Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'Está tudo conectado'

Saiba por que Cal é o personagem-chave para entender o grande mistério de Manifest

Imagens: Divulgação/NBC

Jack Messina olha para uma luz brilhando bem forte através de uma janela de um avião na série Manifest

O ator Jack Messina em cena da série Manifest - O Mistério do Voo 828; menino Cal decifra enigmas da trama

JOÃO DA PAZ

Publicado em 12/5/2020 - 20h00

A série Manifest - O Mistério do Voo 828 introduziu uma frase crucial para compreender a trama: "Está tudo conectado". Quem disse isso foi o menino Cal Stone (Jack Messina), ainda dentro do avião que desapareceu em pleno ar e voltou à terra firme cinco anos e meio depois. Ele é a chave principal para desvendar segredos da história.

[Atenção: spoilers a seguir]

No episódio exibido na semana passada pela Globo, saiu da boca de Cal a frase enigmática. Nesta terça-feira (12), no sexto capítulo da primeira temporada, o telespectador entenderá um pouco mais o que o garoto queria dizer.

Intitulado de Off Radar (Fora do Radar), o episódio coloca Cal no centro das atenções. O filho do casal Ben (Josh Dallas) e Grace Stone (Athena Karkanis) fica doente, com muita febre e delirante, e é levado às pressas para um hospital. Ele fala palavras que parecem mais uma murmuração do que uma coisa inteligível.

O menino pinga suor, sofre com a alta temperatura no corpo, se treme todo e acorda do nada. Os médicos que tratam do câncer dele não entendem o que se passa. Ao contrário da mulher, Ben acredita que esse mal que acometeu o seu filho tem alguma conexão com o misterioso voo ou algum de seus passageiros.

O matemático está certo. Com seu raciocínio e poucos recursos em mãos, contando com a colaboração da irmã policial Michaela (Melissa Roxburgh), ele descobre uma fazenda isolada com passageiros do voo submetidos a testes neuróticos torturantes. O professor já faz mais do que a NSA, a agência de segurança nacional americana, oficialmente à frente do caso.

Cal sente todas aquelas dores inexplicáveis porque está, de alguma maneira, conectado com um passageiro que cruzou seu caminho na aeronave. O nome dele é Marko (Nikolai Tsankov), búlgaro tratado como sumido desde que o avião aterrissou. As palavras ditas por Cal eram no idioma búlgaro --entre elas, "socorro."

Jack Messina, em um leito hospitalar, observado por Athena Karkanis em episódio de Manifest

Marko faz parte de um experimento cuja finalidade ainda não foi revelada. Um dos homens à frente dessa operação assegura sua chefe de que tudo corre com tranquilidade. Fica o alerta aqui, pois ele se refere a uma mulher. Será que o governo americano e o agente Robert Vance (Daryl Edwards) estão envolvidos com isso?

Como o quinto episódio deu a entender, Cal era o único passageiro do voo 828 acordado durante o que pode ter sido o ponto zero do desaparecimento, quando ele olhou para a janela, viu uma luz forte e disse que "está tudo conectado". Talvez essa luz tenha dado um poder especial para o menino, possuidor da capacidade de adivinhar o futuro e de ser o elo entre os acontecimentos reais e os sobrenaturais.

O aspecto misterioso de Manifest, particularmente esse de Cal, pode ser freado pela instabilidade no casamento de Ben com Grace. Ele quer solucionar os mistérios do voo (e consequentemente ajudar o filho), enquanto ela quer que o matemático seja apenas um bom pai, nada de bancar o detetive amador.

Mas é o filho que auxilia Ben na empreitada investigativa. Cada vez mais Manifest irá explorar esses poderes do garoto, sem deixar pontos desconexos. Ele pode fazer algo aparentemente inocente em um episódio, mas aquilo esconde um significado importante, que resolve uma situação problemática. Cal é a porta que desvenda o que aconteceu com o voo 828 e as consequências sofridas pelos seus passageiros.

Como assistir Manifest – O Mistério do Voo 828 online 

Exibida pela NBC nos Estados Unidos, Manifest - O Mistério do Voo 828, no streaming, é exclusiva do Globoplay no Brasil --ou seja, não está disponível na Netflix nem no Prime Video, da Amazon. A primeira temporada completa, com 16 episódios, só pode ser vista online por assinantes da plataforma do Grupo Globo.

Para assistir, é necessário pagar uma assinatura mensal de R$ 22,90, com a possibilidade de usar sete dias gratuitamente. O plano anual sai mais em conta e pode ser parcelado em 12 vezes de R$ 17,20.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.