Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MENOS DRAMA

Renascer: Mudança de religião de Lívio acaba com pecado em paixão por Joana

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Breno da Matta com expressão séria na novela Renascer

Lívio (Breno da Matta) em Renascer; pastor deve se apaixonar por Joana (Alice Carvalho)

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 27/2/2024 - 14h00

Na primeira versão de Renascer, padre Lívio (Jackson Costa) sofreu horrores ao se apaixonar por Joana (Tereza Seiblitz) e fez até greve de fome para tentar se livrar dos sentimentos pecaminosos. Com a mudança de religião do personagem no remake, a trama deve perder bastante do impacto do original --afinal, nada impedirá o romance do pastor Lívio (Breno da Matta) e Joana (Alice Carvalho) após a morte de Tião Galinha (Irandhir Santos).

O autor Bruno Luperi optou por alterar a crença de Lívio para aumentar a representatividade religiosa na história --levando também em conta o crescimento expressivo dos evangélicos no Brasil e o sucesso de Vai na Fé (2023) em atrair essa parcela do público.

Só que, sem o drama do padre para manter o celibato e cumprir as normas da Igreja Católica, o remake desperdiça uma trama que costuma render nos folhetins e conquistar a torcida do telespectador.

Impossível não se lembrar, por exemplo, da tentação à qual Estela (Lavínia Vlasak) submeteu o padre Pedro (Nicola Siri) até fazê-lo largar a batina em Mulheres Apaixonadas (2003). Assim como aconteceu com Hilda (Ana Paula Arósio) e frei Malthus (Rodrigo Santoro) em Hilda Furacão (1998) --que tem sido comparada até com a série Fleabag (2016-2019) no TikTok.

Mais recentemente, a paixão proibida de padres também chamou a atenção do público em Além da Ilusão (2022), com Tenório (Jayme Matarazzo) e Olívia (Debora Ozório), e Amor Perfeito (2023), por meio do envolvimento entre João (Allan Souza Lima) e Darlene (Carol Castro).

Na Renascer de 1993, Joaninha confessou seus sentimentos pelo padre Lívio após ficar viúva. Só que o cristão se culpava por estar em pecado, pediu transferência para outra região e foi até para um retiro com o intuito de se distanciar da mulher.

No penúltimo capítulo do folhetim, porém, o religioso foi atrás de Joana --que havia voltado para o manguezal com os filhos. "Padre Lívio endoidou, foi?", questionou ela ao vê-lo ali.

"Foi. Com a graça de Deus, eu endoidei de vez. E vou levar vocês para casa", afirmou Lívio. A mulher se recusou a ir embora: "Meu coração diz que eu não vou poder, por causa que o senhor é um padre". "Eu não sou mais padre", disparou o apaixonado.

"Por causa de que padre Lívio fez isso?", surpreendeu-se a viúva. "Porque eu te amo", declarou-se o homem. Os dois finalmente se beijaram, e Lívio deixou clara sua vontade de formar uma família --assumindo também os dois filhos de Tião.

Como pastores evangélicos podem constituir família, Lívio provavelmente não passará pelos mesmos tormentos que o personagem da novela originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa. Sendo assim, Bruno Luperi terá de se virar nos 30 para desenvolver a nova trama do personagem e inventar um motivo plausível para mantê-lo afastado de Joana até a reta final.

Tereza Seiblitz e Jackyson Costa se abraçam em banho de rio

Joana (Tereza Seiblitz) e padre Lívio (Jackyson Costa)

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 27/7 a 10/8

Sábado, 27/7 (Capítulo 162)
Sandra se propõe a cuidar da fazenda do pai. Pastor Lívio conversa com Dona Patroa. Mariana chora a perda do amor de João Pedro. Aurora cobra de José Inocêncio explicação por ter desaparecido. Mariana pede ajuda ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.