Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Lição bíblica

Como Romanos 8:28 ajuda a decifrar os enigmas de Manifest - O Mistério do Voo 828

Divulgação/NBC

Parveen Kaur olha para o nada enquanto Melissa Roxburgh e Josh Dallas, concentrados, encaram um tablet na série Manifest

Parveen Kaur, Melissa Roxburgh e Josh Dallas em Manifest; está na Bíblia a chave para entender a série

JOÃO DA PAZ

Publicado em 9/4/2020 - 5h45

A série Manifest - O Mistério do Voo 828 não se escora em um versículo bíblico por acaso. A passagem que está no livro de Romanos, capítulo 8, versículo 28, ajuda a decifrar os principais enigmas do drama sobrenatural. O texto diz: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

Logo no primeiro episódio da atração, exibido pela Globo na noite da última terça-feira (7), esse trecho ganhou destaque. A policial Michaela Stone (Melissa Roxburgh) estava em um aeroporto na Jamaica com a família toda. Em determinado momento, a mãe dela, Karen (Geraldine Leer), soltou: "Você sabe que meu verso favorito é: ‘Todas as coisas cooperam para o bem'". A detetive, com uma cara emburrada, disparou: "Eu não acredito mais nisso."

Uma das chaves para compreender os mistérios de Manifest é se colocar nos pés de Michaela. Ela, que nasceu em um lar cristão e cresceu com esse estilo de vida ao redor, já entrou no voo 828 com a fé enfraquecida, quase nula. Ao descer do avião e descobrir o que aconteceu, ela passa ainda mais a questionar a vontade divina.

Junto com outros 190 passageiros, a policial embarcou em um voo da Jamaica para Nova York, em 7 de abril de 2013. Mas eles só chegaram no destino cinco anos e meio depois. Nenhum deles envelheceu um dia sequer, nem notaram esse tempo todo passar. Só que a Terra não parou de girar. Pessoas queridas de cada um deles superaram a perda e tocaram o cotidiano (e o luto) normalmente.

Depois de pisar em terra firme, Michaela ouviu uma voz recitando o verso preferido da mãe. Uma de outras tantas vezes que Romanos 8:28 aparecerá na série durante toda a primeira temporada, como no travesseiro da mãe da detetive que tem bordada a frase que remete ao seu versículo predileto.

Reprodução/NBC

Travesseiro da mãe de Michaela com Romanos 8:28 bordado; uma lembrança para a vida toda

No melhor estilo Lost (2004-2010), Manifest tem o 828 como um número cabalístico, que aparece em todo canto, seja em um relógio, casa ou ônibus. São pistas para o telespectador ficar atento que algo importante está para acontecer.

Passageiros do voo 828, como Michaela e seu irmão, o professor e matemático Ben (Josh Dallas), passam a escutar vozes com frequência, os tais "chamados" (callings) que fazem conexão com o versículo bíblico de Romanos. Na primeira vez que o ouvem, os irmãos Stone vão a um endereço e, no portão 828, resgatam dois cães.

Conforme a trama avança, os chamados ficam mais sérios e intrigantes. Os personagens se encontram em situações nas quais precisam ter bons julgamentos em escolhas, agir com compaixão, ajudar o próximo e achar um propósito para as suas vidas. Acreditar que tudo coopera para o bem é um fio de esperança para eles.

Se a palavra "chamado" tem sua exposição explícita na série, o substantivo "propósito" aparece mais indiretamente, mas também com sua importância por se conectar com Romanos 8:28. Mesmo cético, Ben procura respostas sobre o que aconteceu com eles e principalmente com seu filho Cal Stone (Jack Messina), que passa a ouvir as vozes constantemente.

Os irmãos Stone travam uma discussão interessante, bem quando Michaela passa a dar ouvidos ao versículo preferido da mãe deles. Ben diz: "Tem de haver uma explicação para tudo isso". A detetive devolve, na lata: "E Deus não é suficiente para você [como uma explicação]?".

Assim, teriam todos os 191 passageiros um propósito após retornarem ao chão, de ajudar o outro não importa o que aconteça? Haveria uma força que procura impedir que eles consigam cumprir essa missão? Como toda boa série cheia de teorias, Manifest apresenta as respostas para essas perguntas de maneira obscura.

Ter em mente Romanos 8:28, um dos versículos mais conhecidos da Bíblia, serve como uma luz para esclarecer o desenrolar da trama. A Globo exibe novos episódios de Manifest toda terça à noite, após o BBB20.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.