ASTRO FRANCÊS
Divulgação/Netflix
Gérard Depardieu em cena da série Marseille, da Netflix; ator francês é acusado de assédio
Ator indicado ao Oscar, Gérard Depardieu está sendo acusado de assédio sexual e comportamento indevido por 13 mulheres que o denunciaram à revista francesa Médiapart. As acusações são parte de uma longa investigação feita pelo veículo sobre as atitudes do astro francês ao longo dos anos.
Em artigo publicado nesta quarta-feira (12), a publicação detalha inúmeros casos de tateamento, comentários obscenos e atos inapropriados de Depardieu em sets de filmes e séries entre 2004 e 2022. Isso inclui trabalhos importantes do ator, como a série Marseille (2016-2018), da Netflix, e o longa Dumas (2010).
Depardieu se recusou a comentar a história, mas seus advogados negaram qualquer comportamento criminoso. A equipe jurídica ainda disse que algumas das acusações parecem ser baseadas em "avaliações muito subjetivas e/ou julgamentos morais" feitos por jornalistas.
Ainda segundo a publicação, o comportamento do ator, mais conhecido por viver Obelix na franquia Asterix e Obelix, seguia um padrão comum, envolvendo toques indesejados e apalpação de jovens atrizes, maquiadoras ou integrantes da equipe técnica, bem como observações sexuais obscenas e "ruídos de gemidos persistentes".
Na maioria dos casos, relataram as vítimas, outros membros da equipe ignoraram ou toleraram o comportamento do ator, muitas vezes dando risadas e diminuindo as atitudes. "Oh, tudo bem, é só Gérard!", diziam.
Cerca de 20 diretores e produtores que trabalharam com Gérard Depardieu neste período foram procurados, mas apenas 11 responderam aos questionamentos. Entre os que retornaram os contatos, somente Fabien Onteniente, que dirigiu o astro em dois filmes, negou ter visto qualquer atitude de mau comportamento do ator de 74 anos. Ele alegou que não sabia das acusações na época.
Onteniente, porém, disse ter sido avisado por seu diretor de elenco, no set de Disco (2008), que Depardieu estava "pegando pesado com as garotas". Quando ouviu alegações semelhantes durante as filmagens de Turf (2013), ele confrontou o ator. "Eu disse a ele: 'Não comece de novo, acabou! Comporte-se'", disse o cineasta à publicação.
As investigações da Médiapart começaram após jornalistas ouvirem seguidas acusações contra o comportamento de Depardieu em sets nos últimos meses. "Ele nega formalmente todas as acusações que provavelmente se enquadram na lei criminal", disse um representante do ator em comunicado.
No ano passado, o ator veterano perdeu o recurso que buscava anular uma investigação de estupro contra ele iniciada em 2018. Uma atriz não identificada de 22 anos alegou ter sido abusada sexualmente por Gérard Depardieu em uma das residências do ator em Paris.
Por meio de seu advogado na época, Depardieu negou as acusações e continuou a alegar inocência. Em 2019, uma investigação foi encerrada sem acusações contra o ator de 74 anos, mas acabou reaberta no ano seguinte depois que a atriz, que revelou nas redes sociais ser Charlotte Arnould, apresentou novamente uma queixa que levou a acusações criminais instauradas em fevereiro de 2021.
Com mais de cinco décadas de carreira, Gérard Depardieu é um dos maiores nomes do cinema francês e considerado uma lenda em seu país. Ele foi indicado ao Oscar de melhor ator em 1991 por seu trabalho em Cyrano (1990) e chegou a estrelar filmes de Hollywood ao lado de nomes como Leonardo DiCaprio (Titanic), Queen Latifah (The Equilizer), Jeremy Irons (Watchmen) e Andie MacDowell (Maid).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.