Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Debandada

Em 2 anos, The Walking Dead perde 29 posições no ranking das séries mais vistas

Divulgação/AMC

Andrew Lincoln na nona temporada de Walking Dead; ator britânico se despede da série nesta semana - Divulgação/AMC

Andrew Lincoln na nona temporada de Walking Dead; ator britânico se despede da série nesta semana

REDAÇÃO

Publicado em 31/10/2018 - 5h38

Há dois anos, The Walking Dead era a terceira série mais vista nos Estados Unidos, atrás apenas dos sucessos The Big Bang Theory e NCIS. Agora na nona temporada, com quatro episódios exibidos e à véspera do adeus do mocinho Rick Grimes (Andrew Lincoln), o drama zumbi aparece na 32ª colocação. Perdeu 60% do público nesse período.

The Walking Dead está com média de 5,28 milhões de telespectadores por episódio. Curiosamente, fica atrás de outro fenômeno de audiência da década, a série Empire, que bateu recordes em 2015, mas hoje consegue atrair somente 11 mil telespectadores a mais do que a trama dos mortos-vivos. Walking Dead fica atrás até de uma série militar sem nenhuma expressividade ou repercussão (Seal Team).

O drama zumbi perde público gradativamente desde o segundo episódio da sétima temporada, depois do massacre que culminou nas mortes sangrentas de Glenn (Steven Yeun) e Abraham (Michael Cudlitz), vítimas do vilão Negan (Jeffrey Dean Morgan). Para se ter uma ideia, o capítulo de despedida da dupla foi visto por 17 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

A estreia da atual temporada deu um indício do que viria pela frente. Exibido no último dia 7, o episódio teve metade do público adulto (18 a 49 anos) em comparação aos que assistiram ao começo da oitava temporada, em outubro de 2017. O terceiro episódio ganhou outro rótulo negativo: foi o menos visto de toda a série entre os telespectadores dessa faixa etária.

A revista The Hollywood Reporter fez um levantamento que contextualiza bem a queda de audiência de Walking Dead. A publicação comparou a fuga de público de outras atrações veteranas populares (NCIS, Grey's Anatomy, Law & Order: SVU, The Big Bang Theory e Modern Family) com o drama zumbi, levando em conta números da sétima e da nona temporada das respectivas atrações.

Enquanto essas séries caíram, na média, 16% na audiência, Walking Dead despencou 53%.

O drama zumbi entrou em um caminho sem volta em relação à audiência. As melhorias feitas na série, agora mais dinâmica e com tramas bem construídas, podem ter chegado tarde demais para recolocá-la no topo.

Ainda líder na TV paga
Embora The Walking Dead tenha sofrido esse baque e hoje não esteja mais entre os maiores sucessos, ela é ainda a série mais vista da TV paga americana. Isso e o fato de gerar muita renda com produtos paralelos (de bonecos a roupas, passando até por cruzeiro) deixam a atração longe de qualquer risco de cancelamento.

A segunda série mais vista da TV por assinatura dos EUA neste momento é American Horror Story. Com a oitava temporada, intitulada de Apocalypse, o horror do canal FX não chega à metade da audiência de Walking Dead (tem média de 2,17 milhões de telespectadores por episódio).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.