CAMPEÕES DE BILHETERIA
ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
Gabigol em jogo do Flamengo; Globo vai exibir filmes no tradicional horário do futebol aos domingos
Após ficar sem os direitos de transmissão do Campeonato Carioca, a Globo decidiu que não vai exibir futebol para o Estado do Rio de Janeiro. Aos domingos, a tradicional faixa de horário dos jogos será ocupada, excepcionalmente, pela sessão de filmes Campeões de Bilheteria. A informação foi divulgada no boletim de programação que traz os destaques de março e confirmada pela emissora ao Notícias da TV.
A exceção na grade engloba os 24 municípios que fazem parte da área de cobertura da TV Rio Sul --como, por exemplo, Volta Redonda, Paraty e Angra dos Reis-- que assistirão aos jogos de outro Estado. De acordo com uma fonte ligada à afiliada, as transmissões, que vão começar no próximo domingo (14), ainda estão sendo definidas.
Todavia, não se pode descartar a hipótese de que todo esse planejamento precise ser revisto. Com o agravamento da pandemia, marcada por sucessivos recordes de mortes, cresce a pressão para que os campeonatos de futebol sejam paralisados novamente.
Caso a interrupção seja oficializada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e federações estaduais nas próximas semanas, a estratégia de exibir dois filmes seguidos no domingo à tarde tende a ser aplicada pela Globo para toda a rede.
Vale lembrar que, por conta do endurecimento das medidas restritivas, a emissora adiou, mais uma vez, a estreia de Um Lugar ao Sol. Em abril, após a exibição dos capítulos inéditos de Amor de Mãe, entra em cena a "edição especial" de Império (2014).
Até a publicação deste texto, a Globo não respondeu ao questionamento se a estratégia de exibir filmes no Rio de Janeiro vai durar todo o período dos estaduais ou apenas para a primeira fase, já que jogos decisivos, ainda que de outras regiões, tendem a ter mais apelo junto ao público.
A emissora também não se pronunciou sobre como ficará o futebol nas noites de quarta-feira. A previsão é retomar a transmissão dos regionais no meio de semana a partir do dia 24.
Concorrendo com SBT e Record, a Globo chegou a apresentar uma proposta para reaver o Campeonato Carioca, mas, em fevereiro, a Record fechou acordo com os 16 clubes que disputam a série A da competição para transmiti-la até 2022. O contrato foi aprovado pelo Conselho Arbitral da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).
A relação entre a líder de audiência e a entidade está desgastada desde o ano passado, quando a Globo considerou que o antigo contrato --que vigoraria até 2024-- foi violado após o Flamengo transmitir o confronto contra o Boa Vista na FlaTV, seu canal no YouTube.
Embora o clube rubro-negro não tivesse compactuado com o acordo, a emissora entendeu que a Ferj deveria ter zelado pela exclusividade, já que todos os outros times haviam concordado com as cláusulas. Em contrapartida, diante do pedido de rescisão, a entidade se sentiu prejudicada e ingressou com uma ação judicial, na qual cobra uma dívida de R$ 17 milhões.
Por conta dos impactos econômicos provocados pela pandemia, a Globo perdeu os direitos de diversas competições esportivas nos últimos meses. Primeiro, rescindiu o contrato com a Conmebol, abrindo espaço para que a Libertadores fosse adquirida pelo SBT. A Fórmula 1 também passa a ser transmitida pela Band a partir desta temporada, depois de 40 anos na tela da líder de audiência.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.