Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SOLTA O CRAMULHÃO

Renascer na UTI? Cinco erros da segunda fase transformam novela em sonífero

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Theresa Fonseca está com olhos lacrimejando em cena da novela Renascer como Mariana

Mariana (Theresa Fonseca) em cena de Renascer: mocinha sonsa não gera empatia na novela das nove

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 7/3/2024 - 6h10

Há menos de dois meses no ar, Renascer virou um convite ao sono. A saga rural mantém sua fotografia impecável e suas paisagens lindas, mas a narrativa perdeu a força nas últimas semanas, mesmo com a entrada de vários personagens. Enquanto Egídio (Vladimir Brichta) não arranca a máscara e põe seu ódio de José Inocêncio (Marcos Palmeira) para fora, os conflitos na família do protagonista parecem briguinhas de comadres.

E não é só um vilão para conduzir a história que faz falta. Renascer é lenta, não condiz com o ritmo frenético dos dias atuais. Além disso, falta carisma aos personagens que estão em foco --e também um casal para shippar. 

A novela ficará no ar até setembro e tem muita história para contar. Pena que não dá para apertar o controle remoto e acelerar para ver logo as reviravoltas que vão pegar fogo, como o caso de dona Patroa (Camila Morgado) com Rachid (Almir Sater) ou os envolvimentos de Eliana (Sophie Charlotte) com Damião (Xamã) e com o próprio Egídio.

Confira cinco erros da segunda fase que poderiam ter sido limados no remake:

Sem identificação

Sonsa, Mariana (Theresa Fonseca) ainda não mostrou suas garras. A dubiedade da personagem já não chama mais a atenção, e sua vida como mulher do coronel é desinteressante. A jovem está em uma posição indefinida no jogo, transformando-se em planta. E ela não é única que não gera identificação, muito menos torcida.

Buba (Gabriela Medeiros) é contraditória, e sua postura doce, com fala aveludada, não a ajuda em nada. Fora a maneira como a história dela foi contada: abandonou o trabalho para viajar com o namorado e, depois, colocou Teca (Lívia Silvia) acima de qualquer coisa.

Outra personagem que só se mostrou chata até agora é Eliana --estereótipo da mulher que não supera o fim de um casamento e se afunda em um mar de lama para atormentar o ex.

Buba chora

Buba (Gabriela Medeiros) é ímã de problemas 

Macharada banana

Dá raiva ver que Maria Santa (Duda Santos) viveu para criar uma família com José Inocêncio, mas seus frutos apodreceram. Os quatro filhos do protagonista são problemáticos demais. Nem João Pedro (Juan Paiva) se salva por causa daquela devoção toda ao pai que o rejeitou desde seu nascimento. Falta brio ao jovem, assim como aos seus irmãos privilegiados. 

Amor maior que tudo

Na primeira fase, o romance de José Inocêncio e Maria Santa encheu os olhos e fez os corações dos noveleiros baterem mais forte. Que casal! Mas, até agora, a segunda fase está carente de um amor maior que tudo.

Ritinha (Mell Muzzillo) até ensaiou com Damião a possibilidade de virar a dona desse posto, mas agora o público já vê que nem ela tem tanta certeza de que o casamento com o matador seja a escolha certa.

Cadê os coronéis?

Na primeira fase, os malvados estavam por toda parte, armando tocaias para o mocinho. A inveja gritante e a falta de caráter de Belarmino (Antonio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz) só deram força para que o telespectador se apaixonasse pelo jovem Inocêncio vivido por Humberto Carrão. Agora, a ameaça ao protagonista está na pele de Egídio, mas o personagem de Vladimir Bricha ainda não aconteceu para valer.

Acelera aí

A segunda fase até começou agitada, com a chegada de Mariana, a crise no casamento de José Venâncio (Rodrigo Simas) e a reviravolta na pacata vida do então viúvo José Inocêncio.

Porém, depois do casamento dele e da decisão pela partilha de terras com os filhos, a trama principal não saiu mais do lugar. Não à toa, Damião roubou a cena no folhetim nos últimos capítulos.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou em 22 de janeiro. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 20/5 a 1º/6

Segunda, 20/5 (Capítulo 103)
Rachid diz a Norberto que está com saudades de Iolanda e não teme Egídio. Bento conta ao pai que está gostando de Lu. Teca conta para Lu que estudou sé até a 3ª serie e parou ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.