Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GUERRA NOS BASTIDORES

Globo quebra contrato e desiste do Carioca após transmissão do Flamengo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O narrador Luís Roberto e o comentarista Roger Flores na cabine de transmissão da Globo no Maracanã

Luís Roberto e Roger Flores em transmissão da Globo: emissora desistiu de mostrar o Campeonato Carioca

VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 2/7/2020 - 12h45

A Globo anunciou nesta quinta-feira (2) que desistiu de transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) e com os 11 clubes da competição, mas manterá os pagamentos desta temporada. A decisão foi tomada um dia depois de o Flamengo transmitir nas redes sociais a partida contra o Boavista pela competição estadual.

"No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo", justifica a emissora no comunicado de rescisão.

"Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais", alega na nota.

Única equipe do Campeonato Carioca sem contrato com a Globo, o Flamengo considerou ter o direito de mostrar seus duelos como mandante após uma Medida Provisória assinada por Jair Bolsonaro no último dia 18 ter mexido nas regras de direitos do futebol.

Pelo código anterior, os dois times precisavam ter acordo com uma mesma rede de TV para que o jogo fosse transmitido. A Globo tentou impedir o Rubro-Negro de passar o confronto contra o Boavista na FlaTV, mas a Justiça do Rio de Janeiro não concedeu a liminar --a emissora ainda tentou barrar com um recurso de última hora, mas não teve sucesso.

Na ação judicial, a emissora já havia ameaçado rescindir o contrato caso o Flamengo fizesse a transmissão. A promessa foi cumprida.

transmissão de Flamengo x Boavista pela FlaTV nas redes sociais bateu recorde de audiência e se tornou a live esportiva que mais atraiu espectadores simultâneos no YouTube, com 2,1 milhões de visualizações ao mesmo tempo.

Somando YouTube, Facebook e Twitter, o jogo do Campeonato Carioca chegou a atrair mais de 2,2 milhões simultâneos, o que o coloca na condição de maior transmissão esportiva da web.

Leia abaixo o comunicado da Globo na íntegra:

"A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.

No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo.

Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.

No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.

Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca - incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere."

"A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes.

"Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros."

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.