Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

LENDA MONÁRQUICA

Morta há 25 anos e queridinha de prêmios, Lady Di estrela quase 30 produções

REPRODUÇÃO/CBS

Foto da princesa Diana sorrindo, vestindo brincos, colar e coroa, em cena do documentário Princess Diana: Her Life, Her Death, The Truth, da CBS

A princesa Diana em cena do documentário Princess Diana: Her Life, Her Death, The Truth, da CBS

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 4/1/2022 - 6h20

A morte de Diana Frances Spencer (1961-1997), a Lady Di, completa 25 anos em 2022, e até hoje a princesa de Gales é a estrela de produções audiovisuais, entre filmes, séries e documentários --que totalizam quase 30 obras. A história da monarca já rendeu prêmios para suas intérpretes, como Emma Corrin, que conquistou um Globo de Ouro pela série The Crown.

Kristen Stewart vive a princesa no filme Spencer, lançado em novembro nos cinemas estrangeiros, mas sem previsão de estreia no Brasil. A artista já é cotada para o Oscar de melhor atriz.

O Notícias da TV elencou as produções que contam um pouco da história da ex-mulher do príncipe de Gales, Charles, através de relatos de pessoas próximas, mídia, documentos e gravações antigas da vida da mãe de Harry e William. 

Filha de aristocratas, Diana nasceu em 1º de julho de 1961 no Reino Unido e morreu em 31 de agosto de 1997, quando tinha 36 anos. Separada do príncipe sucessor da rainha Elizabeth, a monarca desertora sofreu um acidente de carro ao ser perseguida por paparazzi enquanto estava com seu namorado, o bilionário Dodi Al-Fayed (1955-1997), que também não sobreviveu.

Três anos antes de morrer, Diana teve seu relacionamento com o herdeiro do trono contado em Charles and Diana: Unhappily Ever After (Infelizes Para Sempre), um filme de 1992 TV que narrava os acontecimentos que permearam o casamento conturbado dos membros da realeza.

Em 1993, foi lançado outro documentário, Diana: Her True Story, baseado no livro biográfico escrito por Andrew Morton. The Private Life of Princess Diana (A Vida Privada da Princesa Diana, em tradução livre) foi lançado em fevereiro de 1997, poucos meses antes da tragédia que vitimou a princesa mais querida do mundo e elencava como sua vida era escrachada publicamente.

Várias obras enfatizaram o suposto conto de fadas de Diana ao se casar com Charles. Entretanto, Whatever Love Means (2005) foca no surgimento da paixão proibida do príncipe por Camila Shand, que viria a ser sua segunda mulher e nomeada duquesa da Cornualha. 

Vinte anos após a morte de Diana, houve uma explosão de produções especiais sobre sua vida e fatalidade, como Lady Di: Suas Últimas Palavras (2017), Princesa Diana - Acidente ou Traição? (2017) e Diana, Our Mother: Her Life and Legacy (2017).

A vida de Lady Di gera curiosidade até hoje, ainda mais devido ao fato de seus filhos sempre repercutirem na mídia de alguma forma. William e sua família com Kate Middleton, por serem os sucessores de Charles ao trono, e Harry, que se casou com a atriz Meghan Markle e decidiu abandonar a família real.

Além de Kristen Stewart e Emma Corrin, outras atrizes também tiveram a oportunidade de dar vida à princesa: Serena Scott Thomas (Diana: Her True Story, de 1993), Julie Cox (Princess in Love, de 1996), Amy Seccombe (A Princesa do Povo, de 1998) e Genevieve O'Reilly (A Morte de Diana, de 2007).

Bonnie Soper interpretou a nobre duas vezes, em Harry & Meghan: Um Amor Real (2018) e Harry e Meghan: Primeiro Ano de Casados (2019). A lista é completada por Lesley Harcourt em William & Kate: Uma História de Amor Real (2011), Naomi Watts em Diana (2013) e Elizabeth Debicki (Lady Di nas próximas temporadas de The Crown). 

Veja o trailer de Spencer, filme com Kristen Stewart: 

Confira a lista de filmes, documentários e séries que contam com a princesa Diana de alguma maneira: 

Charles and Diana: Unhappily Ever After (1992)
Diana: Her True Story (1993)
Princess in Love (1996)
The Private Life of Princess Diana (1997)
Diana, a Princesa do Povo (1998)
Diana: Queen of Hearts (1998)
Princess Diana: The Uncrowned Queen (2001)
Diana: Last Days of a Princess (2007)
Diana: The Witnesses in the Tunnel (2007)
Diana (2013)
Secrets of Althorp - The Spencers (2013)
The Story of Diana (2017)
The Royal House of Windsor (2017)
Lady Di: Suas Últimas Palavras (2017)
Diana, 7 Dias (2017)
Princesa Diana - Acidente ou Traição? (2017)
Diana, Our Mother: Her Life and Legacy (2017)
Princess Diana: Her Life, Her Death, the Truth (2017)
Diana: The Royal Truth (2017)
Diana: The Day Britain Cried (2017)
Princess Diana: A Life After Death (2018)
Diana - O Musical (2021)
Spencer (2021)

Outras obras focadas na família real: 

Whatever Love Means (2005) 
A Rainha (2006)
William & Kate: Uma História de Amor Real (2011) 
Harry & Meghan: Um Amor Real (2018)
Harry e Meghan: Primeiro Ano de Casados (2019)
The Crown

Confira algumas cenas de Emma Corrin como Diana em The Crown: 


Leia também

Enquete

Você acha que a edição 2022 de No Limite vai superar a do ano passado?

Web Stories

+
Pão Pão, Beijo Beijo chega no Viva 39 anos depois: Quais atores já morreram?Resumo de Pantanal: Madeleine sofre tragédia, e Bruaca se choca com podridão do maridoGkay já fez harmonização facial? Veja antes e depois da influenciadoraNovela Pantanal: Descubra quem é Guito, o ator que interpreta Tibério na tramaEnquete: Barraqueiro x Sem graça - Vote no casal que vai gerar caos no Power Couple

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas