Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

FAMÍLIA REAL

Aos 95 anos, rainha Elizabeth 2ª já foi vivida por várias atrizes no cinema e TV; relembre

REPRODUÇÃO/NETFLIX/SKY ARTS/MIRAMAX

Montagem com Olivia Colman (The Crown), Emma Thompson (Playhouse Presents) e Helen Mirren (A Rainha) caracterizadas como Elizabeth 2ª

Olivia Colman, Emma Thompson e Helen Mirren já deram vida à rainha Elizabeth 2ª na TV e no cinema

ANDRÉ CARLOS ZORZI

azorzi@noticiasdatv.com

Publicado em 21/4/2021 - 6h50

Elizabeth 2ª, rainha do Reino Unido, comemora seu aniversário de 95 anos nesta quarta-feira (21). A veterana dificilmente fará uma grande celebração para a data, tanto por causa das restrições impostas pela pandemia quanto pelo luto --seu marido, o príncipe Philip, foi enterrado há apenas quatro dias.

Mas a monarca já teve sua trajetória abordada por filmes e séries sobre a família real, e várias atrizes representaram a britânica em diferentes etapas de sua vida, desde a infância e a juventude até a vida adulta e a velhice. Relembre algumas das mais marcantes:

rEPRODUÇÃO/ROYAL FAMILY/MIRAMAX

Elizabeth 2ª e Helen Mirren

Helen Mirren - A Rainha (2006)

Interpretar a monarca rendeu a Helen Mirren o Oscar de melhor atriz pelo filme A Rainha, cuja história se passa por volta de 1997, ano do acidente fatal que vitimou a princesa Diana (1961-1997), quando Elizabeth 2ª tinha cerca de 70 anos. Ela também ganhou o Globo de Ouro de 2007 por sua atuação.

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/NETFLIX

A rainha na juventude e a atriz Claire Foy

Claire Foy - The Crown

Na série da Netflix sobre a família real britânica, a atriz Claire Foy deu vida à jovem Elizabeth nas duas primeiras temporadas, lançadas entre 2016 e 2017, conquistando os prêmios Globo de Ouro, em 2017, e Emmy, em 2018, pelo papel. Por sua atuação, ela chegou a receber elogios da colega Helen Mirren: "Eu acho que Claire Foy foi brilhante. Enviei um e-mail dando os parabéns a ela. Foi fantástico".

REPRODUÇÃO/ROYAL FAMILY/NETFLIX

Elizabeth 2ª e a atriz Olivia Colman

Olivia Colman - The Crown

Olivia Colman substituiu Claire e deu vida à personagem na terceira e na quarta temporadas de The Crown, lançadas em 2019 e 2020, ano em que venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em série dramática. Em 2019, Olivia recebeu o Oscar de melhor atriz por sua interpretação de outra integrante da realeza, a rainha Ana (1665-1714), em A Favorita (2018).

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Ainda não foram divulgadas fotos de Imelda como rainha

Imelda Staunton - The Crown

Aos 65 anos, a inglesa Imelda Staunton foi contratada para interpretar a monarca nos próximos episódios da produção da Netflix, que ainda não teve a quinta temporada lançada. A atriz é conhecida por ter interpretado Maud Bagshaw em Downtown Abbey (2010-2015) e Dolores Umbridge a partir do quinto filme da franquia Harry Potter.

reprodução/royal family/LIFETIME

Elizabeth 2ª e Maggie Sullivun

Maggie Sullivun - Harry e Meghan: Um Amor Real (2018)

No filme feito para a TV, que conta a história de como surgiu e se desenvolveu o relacionamento entre Harry e Meghan Markle, a avó do príncipe foi vivida por Maggie Sullivun. Ela voltou a interpretar Elizabeth 2ª na continuação, Harry e Meghan: Becoming Royal (2019).

REPRODUÇÃO/ROYAL FAMILY/WARNER BROS.

Elizabeth 2ª e Jeannette, sua "sósia"

Jeannette Charles - Austin Powers e outros

Por conta de sua semelhança física com Elizabeth 2ª, a atriz ficou marcada por interpretar a rainha em alguns filmes, especialmente nas comédias Corra que a Polícia Vem Aí! (1988) e Austin Powers em O Homem do Membro de Ouro (2002). Jeannette também se assemelha à monarca na longevidade: no próximo 15 de outubro, será a vez dela completar 95 anos.

REPRODUÇÃO/ROYAL FAMILY/PARAMOUNT PICTURES

Elizabeth 2º quando criança e Freya Wilson

Freya Wilson - O Discurso do Rei (2010)

Diferentemente da maioria das retratações, em O Discurso do Rei, vencedor do Oscar de melhor filme em 2011, Freya Wilson interpretou a monarca ainda quando criança, já que o filme se passa nas décadas de 1920 e 1930.

REPRODUÇÃO/NATIONAL PORTRAIT GALLERY/SKY ARTS

A rainha e Emma Thompson

Emma Thompson - Playhouse Presents (2012)

No episódio Walking The Dogs da série de TV britânica, exibido em maio de 2012, Emma Thompson interpretou Elizabeth 2ª no ano de 1982, ocasião em que tinha 56 anos. O programa foi baseado em fatos reais, retratando o dia em que um homem chamado Michael Fagan invadiu o quarto da rainha.

rEPRODUÇÃo/hIGHLAND FILM GROUP

Rainha ganhou versão animada em 2018

Corgi: Top Dog (2018)

Por último, Elizabeth 2ª virou animação no filme lançado em 2018 que trouxe como protagonistas cães da mesma raça que aqueles criados pela rainha ao longo dos anos. Para o longa, a voz da personagem foi feita pela atriz Julie Walters (de Mamma Mia e Billy Elliot).


Leia também

Web Stories

+
De série com Liniker a nova temporada de Elite: Confira os lançamentos da semanaBastidores de O Diabo Veste Prada tiveram atriz deprimida e look vetado, saiba maisJuliette, Zico e Anitta: Sete celebridades que viraram tatuagens de fãsOportunidade de brilhar: Cinco PCDs que atuaram na TV brasileiraLançamentos da semana têm filme indicado ao Oscar e comédia sangrenta

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

O que você achou da saída antecipada de Faustão da Globo?