Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Anjos do 828

Por que a bíblica Manifest tem crentes que prestam culto aos passageiros?

Imagens: Reprodução/NBC

Várias pessoas no meio de uma calçada erguem cartazes e faixas com dizeres religiosos na série Manifest

Grupo de crentes faz uma reunião pública em Manifest; adoração volta a ser tema do drama misterioso

JOÃO DA PAZ

Publicado em 9/6/2020 - 20h00

A série Manifest - O Mistério do Voo 828 tem como um dos seus alicerces a Bíblia, mais especificamente o versículo 28 do oitavo livro de Romanos. Desde o começo, a trama sobrenatural cita um grupo de pessoas chamadas de "crentes" e, no décimo episódio da primeira temporada, que a Globo exibe nesta terça (9), elas ganham destaque.

Daqui para a frente, os tais crentes serão mais presentes, chegando até a fundarem uma igreja. Mas quem é essa gente? São pessoas que formaram uma seita ou compartilham valores em que os crentes do nosso mundo real também acreditam?

[Atenção: spoilers a seguir]

Em Vento Cruzado, nome do episódio desta semana, os sobreviventes do voo 828 se encontram e reclamam do assédio que sofrem dos crentes. Esses homens e mulheres colocam em um pedestal os passageiros que reapareceram após cinco anos e meio sumidos em pleno ar. Um milagre, na visão dos fanáticos. Por isso, tratam aqueles que retornaram à vida terrena como seres especiais, divindades até.

"Em todo lugar que eu vou essas pessoas doidas estão me observando", reclama a aeromoça Bethany Collins (Mugga) para os colegas sobreviventes. "Eles estavam me esperando do lado de fora do tribunal assim que eu fui liberada."

O episódio mostra um exemplo desse fanatismo. O empreendedor falido Adrian (Jared Grimes) é parado por uma jovem enquanto ele caminha em uma calçada, sem esperança. Sedenta por uma experiência transcendental, ela pede para tocá-lo e logo é acompanhada por mais pessoas. Adrian fica deslumbrado com essa adoração.

Essas pessoas estavam distribuindo panfletos e exibindo cartazes com a mensagem Anjos do 828, em referência ao número do voo, e Acreditamos no Voo 828, em letras garrafais. E exibiam uma faixa bem grande com a frase: Milagres Existem.

Cal (Jack Messina) parado no meio da rua por uma mulher que o adorou: "Ele ressuscitou!"


'Ele ressuscitou!'

A primeira menção desse culto veio logo no segundo episódio, quando uma mulher estranha se ajoelhou no meio da rua em frente ao garoto Cal (Jack Messina) e exclamou: “Ele ressuscitou!”, uma passagem bíblica relacionada a Jesus Cristo.

Esse momento do passado serve para contextualizar o que acontece no episódio desta semana. Enquanto descobre que a tal major é uma mulher, Ben Stone (Josh Dallas) recebe a informação de que ela está atrás de um Santo Graal, menção ao cálice que Jesus usou na Última Ceia, segundo a tradição cristã. Esse Santo Graal não é uma objeto, é uma pessoa --que pode ser Cal.

No terceiro episódio, após o assassinato enigmático da passageira Kelly (Julianne Ken), Ben e a detetive Michaela (Melissa Roxburgh) questionaram por que um dos crentes mataria alguém dos sobreviventes. "Por que não?", devolveu a policial, completando "Eles são fanáticos". O matemático ressaltou: “Essas pessoas não querem nos machucar."

No mesmo capítulo, a cética Michaela travou um diálogo importante com Isaiah (Olli Haaskivi), homem suspeito de matar Kelly. Esse rapaz, um crente, tem o nome de Isaías, um dos homens mais importantes da Bíblia, que revelou profecias sobre o nascimento de Jesus, o filho de Deus. Ele disse que a policial foi uma das escolhidas, que retornou da morte para o mundo dos viventes. Falou também que não tinha medo de morrer, pois um dia vai voltaria à vida, puro.

Michaela abriu o jogo: "Confia em mim, estou longe de ser pura". Como um alento, Isaiah citou uma passagem bíblica retirada do capítulo oito do Evangelho de Lucas, verso 17, palavras da boca de Jesus: "Nada há oculto que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado".

Manifest investirá bem nesse aspecto religioso porque há de fato um propósito na vida desses personagens, principalmente de Michaela, que cresceu descrente mesmo convivendo com uma mãe religiosa, cristã. Os crentes estão na trama para iluminar os caminhos dos passageiros, mesmo que seja pelo fanatismo. Basta encarar essa atenção toda com moderação.

Como assistir Manifest - O Mistério do Voo 828 online

Exibida pela NBC nos Estados Unidos, a série Manifest - O Mistério do Voo 828, no streaming, é exclusiva do Globoplay no Brasil --ou seja, não está disponível na Netflix nem no Prime Video, da Amazon. A primeira temporada completa, com 16 episódios, só pode ser vista online por assinantes da plataforma do Grupo Globo.

Para assistir, é necessário pagar uma assinatura mensal de R$ 22,90, com a possibilidade de usar sete dias gratuitamente. O plano anual sai mais em conta e pode ser parcelado em 12 vezes de R$ 17,20.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.