Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACORDO ASSINADO

Record fura Globo e SBT com compra dos direitos de transmissão do Carioca

ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Gabigol comemora gol do Flamengo em jogo do Campeonato Brasileiro

Gabigol em jogo do Flamengo; Campeonato Carioca será transmitido pela Record na TV aberta em 2021

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 11/2/2021 - 18h11
Atualizado em 11/2/2021 - 18h23

A Record é a nova detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca. Nesta quinta-feira (11), a proposta que a emissora fez para exibir os jogos da competição estadual em 2021 e 2022 na TV aberta foi aprovada pelo Conselho Arbitral da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). O SBT e a Globo, que também estavam interessados, foram "furados" pela rival.

O sinal verde para a assinatura do contrato foi dado em uma reunião realizada nesta tarde na Ferj com os representantes dos 16 clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca, que optaram por aceitar o acordo.

"Doze clubes já assinaram o contrato. Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo receberão os documentos para oficialização através da assinatura de seus presidentes", anunciou a Federação, em nota.

De acordo com o colunista Rodrigo Mattos, do UOL, a Record fez uma proposta de R$ 11 milhões pelos direitos de transmissão do Carioca apenas para a TV aberta, 10% do que o Grupo Globo pagava antes de optar por rescindir o contrato no último ano.

Com o novo acordo, os clubes esperam que os ganhos aumentem com negociações para as transmissões de pay-per-view próprio e TV paga. Veja o post em que a Ferj confirma o acordo com a Record:

Globo fora do Carioca

A Globo estava na briga para comprar os direitos, mas foi prejudicada por uma ação judicial ajuizada pela Ferj, que cobra uma dívida de mais de R$ 17 milhões. 

Além disso, a relação está desgastada com a Federação em virtude do rompimento do contrato de transmissão do torneio, que iria até 2024, por parte da líder de audiência, que tomou a decisão em julho de 2020 depois de o Flamengo transmitir na FlaTV, seu canal no YouTube, a partida contra o Boavista pela competição estadual.

A entidade considera que a emissora agiu com má-fé no rompimento do contrato de transmissão, anunciado em 2 de julho. No processo, a entidade acusa a Globo de ter cometido "inadimplemento voluntário por tentativa de coação" e mostra as trocas de mensagens entre os departamentos financeiros.

Os cartolas consideram "instrumento de coação" o recibo pedido pela líder de audiência reconhecendo a rescisão do contrato. As brigas judiciais ocorreram porque o Flamengo não tinha acordo com a líder de audiência e decidiu exibir alguns jogos como mandante na plataforma própria, apoiando-se na Medida Provisória assinada por Jair Bolsonaro que mexeu nas regras de direitos do futebol. Essa MP caducou e não está mais em vigor.

A emissora entendeu que o contrato de transmissão havia sido violado e cumpriu a promessa de quebrar o acordo. Segundo a líder de audiência, a Ferj deveria ter assegurado a exclusividade sobre os jogos do campeonato.

Já o SBT, que estava perto de ter a proposta acatada pela Federação do Rio de Janeiro, acabou furado pela Record, que agora volta ao mercado de transmissões esportivas. O início do Carioca de 2021 está marcado para 6 de março.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.