Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EVOLUÇÃO

Luciano Huck acerta mão no Domingão e entrega o que o povo gosta

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Luciano Huck no palco do Domingão com Huck, da Globo

Luciano Huck no comando do Domingão: apresentador se reinventou à frente do programa dominical

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 21/8/2022 - 9h00

Reconhecido por contar histórias de anônimos no Caldeirão em quadros que misturavam trajetórias inspiradoras com assistencialismo, Luciano Huck até tentou levar o modelo que deu certo aos sábados para o domingo. Mas não funcionou. Criticado por boa parte da mídia e por telespectadores nas barulhentas redes sociais pelo excesso de "choro" da atração, o apresentador passou por um processo de reinvenção durante o primeiro ano como comandante do Domingão.

Huck conseguiu colocar um estilo próprio na faixa consagrada por Fausto Silva na Globo, mas sem deixar de entregar o que o público espera em um início de noite dominical na TV: entretenimento, fofoca, famosos do momento, artistas consagrados, acontecimentos que vão gerar assunto ao longo da semana e também um pouco de caos no palco --afinal, é um programa de auditório.

A edição do último domingo (21), com a estreia do quadro Batalha do Lip Sync, foi um bom exemplo da mistura. A interpretação de Paulo Vieira como Elsa, do filme Frozen (2013), bombou nas redes sociais ao causar espanto e diversão em quem assistia à atração. Antes, as presenças de Sheila Mello e Scheila Carvalho já havia surpreendido de forma positiva.

Mas não foi só isso. Teve o retorno de Rafael Portugal à Globo e piadas do apresentador do Domingão sobre uma possível demissão do humorista do Big Brother Brasil --o comediante criou o quadro CAT BBB e ficou durante dois anos como titular do segmento no reality show, mas o ator e a emissora não chegaram a um acordo e ele deixou o programa neste ano, sendo substituído por Dani Calabresa.

O estilo de Luciano Huck sem filtros ao lado de bons humoristas ficou evidente no Melhores do Ano de 2021, quando ele e Paulo Vieira fizeram piadas sobre assuntos que poderiam ser indigestos para a própria empresa, como as demissões de estrelas da emissora. As conversas no evento repercutiram e deram visibilidade ao programa para além do público que assistiu na TV.

E explorar o que acontece na web ou extrapolar a pauta da televisão para virar assunto na internet se tornou um dos objetivos do novo Domingão. As escolhas de convidados e competidores de quadros deixa isso evidente. Gkay, Lore Improta, Luva de Pedreiro, Jojo Todynho, Gil do Vigor e Douglas Souza foram alguns dos fenômenos da web que tiveram destaque no Domingão deste ano.

O programa também virou pauta indireta pelo romance de Tierry com Carla Bruno, professora da Dança dos Famosos, e por ter aproximado Rafa Kalimann e José Loreto, que anunciaram o namoro semanas depois de dividirem bancada no Domingão.

fÁBIO ROCHA/TV GLOBO

Luciano Huck com o elenco da Dança dos Famosos 2022

Huck com o elenco da Dança dos Famosos

A próxima aposta de Luciano Huck é Lívia Andrade, apresentadora e influenciadora com mais de 10 milhões de seguidores apenas no Instagram. A ideia da contratação partiu dele mesmo, que recebeu o aval para convidar a ex-funcionária do SBT para ser uma das juradas fixas do Acredite em Quem Quiser ao lado do padre Fábio de Melo e de Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo (1978-2021).

A partir do próximo dia 28, o quadro vai dividir o horário do Domingão com a Batalha do Lip Sync, a novidade do ano que já estreou com o patrocínio de uma rede varejista e que é o sinônimo da mistura caótica e positiva que se tornou o programa.

Entre uma dublagem e outra, os famosos são alvos de piadas de Rafael Portugal, são entrevistados, recebem mensagens numa espécie de Arquivo Confidencial reduzido e ainda há atrações musicais --na semana passada, o programa recebeu a novata e estourada Ana Castela, enquanto neste domingo terá os consagrados Jorge e Mateus como convidados.

A audiência, que ficou abaixo dos 15 pontos durante os primeiros meses da gestão Huck, retomou ao patamar de 16 a 17 pontos na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país, desde que que o Domingão voltou a ser exibido depois dos jogos do Campeonato Brasileiro, em abril.

Em um 2022 de eleições, Luciano Huck não tem pautado o debate político no país, como chegou a ser cogitado depois de 2018, mas passou a contribuir para o entretenimento do telespectador brasileiro com um Domingão que tem conseguido misturar bem a TV com a internet e que, se fosse mais vezes ao vivo, seria melhor ainda.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.