Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TERCEIRA DIVISÃO

De olho na grana, Vitória convence Globo a transmitir Série C do Brasileirão

DIVULGAÇÃO/E.C VITÓRIA

Jadson, meia-atacante, sorri e mostra a camisa do Vitória em sua apresentação oficial pelo clube

Jadson, ídolo do Corinthians que joga no Vitória: Globo vai exibir jogos do clube na Série C

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 2/3/2022 - 17h15
Atualizado em 2/3/2022 - 17h25

Dona dos direitos das séries A e B do Campeonato Brasileiro, a Globo também vai exibir a Série C da competição a partir deste ano por causa do Vitória. O clube baiano vai usar uma cláusula prevista no contrato do time para transmissão da primeira divisão com a emissora para mostrar suas partidas em TV aberta, TV por assinatura e pay-per-view. 

O modelo usado é baseado na Lei do Mandante, aprovada no ano passado no Congresso Nacional. De acordo com a lei, a Globo só poderá exibir partidas que o Vitória jogar em casa contra seus adversários. Ao todo, o Vitória tem dez jogos previstos na primeira fase da terceira divisão nacional, que começa em abril.

Em entrevista ao Notícias da TV, o presidente do rubro-negro baiano, Fábio Mota, confirmou a informação. "Usaremos nosso contrato com a Globo. A CBF [Confederação Brasileira de Futebol] já está ciente e a Globo também", afirmou o mandatário. O Vitória será remunerado pelo que conseguir vender de pacotes no Premiere, o canal no modelo pague para ver do Grupo Globo na TV por assinatura.

Não existe ainda uma estimativa financeira de quanto o Vitória irá lucrar com a iniciativa, mas a decisão do leão da barra se dá por causa da desvantagem do contrato da CBF com a plataforma de streaming DAZN, que vai até o fim deste ano. O DAZN paga R$ 20 milhões por ano para a entidade máxima do futebol nacional. Mas o valor é usado apenas para organizar a competição. 

Esse modelo escolhido é semelhante ao que alguns times da Série B fazem quando caem. Gigantes como Vasco e Cruzeiro preferem receber apenas a verba do pay-per-view e não participar de uma divisão feita pela CBF em relação ao que a Globo paga anualmente pelo segundo escalão do futebol brasileiro. 

Série C volta para Globo após oito anos

Os 20 times que disputam a Série C não recebem cota de transmissão, o que causa reclamação de todos desde a assinatura do acordo, em 2019. Entre não receber nenhum valor e ganhar alguma receita para suas partidas, o Vitória optou pela segunda. Segundo apurou a coluna, a Globo está ciente do assunto e pronta para fazer os trabalhos e cumprir o contrato. 

Será o retorno da Série C para o Grupo Globo após oito anos. A última exibição aconteceu em 2014, mas o SporTV só mostrou algumas partidas do mata-mata da competição --inclusive o histórico acesso do Santa Cruz-PE para a Série B de 2014. Em 1999, o SporTV também fez a campanha do Fluminense na terceira divisão nacional. 

Entre 2014 e 2018, a Série C foi uma das atrações do Esporte Interativo (2007-2021), atual TNT Sports, projeto esportivo da WarnerMedia. Essa transmissão popularizou a terceira divisão no país. Desde 2019, o DAZN tem os direitos da competição e os sublicencia para a Band na TV aberta. Ainda não se sabe como ficará a situação já que o DAZN deixará de ser operado no Brasil neste ano. 

Procurada oficialmente para comentar o assunto, a Globo não se posicionou até a publicação deste texto. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.