégico após um combate e acaba selecionado para participar do programa Avatar. Ele viaja para Pandora, uma lua extraterrestre habitada por seres humanoides conhecidos como Na'vi, com pele azul e maior capacidade física. O projeto científico coloca a mente das pessoas no corpo de um boneco orgânico.

    Enquanto Jake tem a oportunidade de andar novamente e conhece um universo completamente novo, suas informações são vitais para que uma guerra contra os Na'vi seja realizada pelo controle de fontes de energia valiosas. O protagonista tem de escolher por qual lado irá batalhar.

    James Cameron (Titanic) comanda o longa-metragem e está à frente em um projeto idealizado com quatro continuações para chegar aos cinemas nos próximos anos. A ideia é que o mundo alienígena seja apresentado de diferentes maneiras. Avatar faz parte do catálogo do Disney+.

DIVULGAÇÃO/WARNER BROS.

Alienígenas se divertem em invasão à Terra

  • Marte Ataca!: Os filmes que exploram o confronto entre humanos e alienígenas também podem aproveitar a comédia para chamar a atenção. Marte Ataca! (1996) aposta em tom escrachado nas piadas e no estilo dos invasores para mostrar ETs estranhos, um pouco idiotas e perigosos.

    O plano de ataque dos marcianos de olhos esbugalhados e cérebro aparente apenas deseja a destruição como fonte de diversão. Após enganar a humanidade com uma falsa propensão para a paz, eles revelam que pretendem acabar com tudo e com todos, para desespero da população.

    O tom satírico da trama faz com que haja muitos personagens caricatos, como um durão presidente dos Estados Unidos, um incapaz líder das Forças Armadas, um intelectual que acredita saber o que realmente acontece e uma hippie moderninha que acredita na ajuda vinda do espaço.

    O filme tem direção de Tim Burton e traz no elenco nomes como Jack Nicholson, Sarah Jessica Parker, Natalie Portman, Michael J. Fox e Pierce Brosnan. A comédia está no catálogo da HBO Max.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.