Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRASILEIRÃO 2022

Globo 'dribla' Athletico e usa lei para exibir jogos do time no SporTV

DIVULGAÇÃO/ATHLETICO PARANAENSE

Thiago Heleno, zagueiro do Athletico-PR, olha para o lado durante jogo do clube no Brasileirão

Thiago Heleno, do Athletico-PR: Globo deve usar Lei do Mandante para exibir jogos do clube

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 5/3/2022 - 6h15

A Globo avalia usar a Lei do Mandante, aprovada pelo Congresso no ano passado, para transmitir partidas do Athletico Paranaense no Campeonato Brasileiro na TV por assinatura. Apenas jogos (em casa) que envolvam equipes que eram da WarnerMedia em 2021 se enquadram nessa medida. É a segunda vez que a emissora usa a nova legislação a seu favor para ter mais partidas em seu catálogo nos últimos dias. 

Com a desistência do TNT Sports, projeto esportivo da Warner, de manter o investimento na liga nacional, a Globo aproveitou para firmar acordo com esses times até 2024 para o Brasileirão. Segundo apurou o Notícias da TV, o novo contrato com Palmeiras, Fortaleza, Coritiba, Juventude-RS, Ceará, Bahia e Santos, entre outros, já tinha a Lei do Mandante como cláusula principal. 

O Palmeiras, por exemplo, vendeu 19 jogos em casa do Brasileirão. Com isso, a emissora poderá exibir partidas que envolvem Athletico fora da Arena da Baixada, onde ele manda seus jogos normalmente. Hoje, o furacão só tem partidas em TV aberta exibidas pela Globo, conforme acordo firmado em 2019 e válido até o fim de 2024. 

Essa transmissão seria uma forma de a Globo driblar as iniciativas próprias do furacão, que exibe partidas do Brasileirão desde 2020 em um pay-per-view próprio --o Furacão Play. O caso foi enviado à Justiça, mas a emissora não conseguiu impedir que o clube fizesse suas partidas na liga nacional em circuito fechado.

Em 2021, o Athletico fechou acordo com a Jovem Pan para a exibição de uma partida contra o Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro. O jogo foi exibido apenas na operadora Sky por problemas técnicos. 

Será a volta dos jogos do Athletico para o SporTV no Brasileirão desde 2018, quando vigorava o antigo acordo do futebol brasileiro. Desde então, apenas partidas da Copa do Brasil são atrações do Athletico, quando escolhido, no canal esportivo da emissora na TV por assinatura. 

Nesta semana, a Globo formalizou outro negócio com base no entendimento da Lei do Mandante. O Vitória, um dos maiores clubes do Nordeste, fechou a transmissão de dez jogos do time baiano na Série C do Campeonato Brasileiro com a emissora para exibição em TV aberta, TV paga e pay-per-view. Foi a volta da Série C ao Grupo Globo após oito anos. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.