Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ATOR FRANCÊS

Gérard Depardieu é preso após acusações de agressão sexual em gravação de filme

REPRODUÇÃO/NETFLIX

Gérard Depardieu usa terno e encara um ponto fixo em cena de Marseille

Gérard Depardieu em cena da série Marseille, da Netflix; ele foi detido por agressão sexual

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/4/2024 - 11h32

Alvo de acusações de agressão sexual datadas do início do ano, Gérard Depardieu foi preso nesta segunda (29) em Paris. Ele está sob custódia e deve responder um interrogatório sobre as denúncias. O ator, considerado um ícone do cinema francês, teria abusado de uma decoradora que trabalhou na produção do filme Les Volets Verts, de 2021, e de uma assistente de direção de Le Magicien et les Siamois, curta-metragem de 2015.

A decoradora afirmou que que o artista fez comentários indecentes e depois a "agarrou brutalmente" e "esfregou sua cintura, a barriga, até os seios". Já a segunda mulher, que tinha 24 anos na época do suposto abuso, disse que Depardieu teria utilizado palavras indecentes e passado a mão sobre "todo o corpo dela".

As denúncias somam-se à extensa ficha de Depardieu no âmbito de crimes sexuais. Só no ano passado, 13 mulheres o denunciaram à revista francesa Médiapart. A publicação detalhou inúmeros casos de tateamento, comentários obscenos e atos inapropriados de Depardieu em sets de filmes e séries entre 2004 e 2022. Isso inclui trabalhos importantes do ator, como a série Marseille (2016-2018) e o filme Dumas (2015).

O ator se recusou a comentar as acusações, mas seus advogados negaram qualquer comportamento criminoso. A equipe jurídica ainda disse que algumas das acusações parecem ser baseadas em "avaliações muito subjetivas e/ou julgamentos morais".

Pouco antes, em 2018, a atriz Charlotte Arnould o denunciou por agressão sexual e dois estupros. No mesmo ano, vazou um vídeo em que o francês fazia comentários obscenos durante uma visita à Coreia do Norte.

"As mulheres adoram andar a cavalo. Seu clitóris roça no punho da sela. Elas gostam muito, são grandes vadias", disse ele no vídeo, enquanto assistia a um treino de hipismo. O ator ainda expandiu seus comentários para uma criança que praticava o esporte. "Isso mesmo, minha garota, continue", disse.

Produtores sabiam de comportamento

O caso mais recente, que levou o ator a ser detido, seria de conhecimento também dos produtores dos filmes. A atriz Anouk Grinberg afirmou, em março deste ano, que os profissionais responsáveis já sabiam ter "contratado um agressor".

"Sabiam perfeitamente que duas mulheres haviam sido gravemente agredidas. E para encobrir sua covardia, sua incapacidade para proteger as mulheres, [Jean Becker e os produtores] me acusam de mentir", disse ela em entrevista à AFP.

Durante a filmagem, havia uma profissional encarregada de apurar e evitar casos de assédio, mas Grinberg afirmou que nunca a conheceu. "Em alguns filmes com Depardieu, a equipe alertou antes de rodar: 'Se houver algum problema, calem-se. Se falarem, serão demitidos'", arrematou a artista.

TUDO SOBRE

Filme

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.